Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Fiscal de Obras
Foram encontradas 7 questões
I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores. II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado. III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado.
Marque a alternativa CORRETA:
I. De acordo com os autores, com frequência, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. No texto, os autores defendem, ainda, a ideia de que a atuação dos órgãos de governo provoca perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado. II. Na perspectiva dos autores, existem possibilidades reais de que os representantes do Poder Público e os do setor privado envolvam-se em relacionamentos ilegítimos. Ainda de acordo com os autores, esse risco será maior quanto maior for o poder do organismo governamental. III. Do ponto de vista dos autores, o risco de desenvolvimento de relacionamentos ilegítimos entre agentes públicos e representantes do setor privado é inversamente proporcional ao poder do organismo governamental ao qual esses agentes estão vinculados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Segundo o texto, a ideia de “homem cordial” é resultado da história da nação brasileira, em cuja origem está a colonização portuguesa. Nesse contexto, insere-se uma visão patriarcal e escravagista que gerou uma estrutura política, econômica e social completamente desequilibrada. II. De acordo com o texto, a predileção do brasileiro pelo que é íntimo, pessoal, em detrimento da observância das leis objetivas e parciais proporcionou a descrição do que o autor da obra chamou de “homem cordial”.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A referência temporal da obra, citada no texto, é do século XX. O livro de Sérgio Buarque foi inovador ao iniciar a inserção de conceitos como patrimonialismo e burocracia. II. Sérgio Buarque de Holanda, como mostra o texto, criou a ideia de “homem cordial” inspirado na exegese da história colonial brasileira em que observou as origens dos problemas nacionais. Para isso, utilizou-se do positivismo para analisar os tipos humanos pertencentes a cada estrato social. III. Segundo o texto, a obra de Sérgio Buarque mostra que as famílias patriarcais e escravagistas do Brasil Colônia foram responsáveis pela violência e o domínio personalista. Desse comportamento resultou a teoria do “homem cordial”, que valoriza a equidade no cumprimento da lei.
Marque a alternativa CORRETA:
I. De modo geral, o texto mostra que o livro preteriu a historiografia brasileira para traçar um perfil dos modos de vida do Brasil Colônia a fim de compreender as relações sociais do presente (neste caso, o século XX). II. Sérgio Buarque, em Raízes do Brasil, como pontua o texto, cria a teoria que costumou chamar de “essência do homem brasileiro”. Após traçar um panorama da história do povo brasileiro, Holanda chega à tese do “homem cordial”.
Marque a alternativa CORRETA: