Questões de Concurso Público Prefeitura de Araçoiaba - PE 2020 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 50 questões
I. Na fundação superficial (também conhecida como rasa ou direta), a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.
II. A estaca tipo Franki é um tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.
III. Independentemente da extensão dos ensaios preliminares que tenham sido realizados em uma fundação, devem ser feitas investigações adicionais sempre que, em qualquer etapa da execução da obra, for constatada uma diferença entre as condições locais e as indicações fornecidas por aqueles ensaios preliminares, de tal sorte que as divergências sejam completamente omitidas. Em decorrência da interdependência que há entre as características do maciço investigado e o projeto estrutural, é recomendável que as investigações não sejam acompanhadas pelos responsáveis que executarão o projeto estrutural e o de fundação, evitando, assim, qualquer interferência indevida nos resultados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Prever um critério inadequado de reajuste no edital, sem retratar a variação efetiva do custo de produção e não adotar os índices específicos ou setoriais de reajuste, desde a data prevista para a apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela, são exemplos de irregularidades concernentes ao procedimento licitatório que impedem esse processo de atender aos princípios da isonomia e da escolha da proposta mais vantajosa para a administração.
II. A subcontratação não admitida no edital e no contrato; a comprovação de contrato encerrado com objeto inconcluso; e a prorrogação de prazo sem justificativa, são exemplos de irregularidades com relação à celebração e à administração de contratos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A participação na licitação, direta ou indiretamente, do autor do projeto básico ou executivo, seja pessoa física ou jurídica, é uma irregularidade concernente ao procedimento licitatório e que atenta contra os princípios da isonomia e da escolha da proposta mais vantajosa para a administração. Ao autor do projeto básico ou executivo só é permitida a participação como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da administração interessada.
II. A ausência de previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das etapas a serem executadas no exercício financeiro em curso é uma prática regular no contexto da execução orçamentária, devendo ocorrer sempre que o administrador da entidade contratante, ou seu representante, assim o desejar.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Não dividir a obra em parcelas com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade entre os concorrentes; adotar uma modalidade de licitação incompatível ou de um tipo inadequado; e impedir a devida publicidade de todas as etapas da licitação, são irregularidades concernentes ao procedimento licitatório, à luz do Tribunal de Contas da União.
II. A não-vinculação do contrato ao edital de licitação (ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu) e à proposta do licitante vencedor é um exemplo de irregularidade com relação à celebração e à administração de contratos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A dispensa ou inexigibilidade de licitação sem justificativa ou com justificativa incompatível e a não conformidade da proposta vencedora com os requisitos do edital, conforme o caso, com os preços máximos fixados pelo órgão contratante, são exemplos de exigências e requisitos impostos pelo Tribunal de Contas da União que buscam favorecer a transparência nos processos de compras e aquisições.
II. A não inclusão da obra no plano plurianual ou em lei que autorize sua inclusão, no caso de sua execução ser superior a um exercício financeiro, é um exemplo de irregularidade com relação à execução orçamentária.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As alterações, sem justificativas coerentes e consistentes, de quantitativos, reduzindo quantidades de serviços cotados a preços muito baixos e/ou aumentando quantidades de serviços cotados a preços muito altos, podendo gerar sobrepreço e superfaturamento, são exemplos de irregularidades com relação à celebração e à administração de contratos.
II. A comprovação de divergências relevantes entre os projetos básico e executivo e a não justificativa de acréscimos ou supressões de serviços são exemplos de irregularidades com relação à celebração e à administração de contratos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O acréscimo de serviços cujos preços unitários são contemplados na planilha original, porém acima dos praticados no mercado, é uma prática comum e aceitável no contexto da celebração e da administração de contratos, pois visa à valorização de fornecedores locais e ao estímulo da economia regional.
II. A extrapolação, quanto aos acréscimos ou supressões de serviços, dos limites definidos na lei nº 8.666, de 1993, é um exemplo de irregularidade com relação à celebração e à administração de contratos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A confirmação de uma divergência entre a descrição do objeto no contrato e a constante do edital de licitação é um exemplo de irregularidade com relação à celebração e à administração de contratos.
II. A execução de serviços não previstos no contrato original ou em seus termos aditivos apenas pode ocorrer mediante solicitação do empreiteiro contratado e com a devida autorização formal desse fornecedor.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A ausência de aditivos contratuais para contemplar eventuais alterações de projeto ou de cronograma físicofinanceiro é um exemplo de irregularidade com relação à celebração e à administração de contratos.
II. Incluir exigências desnecessárias de caráter restritivo no edital, especialmente no que diz respeito à capacitação técnica dos responsáveis técnicos e técnico-operacional da entidade, é uma forma de melhorar o procedimento licitatório, enriquecendo os requisitos cobrados do fornecedor em potencial e tornando, assim, o processo mais transparente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A ausência de exame e aprovação preliminar por assessoria jurídica da Administração das minutas de editais de licitação, contratos, acordos, convênios e ajustes é uma forma de tornar o procedimento licitatório mais ágil e eficiente, reduzindo, assim, procedimentos que não agregam valor e tornando o fluxo de atividades mais eficiente entre as partes interessadas.
II. Dividir a obra em parcelas sem respeitar a modalidade de licitação pertinente para a execução total do empreendimento e não prever um critério de aceitabilidade de preços global e unitário no edital de licitação são irregularidades concernentes ao procedimento licitatório.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os muros de sacos de solo-cimento são constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume).
II. Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneus estão limitados a alturas inferiores a 5 metros e à disponibilidade de espaço para a construção de uma base com largura superior a 90% da altura do muro. No entanto, deve-se ressaltar que o muro de solo-pneus é uma estrutura rígida e, portanto, as deformações horizontais e verticais são desprezíveis. Assim sendo, não se recomenda a construção de muros de solopneus para contenção de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.
III. Os muros em fogueira (também conhecidos como “crib walls”) são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados no local da obra, em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espaço interno é preenchido com material granular graúdo. São estruturas capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, esses muros de arrimo são construídos em concreto armado, tornando-se antieconômicos para alturas abaixo de 5 a 7 metros. A laje de base em geral apresenta largura de até 15% da altura do muro. A face trabalha à flexão e se necessário pode empregar vigas de enrijecimento, no caso de alturas maiores que 30 metros.
II. Nos muros de sacos de solo-cimento, o solo utilizado é inicialmente submetido a um peneiramento em uma malha de 9 milímetros, para a retirada dos pedregulhos. Em seguida, o cimento é espalhado e misturado, adicionando-se água em quantidade 1% acima da correspondente à umidade ótima de compactação proctor normal. Após a homogeneização, a mistura é colocada em sacos, com preenchimento até cerca de dois terços do volume útil do saco. Procede-se então o fechamento mediante costura manual. O ensacamento do material facilita o transporte para o local da obra e torna dispensável a utilização de fôrmas para a execução do muro.
III. Os muros de gravidade são estruturas corridas que se apoiam nos empuxos horizontais pelo próprio peso. Geralmente, são utilizados para conter desníveis médios ou grandes, superiores a 12 metros. Os muros de gravidade devem ser construídos de pedra, gabiões ou pneus usados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Uma fundação profunda transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas. Ela está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 metros, salvo justificativa.
II. Um bloco é um elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto apenas com o uso de armadura. Um bloco deve ter suas faces verticais e apresentar em planta seção triangular ou perpendicular à base do eixo da mediatriz.
III. A sapata é um elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. A sapata pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para se obterem os esforços nas fundações, deve ser considerado, além das cargas especificadas no projeto, o peso próprio dos elementos estruturais de fundação. Devemse levar em conta, igualmente, as variações de tensão decorrentes da execução eventual de aterros e escavações, bem como os diferentes carregamentos que atuam durante as fases de execução da obra. Excluem-se sempre desses carregamentos o “atrito negativo” e os esforços horizontais sobre fundações profundas decorrentes de sobrecargas assimétricas.
II. Para a fixação da pressão admissível de qualquer fundação sobre rocha, deve-se levar em conta a sua continuidade, inclinação e a influência da atitude da rocha sobre a estabilidade. Pode-se assentar a fundação sobre rocha de superfície inclinada desde que se prepare, se necessário, essa superfície (por exemplo, utilizando-se chumbamentos ou escalonamento em superfícies horizontais), de modo a evitar deslizamento da fundação.
III. Nas fundações superficiais, devem ser considerados os seguintes fatores na determinação da pressão admissível: a profundidade da fundação; as dimensões e a forma dos elementos de fundação; as características das camadas de terreno abaixo do nível da fundação; o lençol d’água; a modificação das características do terreno por efeito de alívio de pressões, alteração do teor de umidade ou ambos; as características da obra, em especial a rigidez da estrutura; e os recalques admissíveis, definidos pelo projetista da estrutura.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A sapata associada (ou radier parcial) é uma sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão situados em um mesmo alinhamento. A disposição dessa sapata permite a redução da curvatura média da armadura central da fundação, efeito esse que pode ser potencializado com o uso de argamassa colante e areia galvanizada em proporção de 1:5.
II. Considera-se de especial interesse, não só para o controle da obra em si como também para o progresso da técnica e da melhoria dos conhecimentos obtidos sob condições reais, a observação das obras mediante instrumentação adequada no que se refere ao comportamento de suas fundações, bem como à interação estrutura-solo. Tal exigência é vedada nos casos em que se julgue necessária a verificação do desempenho de obras fundadas sob condições especiais, sejam elas quais forem.
III. Em uma fundação, as estacas de madeira podem ser emendadas, desde que elas resistam a todas as solicitações que possam ocorrer durante o manuseio, cravação e trabalho da estaca. As emendas podem ser feitas por sambladuras, por anel metálico, por talas de junção ou qualquer outro processo que tolhe a integridade da estaca.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A carga admissível de um grupo de estacas ou tubulões não pode ser superior à de uma sapata de mesmo contorno que o do grupo, e assente a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração na camada suporte, sendo a distribuição de pressões calculada por um dos métodos consagrados na Mecânica dos Solos. Em particular, deve ser feita uma verificação de recalques, que é, sobretudo, importante quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde se assentam as estacas.
II. A viga de fundação é um elemento de fundação subterrâneo comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão dispostos de forma difusa pelo local do empreendimento. Em geral, utiliza-se argamassa de rejuntamento ou cascalho para o preenchimento desse tipo de estrutura, a fim de aumentar a taxa de drenagem da obra.
III. Entende-se por efeito de grupo de estacas ou tubulões o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação ou parte de uma fundação, ao impedirem a transmissão ao solo das cargas que lhes são aplicadas. Essa interação acarreta uma superposição de tensões, de tal sorte que o recalque do grupo de estacas ou tubulões para a mesma carga por estaca é sempre igual ao recalque da estaca ou tubulão isolado. O recalque admissível da estrutura deve ser comparado ao recalque do grupo e não ao do elemento isolado da fundação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Um radier é um elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos etc.). Sua função é produzir cortes irregulares na fundação, deixando cantos denteados e aumentando, assim, a superfície de inflexão da camada superior da obra.
II. À luz da norma ABNT NBR 6122, que trata do projeto e execução de fundações, sempre que o vulto da obra ou a natureza do subsolo exigir, devem ser realizadas sondagens especiais de reconhecimento, poços ou trincheiras de inspeção, para permitir a retirada de amostras indeformadas a serem submetidas aos ensaios de laboratório julgados necessários.
III. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente da situação do lençol d’água, as estacas de aço de uma fundação dispensam tratamento especial. Havendo, porém, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o aço, é desaconselhável a proteção deste trecho, seja através de um encamisamento de concreto, com pintura, com proteção catódica etc.
Marque a alternativa CORRETA:
I. À luz do disposto no artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para que uma obra, um serviço ou uma compra seja classificada como de grande vulto, seu valor estimado deve ser superior a 50 (cinquenta) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do artigo 23 da referida lei.
II. À luz do artigo 6º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a execução indireta por empreitada por preço unitário ocorre quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.
III. Conforme disposto no artigo 6º da lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se obra apenas a construção, a fabricação ou a ampliação de prédio público com, no mínimo, dois pavimentos e área total construída superior a 2.000 m², realizada por execução direta ou indireta.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 metros. Nesse caso, a base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0 metro e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato murofundação. Quanto a taludes de maior altura (cerca de 3 metros), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras.
II. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Devido à impermeabilidade deste muro, é imprescindível a execução de um sistema adequado de drenagem.
III. No local de construção de um muro de sacos de solocimento, os sacos são arrumados em camadas posicionadas horizontalmente e, em seguida, cada camada do material é compactada de modo a reduzir o volume de vazios. O posicionamento dos sacos de uma camada é propositalmente desencontrado em relação à camada imediatamente inferior, de modo a garantir um maior intertravamento e, em consequência, uma maior densidade do muro. A compactação é em geral realizada manualmente com soquetes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A técnica de construção de muros de arrimo de sacos de solo-cimento tem se mostrado promissora devido ao baixo custo e pelo fato de não requerer mão de obra ou equipamentos especializados. Um muro de arrimo de solocimento com altura entre 2 e 5 metros tem custo inferior ao de um muro de igual altura executado em concreto armado e, ainda, conta com vantagens adicionais, como a facilidade de execução do muro com forma curva (adaptada à topografia local) e a adequabilidade do uso de solos residuais.
II. Os muros de gabiões são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2 metros e seção transversal quadrada com 1 metro de aresta. No caso de muros de grande altura, gabiões mais baixos (com altura igual a 0,5 metro), que apresentam maior rigidez e resistência, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tensões de compressão são mais significativas.
III. Nos muros de gabiões, a rede metálica que compõe os gabiões apresenta resistência mecânica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. O arame dos gabiões é protegido por uma galvanização dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries, de águas e de solos agressivos.
Marque a alternativa CORRETA: