Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Professor - História

Foram encontradas 7 questões

Q1059387 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Roma Antiga constituiu-se como uma civilização com uma ampla produção cultural e muitos avanços em diversos campos do conhecimento. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Desse povo adquirimos um legado significativo: o direito romano, até os dias atuais presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem à língua portuguesa.

II. A pintura e a escultura, no Egito Antigo, obedeciam a modelos rígidos de representação da figura humana. Nos seus desenhos e entalhes em pedra, a forma humana era proibida de ser representada em visão frontal do olho e dos ombros, ou mesmo em perfil de cabeça, braços e pernas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1059390 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os gregos trouxeram grandes contribuições para o mundo ocidental, sobretudo, no que diz respeito às artes. Os artistas gregos buscavam representar, por meio das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.

II. Em 1789, teve início a República dos Estados Unidos, cujo primeiro presidente foi George Washington. A Constituição desse país foi proclamada em 1787, prevendo um Estado do tipo República Federativa Presidencialista, com a tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1059393 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. A origem de Roma possui uma explicação mitológica por meio da história de Rômulo e Remo. Segundo a qual, os gêmeos foram jogados no rio Tigre, na Itália, e resgatados por uma loba, que os amamentou. Posteriormente, foram criados por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria, exatamente, Roma.

II. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. Próxima a essas construções, também pode se destacar a existência da famosa esfinge do faraó Quéfren.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1059394 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. São conteúdos comuns às temáticas históricas, no Ensino Fundamental: a comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico; a formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados; o registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas etc.; o conhecimento e o uso de diferentes medidas de tempo.

II. Na noite do dia 10 de novembro de 1937, através do programa a Hora do Brasil, Getúlio Vargas fez um discurso à nação, justificando as medidas que tomava ao dar um golpe de estado e impor ao país um regime ditatorial que passou à história como “Estado Novo”. Vargas, sob o pretexto de um falso plano de tomada do poder pelos comunistas - o “Plano Cohen”, decretou o fechamento do Congresso Nacional e de todas as casas legislativas e impôs uma nova Constituição, de inspiração nitidamente corporativa e fascista e que teve como parâmetro o modelo constitucional da Polônia, razão pela qual foi logo apelidada de “A Polaca”.

III. O Estado Novo, no Brasil, é definido por muitos historiadores como uma ditadura civil que contou com o apoio dos militares. Foi o maior recesso parlamentar da história política do país, com duração de dezoito anos, onde o Presidente passou a legislar através de decretos-lei. O Estado Novo durou até 1945, quando Vargas foi deposto pelos militares que antes o apoiavam. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1059395 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

II. A crença na vida após a morte motivava o povo do Egito Antigo a construir tumbas, estatuetas, vasos e mastabas que representavam sua concepção do além-vida. As primeiras tumbas egípcias buscavam realizar uma reprodução fiel da residência de suas principais autoridades. Em contrapartida, as pessoas sem grande projeção eram enterradas em construções mais simples que, em certa medida, indicavam o prestígio social do indivíduo.

III. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve propor novos questionamentos, informando os educandos sobre dados desconhecidos e organizando pesquisas e investigações que estimulem os alunos a ignorar os fatos históricos.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q1059396 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os egípcios formaram uma sociedade extremamente religiosa, sentimento este que determinou suas práticas culturais e sociais. Uma delas, por exemplo, compreendia a crença na imortalidade. Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida não aconteceria se o corpo do moribundo fosse conservado.

II. A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana, foi um marco na História Mundial. Influenciada pelos ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, influenciaria até mesmo a Revolução Francesa, assim como influenciou as independências das colônias da América Latina.

III. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos, que receberam esta nomenclatura por seus líderes serem da região da Gironda, sudoeste da França, eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias. Receberam este nome por reunirem-se em um convento de frades jacobinos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1059397 História

Leia as afirmativas a seguir:

I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento, alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a contrarrevolução interna e os opositores externos. Assim, a política de defesa nacional e revolucionária do Comitê de Salvação Pública mostrou-se um governo de guerra eficaz, em seu contexto.

II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve avaliar as informações históricas às quais os alunos têm acesso, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões.

III. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem incapazes de utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: C
6: C
7: C