Questões de Concurso Público Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL 2020 para Professor de Educação Física

Foram encontradas 27 questões

Q1713031 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. O objetivo da educação física adaptada é oferecer atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando a proporcionar o desenvolvimento global dessas pessoas, tornando possível não só o reconhecimento das suas potencialidades, como também sua integração na sociedade.

II. No nível afetivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o favorecimento da sociabilização, o espírito de luta, o controle da ansiedade e a autoestima.

III. A educação física adaptada é um método bem determinado, completo e suficiente para ajustar qualquer atividade física às necessidades de um aluno portador de deficiência física. Assim, o professor pode adequar o conteúdo da sua aula sem a necessidade de usar recursos materiais específicos, sendo necessário apenas seguir um roteiro predeterminado sobre como realizar jogos para alunos com limitações físicas.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713032 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, para facilitar a independência e a autonomia do aluno, o educador deve conversar com o grupo, refletindo sobre como e até que momento o auxílio é necessário para o colega que possui deficiência física, pedindo ajuda do grupo para as possibilidades de adaptação de materiais para a aula.

II. Os professores de Educação Física que trabalham com as pessoas com deficiência devem sempre priorizar a realização de jogos em duplas ou em pequenos grupos, pois os alunos portadores de deficiência são incapazes de participar de atividades em grandes grupos.

III. Em muitos casos, na adolescência de uma pessoa com deficiência, por uma cobrança social ou familiar, é possível que algum sentimento de impotência e de baixa autoestima apareçam. Para compensar esses sentimentos negativos, as vivências prazerosas oportunizadas pelas atividades físicas devem levar essa pessoa a sentir-se frustrada, permitindo com que ela passe a se descobrir nas aulas de Educação Física, buscando aumentar as barreiras emocionais internas.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713033 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento e a criatividade são essenciais para a realização de uma atividade de educação física adaptada de sucesso. Nesse contexto, o planejamento deve contemplar as necessidades dos alunos, a disponibilidade de recursos na escola e os objetivos educacionais a fim de reduzir a qualidade da experiência da pessoa com deficiência na escola.

II. Na educação física adaptada, o professor deve facilitar a independência e a autonomia do aluno, eliminando barreiras arquitetônicas e observando se no caminho percorrido pelo aluno para chegar à quadra existem pedras, ondulações ou degraus, O professor também deve verificar se o acesso aos banheiros e aos espaços onde normalmente as atividades de Educação Física ocorrem são favoráveis à locomoção do aluno.

III. Jogos, esportes e ritmos adequados aos interesses e capacidades da pessoa com deficiência compõem as atividades de educação física adaptada no ambiente escolar. Seu objetivo é tornar a atividade física intrincada e inacessível para esses alunos com necessidades especiais, estimulando, assim, hábitos saudáveis e a busca pelo conhecimento corporal.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713034 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades é de extrema importância, pois é fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos anteriores, autopiedade, entre outros fatores. Nesse momento, a intervenção do professor será o diferencial do qual o aluno necessita.

II. A educação física adaptada exige que o professor busque recursos e meios para privar o aluno com deficiência do acesso à programação de atividades, jogos e esportes escolares, sejam eles de caráter competitivo ou não.

III. A educação física adaptada compreende um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas com o objetivo primário é restringir a participação de jovens e adolescentes às atividades esportivas escolares em grupo, ao mesmo tempo em que permite a sua participação em ações educativas individuais.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713035 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713036 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto da educação física adaptada, o professor deve sempre promover uma participação intensa do aluno com deficiência em atividades complementares que exigem grande esforço físico e por longos períodos.

II. O professor, ao realizar atividades de educação física adaptada, deve incentivar a participação e a avaliação de todos os alunos envolvidos na aula, buscando sugestões ao término da aula, da semana ou do mês, realizando reflexões com os colegas de sala para que possam dar sugestões de melhorias e também vetando a manifestações de opiniões sobre as atividades realizadas no ambiente escolar.

III. No contexto da educação física adaptada, o uso de aparelhos mecânicos sempre facilita e beneficia o bom desenvolvimento das atividades para os alunos com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713037 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência.

II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil.

III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713038 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. A educação física adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do indivíduo com deficiência.

II. A educação física adaptada é uma área de conhecimento da Educação Física que tem como ideia principal afastar as pessoas com deficiência das atividades, dos jogos, dos esportes e dos exercícios que podem ser realizados no ambiente escolar.

III. A educação física adaptada tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, desadaptando metodologias de ensino para impedir que as características de cada aluno com deficiência sejam consideradas no planejamento dos esportes e jogos.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713039 Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o professor deve ser paciente, observador e criativo com os alunos, pois a atenção e a dedicação do docente são fundamentais para abreviar as chances de sucesso das ações de inclusão das pessoas com deficiência nos jogos e esportes escolares.

II. No nível cognitivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, a melhora da percepção espaço-temporal e o aumento do poder de concentração.

III. A educação física adaptada para pessoas com deficiência compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados apenas aos indivíduos com deficiências motoras decorrentes de acidentes, não sendo possível adaptar as atividades para alunos com deficiências congênitas.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713040 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. As pesquisas de campo, bibliográfica, de audiovisual, histórica e factual são o resultado da exclusão da dimensão cultural do futebol das atividades de Educação Física no ambiente escolar, de acordo com o texto.

II. Ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas é uma atividade que pode representar o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

III. A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos, jogos e esportes na educação física escolar estorva a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores ao longo dos anos e, por isso, favorece o aprendizado dos alunos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713041 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Pesquisar e adaptar regras oficiais é uma atividade que pode tolher o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

II. O texto afirma que o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, sejam eles individuais ou mesmo em equipe, é um prejuízo da inclusão da dimensão cultural dos jogos na educação física escolar.

III. A troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo) é um benefício da inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713042 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio são atividades que podem representar o recuo metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar.

II. A organização do tempo e do espaço escolar é um fator importante para tornar possível o desenvolvimento de toda a sequência de atividades decorrentes da inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças, de acordo com o texto.

III. Tomando como exemplo o futebol, a inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar permite às crianças desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713043 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos na educação física escolar, de acordo com o texto.

II. Compor hinos e gritos de guerra das equipes é uma atividade que pode representar o recuo metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

III. Organizar equipes em subgrupos, escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes são atividades que podem representar o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713044 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos é uma limitação imposta pela inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

II. Para colher melhorias na proposta metodológica decorrentes da inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, de acordo com o texto.

III. Jogar futebol de botão e entrevistar ex-jogadores profissionais são atividades que podem representar o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713045 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Segundo o texto, compreender as funções dos treinadores, dos massagistas, dos juízes e dos bandeirinhas é uma atividade que pode representar o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar.

II. A construção de parcerias didáticas da educação física escolar com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados, de acordo com o texto.

III. A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713046 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Segundo o texto, assistir a filmes sobre o futebol é uma atividade que atrasa o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar.

II. A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar limita as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens, pois o tempo dedicado à prática educacional é limitado por lei e deve ser cumprido à risca, de acordo com o texto.

II. Tomando como exemplo o futebol, a inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar permite às crianças aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713047 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo são atividades que podem representar o avanço metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

II. A colaboração da professora de classe, dos funcionários da escola, dos pais, da professora de artes plásticas e da coordenação pedagógica pode ser necessária para obter melhorias na proposta metodológica decorrentes da inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar, de acordo com o texto.

III. Pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol são atividades que podem representar o retrocesso metodológico decorrente da inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713048 Educação Física
Educação Física Escolar


A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).

Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.

Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.

Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens. 

Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos – sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos – e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.

Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.
Leia o texto 'Educação Física Escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A apreciação de vídeos e filmes relacionados à prática de esportes ou que retratam a vida de esportistas famosos constitui um retrocesso na inclusão da dimensão cultural do futebol e de outros esportes na educação física escolar, de acordo com o texto.

II. A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos constitui uma ferramenta extremamente pobre para que a educação física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, de acordo com o texto.

III. De acordo com o texto, a adaptação de espaços e equipamentos escolares às necessidades e especificidades de cada região ou entidade educacional é um desserviço prejudicial à inclusão da dimensão cultural do futebol na educação física escolar.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713049 Educação Física
DANÇA


A dança, presente no processo de escolarização brasileira, esteve associada à inserção dos exercícios físicos, da ginástica, com a implementação da tríade educação moral, intelectual e física; e nesse caminho, a dança entra no conjunto de conhecimentos necessários à educação das crianças e jovens brasileiros.

A dança na escola busca a percepção do próprio corpo presente na corporeidade de professores e alunos. É ao redor do corpo e em função dele que o espaço se estrutura, os objetos se dimensionam e as sequências temporais se estabelecem.

No entanto, a tradição educativa positivista, hegemônica ainda hoje em nossas escolas, advoga uma educação racional, abstrata, individualizante, em que os educandos evoluem por suas próprias potencialidades. Entenda-se ainda potencialidade como a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos, numa ênfase à ideia, ao privilégio cognitivo, em detrimento do corpo como um todo.

A escola deve, então, ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança.

A dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas. A dança e a Educação Física se completam, situação na qual esta última necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física.

Para que esses objetivos sejam alcançados em aulas de dança na escola, o conteúdo desenvolvido deve caracterizarse por uma lógica didática com relação a seus objetivos, à organização dos conteúdos, à escolha metodológica, aos procedimentos a serem tomados. Nesse contexto, a Educação Física escolar deve considerar tanto os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças como as relações entre os conhecimentos da cultura corporal.

O Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar, por exemplo: danças folclóricas, danças brasileiras, danças de salão, danças atuais, danças contemporâneas, dança criativa, mímicas e brinquedos cantados.

Algumas atividades são importantes e podem ser realizadas nas aulas de dança na Educação Física, segundo as experiências já vivenciadas pelos pesquisadores, pois são de extrema importância para todas as séries do Ensino Fundamental, podendo ser utilizadas com músicas e ritmos e direcionadas para cada série.

A atividade da dança na escola engloba a sensibilização e conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3gn8Cfk.
Leia o texto 'DANÇA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Segundo o texto, a potencialidade é a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos pelo aluno em sala de aula ou através de atividades individuais de estudo e pesquisa, as quais ocorrem em favor da simples repetição de ideias e em detrimento do privilégio cognitivo.

II. A Educação Física escolar deve desenvolver suas atividades de forma a considerar os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças, as potencialidades do ambiente educacional e os objetivos do sistema de ensino, em detrimento das relações entre os conhecimentos e a cultura corporal, de acordo com o texto.

III. A dança no ambiente escolar busca contribuir com a formação e a percepção do próprio corpo por parte do estudante, pois ela desestimula a corporeidade de professores e alunos e reduz o interesse por conhecer novas possibilidades de movimentos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1713050 Educação Física
DANÇA


A dança, presente no processo de escolarização brasileira, esteve associada à inserção dos exercícios físicos, da ginástica, com a implementação da tríade educação moral, intelectual e física; e nesse caminho, a dança entra no conjunto de conhecimentos necessários à educação das crianças e jovens brasileiros.

A dança na escola busca a percepção do próprio corpo presente na corporeidade de professores e alunos. É ao redor do corpo e em função dele que o espaço se estrutura, os objetos se dimensionam e as sequências temporais se estabelecem.

No entanto, a tradição educativa positivista, hegemônica ainda hoje em nossas escolas, advoga uma educação racional, abstrata, individualizante, em que os educandos evoluem por suas próprias potencialidades. Entenda-se ainda potencialidade como a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos, numa ênfase à ideia, ao privilégio cognitivo, em detrimento do corpo como um todo.

A escola deve, então, ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança.

A dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas. A dança e a Educação Física se completam, situação na qual esta última necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física.

Para que esses objetivos sejam alcançados em aulas de dança na escola, o conteúdo desenvolvido deve caracterizarse por uma lógica didática com relação a seus objetivos, à organização dos conteúdos, à escolha metodológica, aos procedimentos a serem tomados. Nesse contexto, a Educação Física escolar deve considerar tanto os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças como as relações entre os conhecimentos da cultura corporal.

O Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar, por exemplo: danças folclóricas, danças brasileiras, danças de salão, danças atuais, danças contemporâneas, dança criativa, mímicas e brinquedos cantados.

Algumas atividades são importantes e podem ser realizadas nas aulas de dança na Educação Física, segundo as experiências já vivenciadas pelos pesquisadores, pois são de extrema importância para todas as séries do Ensino Fundamental, podendo ser utilizadas com músicas e ritmos e direcionadas para cada série.

A atividade da dança na escola engloba a sensibilização e conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3gn8Cfk.
Leia o texto 'DANÇA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto afirma que o Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar.

II. Segundo o texto, no ambiente escolar, é possível perceber que a dança e a Educação Física se completam, pois enquanto a dança necessita de estratégias de conhecimento do corpo (naturalmente presentes na Educação Física), a Educação Física carece de bases teóricas e científicas (que são parte natural da dança e das demais artes).

III. Segundo o texto, a escola deve ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir com a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C
6: A
7: C
8: B
9: B
10: B
11: B
12: C
13: C
14: C
15: D
16: B
17: C
18: A
19: A
20: C