Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Nutricionista
Foram encontradas 18 questões
I. A alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança. Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada. II. A alimentação saudável deve desconsiderar os aspectos socioculturais dos indivíduos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A partir de seis meses, é recomendável introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos na alimentação da criança, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. II. Na alimentação da pessoa idosa, deve-se dar preferência a alimentos menos gordurosos, optar por leite e derivados com menor teor de gordura e remover as gorduras visíveis das carnes e usar óleos vegetais para cozinhar os alimentos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A alimentação adequada e saudável não possui relação com o uso sustentável do meio ambiente ou com o controle no consumo de sal e açúcar. II. Na alimentação da pessoa idosa, não se deve abusar da adição de açúcar, sal e pimenta, nem do uso de enlatados, embutidos e doces.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na alimentação da pessoa idosa, deve-se utilizar receitas que favoreçam o consumo de frutas, legumes e verduras, combinando esses itens, por exemplo, nas saladas. II. Deve-se evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida da criança. É recomendável, também, usar sal com moderação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O nutricionista deve compreender que a alimentação deve estar em desacordo com as necessidades nutricionais de cada fase do curso da vida do indivíduo. II. Após os seis meses, é recomendável oferecer alimentação complementar (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher para a criança nos primeiros anos de vida. É recomendável começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. II. A alimentação, principalmente no 1º ano de vida, é fator determinante na saúde da criança. Por isso, é importante o conhecimento correto e atualizado acerca do assunto. As fases iniciais do desenvolvimento humano são influenciadas por fatores nutricionais e metabólicos, levando a efeitos de longo prazo na programação metabólica da saúde na vida adulta.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A adoção de práticas inadequadas de alimentação na infância não gera consequências ao longo da vida do indivíduo. II. É importante não acrescentar muita água ao cozimento de alimentos para pessoas idosas e evitar que os alimentos permaneçam cozinhando por muito tempo, o que poderia levar à perda de nutrientes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A alimentação inadequada na adolescência não pode elevar o risco de surgimento de hipertensão. II. A fase escolar compreende crianças de 7 a 10 anos incompletos. Nessa fase, é comum a criança ter um baixo gasto energético devido ao metabolismo que é menos intenso que o do adulto. Além disso, há nessa faixa etária reduzida atividade física e mental. Assim, na fase escolar, a falta de apetite comum à fase pré-escolar é substituída por um apetite voraz.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Deve-se incentivar preparações com cereais integrais ou o uso de produtos feitos com farinha integral (pães, bolos etc.) na alimentação de pessoas idosas. Outros alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras) devem também ser utilizados no cardápio. II. Deve-se evitar estimar a necessidade energética do indivíduo ao planejar a alimentação do adolescente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É importante estabelecer horários regulares para as refeições, com intervalos para atender às peculiaridades da fisiologia digestiva da pessoa idosa, considerando que sua digestão é mais lenta. O ajuste dos horários de refeição contribui para garantir o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa. II. O adolescente deve ser desestimulado a consumir macronutrientes, como as vitaminas e os sais minerais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A alimentação deve desconsiderar as necessidades alimentares especiais do indivíduo, sempre privilegiando o consumo excessivo de gorduras saturadas, sal e açúcar. II. Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar inapropriada ao se considerar os aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como o uso insustentável do meio ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Ao planejar a alimentação do adolescente, além da necessidade energética e de macronutrientes, deve-se evitar estimar as necessidades específicas de cada micronutriente, de forma a proporcionar uma nutrição pouco balanceada e inadequada. II. A alimentação inadequada na infância e na adolescência, além do estado nutricional, não pode comprometer a saúde ao longo da vida nem levar ao risco de surgimento de doenças crônicas, como hipertensão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O idoso, durante o dia, deve realizar no máximo duas refeições, evitando-se pequenos lanches. Essa distribuição estimula o funcionamento do intestino e evita que se coma fora de hora. II. A alimentação deve estar em desacordo com as necessidades de cada fase do curso da vida, devendo também desconsiderar as necessidades alimentares especiais do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Quando a pessoa idosa apresentar limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo, a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser adaptados ao grau de limitação apresentado. II. É recomendável oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, em geral, também, uma alimentação colorida.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O conceito de alimentação adequada refere-se à prática alimentar inapropriada quando considerados os aspectos biológicos dos indivíduos. II. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança, nos primeiros anos de vida. III. A concentração de gordura no leite diminui no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada é mais pobre em energia (calorias) e sacia menos a criança.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Deve-se variar os alimentos que compõem o cardápio da alimentação para a pessoa idosa, incluindo alimentos regionais e de safra, e a forma de prepará-los (cozinhar, assar e grelhar, usar diferentes cortes para frutas, legumes, verduras e carnes). II. É recomendável estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições para as crianças. III. A alimentação saudável para crianças nas fases pré-escolar e escolar deve excluir alimentos de diferentes grupos e ser rica em lipídios e carboidratos, distribuindo-os em no máximo duas refeições e um lanche por dia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Ainda que a pessoa idosa tenha dificuldade de mastigar, os alimentos sólidos não devem ser picados ou amassados, pois essa prática reduz o valor nutricional dos alimentos. II. O desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição deve desconsiderar a visão da educação alimentar e nutricional como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população. III. É recomendável dar somente leite materno até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Ao planejar as ações de educação alimentar e nutricional, deve-se evitar o diálogo entre profissionais de saúde e a população. II. Durante o dia, três refeições básicas devem ser feitas pela pessoa idosa: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois ou três pequenos lanches: colação (lanche leve pela manhã), lanche da tarde e ceia (lanche noturno leve). Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino e evita que se coma fora de hora. III. Na alimentação da pessoa idosa, deve-se planejar as refeições do dia de modo a promover o fornecimento adequado de nutrientes ao corpo, manter o peso saudável, por meio de uma alimentação acessível e segura.
Marque a alternativa CORRETA: