Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Professor - Língua Portuguesa

Foram encontradas 7 questões

Q1059321 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. A evasão, ou escapismo, é uma característica do Romantismo, que se refere ao choque das aspirações do escritor com a realidade que o cerca, fazendo com que ele “fuja” para um mundo à base do sonho e de emoções pessoais. A sua imaginação o impede de criar, diante dessa insatisfação, o seu universo, decorrente de uma visão pessoal da realidade. O escritor foge para um lugar de sonhos onde a imaginação corre à solta, sem rédeas, sem leis e com grandes proibições. E, do inevitável confronto desse mundo utópico com o real, a única solução é a evasão, que se processa em três níveis: no tempo, no espaço e na morte. II. O trabalho com linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como seminários, dramatização de textos teatrais, simulação de programas de rádio e televisão, de discursos políticos e de outros usos públicos da língua oral. Exclusivamente em atividades desse tipo, no ambiente escolar, o educando pode conhecer a função social da linguagem, pois o aprendizado apenas pode ocorrer no ambiente escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059322 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I.
A obra O Ateneu, de Raul Pompeia, compõe-se de uma série de episódios e reflexões sobre a vida no internato, onde são narrados os relacionamentos entre os adolescentes, o ensino, os professores, as efemérides, apresentados pelo narrador memorialista Sandro. II. O universo de personagens criado por Lima Barreto está repleto de políticos ineficazes e poderosos, de ignorantes que passam por sábios, de militares incapazes e tirânicos. A esse mundo de privilegiados ele opõe as figuras do subúrbio, uma multidão de oprimidos, mostrando sua inspiração e sua revolta contra uma ordem social injusta.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059327 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente. Os textos que surgiam, portanto, revelavam-se poesia “difícil”, embrenhando-se nas zonas mais ensombrecidas do eu e das emoções. II. No Realismo, é nítida a preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se principalmente nas cidades, onde residem os elementos a serem combatidos, já que a obra literária é vista como instrumento de denúncia dos desequilíbrios sociais. Há preocupação em retratar pessoas da época, encarando o presente histórico, os conflitos do homem da época, os problemas concretos, os dramas cotidianos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059328 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio da língua que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola se exime de qualquer responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. II. Durante o Romantismo, no Brasil, o indianismo foi uma forma bastante representativa de nacionalismo literário. Corresponde à busca de um legítimo antepassado nacional, já que não possuíramos Idade Média com heróis típicos. Por outro lado, a figura do índio foi idealizada pelos escritores românticos com a finalidade de nivelar esse nosso antepassado ao português colonizador. O índio romântico é sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059331 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para aproximar sua atitude à do cientista, o autor realista busca encarar os fatos com objetividade e impessoalidade (embora nem sempre consiga), idealizando a realidade, evitando registrá-la, emitindo julgamentos sobre os fatos ou personagens. II. No Barroco, o cultismo refere-se ao jogo de palavras, ao uso abusivo de metáforas e hipérboles. Corresponde ao excesso de detalhes das artes plásticas e manifesta-se sobretudo na poesia.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059332 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. O artista barroco, em vez de, como o renascentista, formalizar o belo, o equilibrado, o ideal, retrata através da sátira e da caricatura o lado feio, macabro, grotesco dos fatos e dos seres. Os defeitos físicos, as situações indecorosas e sórdidas, os vícios repulsivos constituem temas inexistentes da poesia barroca de caráter realista e satírico. Como exemplo do barroco satírico, no Brasil, temos Gregório de Matos. II. A produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos. Como, por exemplo, as atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. Pode-se citar, também, as atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1059337 Literatura
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os gêneros literários são as diversas modalidades de expressão literária, agrupadas em função das diferentes maneiras de o escritor ver e sentir o mundo. A escolha de dado gênero literário impede o escritor de passar uma visão de mundo (trágica, cômica, exaltativa, sentimental, satírica) a partir de uma forma específica (tragédia, comédia, epopeia, poema, paródia, etc.), seja ela qual for. II. Os autores do Arcadismo brasileiro, além de se utilizarem dos artifícios típicos da estética neoclássica (imitação de autores gregos e latinos, uso da mitologia pagã etc.) já expressavam em suas poesias alguns elementos que seriam depois explorados pelos barrocos, como, por exemplo: o elogio da vida em natureza, livre das agitações sociais e mundanas; a exaltação de aspectos da natureza brasileira (flora e fauna); a expressão sentimental de estados de alma etc. III. O manuseio da linguagem, o assunto coloquial e o tom irônico, tudo em nome de uma espontaneidade absolutamente alinhada à Literatura acadêmica da época, são algumas características da obra de Mário de Andrade.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C
6: C
7: A