Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Nutricionista
Foram encontradas 22 questões
Analise as afirmativas a seguir:
I. O leite materno é pobre em nutrientes, possui baixo teor de gordura e não dispõe de cálcio, potássio ou lipídeos. Assim, a alimentação da criança com idade inferior a seis meses deve ser complementada com alimentos sólidos, além de sucos ou leite de outros animais.
II. O idoso deve evitar o consumo de água entre as refeições, devendo privilegiar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar. Assim, a dieta desses indivíduos deve ser rica em carnes vermelhas, massas, pães e bebidas que contêm álcool.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As fibras alimentares são distinguidas pela sua capacidade de solubilização em água, sendo classificadas em insolúveis e solúveis. O consumo adequado de fibras na alimentação diária tem sido associado ao agravamento de doenças como câncer de cólon, diverticulite, obesidade, diabetes e dislipidemias.
II. Os nutrientes – que compõem os alimentos e são por esses veiculados com vistas à nutrição humana – são muito importantes. Assim, os alimentos devem ser resumidos e tratados – em nível coletivo e também individual – apenas como veículos de nutrientes. Os alimentos trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. Esse entendimento implica em considerar o alimento como fonte de prazer, uma abordagem necessária para a promoção da saúde.
III. Um grupo importante de proteínas conjugadas são as glicoproteínas, que estão presentes na superfície celular (como a tanino). Elas fazem parte de proteínas estruturais (como os ribossomos), são hormônios (como o neutrófilo) ou receptores de membrana (como os sais minerais).
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se pretende emagrecer, a primeira medida a fazer é evitar consumir os alimentos que fornecem carboidratos, medida essa que traz alguns benefícios, como o aumento da força física, da disposição e da imunidade. Entre os alimentos ricos em carboidratos, encontram-se: macarrão, pães, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, pinhão, farinhas, arroz, frutas, mel e geleias.
II. Os principais eventos da digestão e absorção ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura é especialmente adaptada para essa função. Sua extensão fornece uma área reduzida de superfície para a digestão e absorção, sendo ainda diminuída pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades.
III. Crianças de 2 a 7 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) entre os percentis 85 e 95 e crianças com IMC percentil maior ou igual a 95 sem complicações devem ter orientações de alimentação saudável e atividade física para manutenção do peso corporal, uma vez que ainda crescerão adequando a relação peso/estatura. Crianças com IMC percentil maior ou igual a 95 com complicações devem receber intervenção para perda de peso. Essa perda de peso deve ser acompanhada para não interferir no crescimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As alterações que ocorrem nos alimentos podem ser de natureza microbiana – pela ação de enzimas naturalmente presentes nos alimentos – ou de natureza bioquímica – pela ação de agentes biológicos ou de microrganismos que se multiplicam nos alimentos.
II. As fibras alimentares são geralmente compostas de carboidratos digeríveis pelo organismo humano, tendo uma função reguladora por reduzir o volume das fezes, aumentar o tempo de trânsito intestinal e atuar desfavoravelmente sobre a microflora intestinal.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. É importante estabelecer horários regulares para as refeições, com intervalos para atender às peculiaridades da fisiologia digestiva da pessoa idosa, considerando que sua digestão é mais lenta. O ajuste dos horários de refeição contribui para garantir o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa.
II. A pasteurização é o tratamento térmico que consiste em provocar um aquecimento rápido do alimento e submetê-lo, em seguida, a um resfriamento súbito, garantindo assim que ocorram alterações significativas em suas características sensoriais e nutricionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação. Isso propicia que os alimentos permaneçam aptos ao consumo por muito mais tempo.
II. Para a avaliação do estado nutricional de um indivíduo ou grupo populacional, é necessária a utilização de métodos de coleta e procedimentos diagnósticos que possibilitem determinar o seu estado nutricional, assim como as causas prováveis que deram origem ao (s) problema (s) nutricional (is), para que medidas de intervenção sejam planejadas, executadas e monitoradas nos âmbitos individual ou coletivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A alimentação, principalmente no primeiro ano de vida, é fator determinante na saúde da criança. Por isso, é importante o conhecimento correto e atualizado acerca do assunto. As fases iniciais do desenvolvimento humano são influenciadas por fatores nutricionais e metabólicos, levando a efeitos de longo prazo na programação metabólica da saúde na vida adulta.
II. São exemplos de alimentos pobres em vitaminas os seguintes: verduras, legumes e frutas, como espinafre, vinagreira, acelga, rúcula, alface, capeba, almeirão, tomate, beterraba, cenoura, jerimum ou abóbora, jatobá, caju, cajá, maçã, mamão, laranja.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As alterações nos alimentos podem ser desejáveis e indesejáveis. As alterações são desejáveis quando verificadas em produtos com características finais diferentes daquelas das matérias-primas. Como exemplos, podem ser citados, entre outros, o iogurte, obtido do leite fermentado, e o chucrute, obtido do repolho fermentado. As alterações indesejáveis são aquelas que levam à deterioração dos alimentos, tornando-os impróprios ao consumo.
II. A alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança. Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O uso de bombas infusoras na Nutrição Enteral de forma intermitente ou contínua garante a precisão e a segurança na administração dos volumes prescritos, previne intolerâncias gastrointestinais e risco de broncoaspiração secundária ao refluxo gástrico residual e/ou distúrbios do esfíncter esofágico inferior. Seu uso é especialmente indicado para sondas em posição jejunal.
II. As gorduras são um grupo de compostos químicos orgânicos que compreendem os triglicerídeos, fosfolipídios e esteroides. São fontes alternativas de energia para o corpo humano sem relação com a manutenção da temperatura corporal. As gorduras transportam vitaminas lipossolúveis, dão sabor às preparações e sensação de saciedade.
III. As deficiências de vitaminas e minerais, principalmente a anemia, é o problema de nutrição de maior alcance em todo o mundo, embora afete apenas os recém-nascidos, de todas as classes sociais e culturas. São conhecidas como a “fome oculta”, porque muitas vezes não percebemos os sintomas até que eles já sejam graves demais para a saúde da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Em relação às fontes alimentares de niacina, quantidades significativas são encontradas na carne, fígado, leite, ovos, legumes, grãos de cereais, leveduras, peixe e milho. Leite e ovos possuem poucas quantidades de niacina pré-formada, mas são ótimas fontes de triptofano (precursor). A carne vermelha é a melhor fonte, tanto de niacina quanto de triptofano. A nicotinamida é a forma predominantemente absorvida. Em fontes vegetais, a niacina está presente na forma de ácido nicotínico. A niacina está presente em cereais, porém ela não é biologicamente disponível, uma vez que se encontra esterificada (niacitina).
II. Na dieta de pessoas idosas, deve-se privilegiar o consumo de alimentos em temperaturas muito quentes, assim como alimentos ricos em sódio, em gorduras saturadas e em açúcares (como refrigerantes e doces). Os alimentos pobres em açúcares, como a aveia e os vegetais, devem ser evitados por pessoas com idade superior a sessenta e cinco anos.
III. A antropometria é uma maneira simples, rápida e de baixo custo de avaliar a nutrição dos idosos e de predizer doenças futuras, mortalidade e incapacidade funcional. O critério prioritário para essa avaliação é o índice de massa corporal (IMC), que deve ser avaliado considerando os pontos de corte diferentes dos conhecidos para adultos, a saber: IMC≤ 22 indica baixo peso; IMC > 22 e < 27 é considerado adequado ou eutrófoco; e IMC≥ 27 indica sobrepeso.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para crescimento e manutenção da vida. Segundo sua solubilidade, classificam-se em lipossolúveis (vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina C) e hidrossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
II. A ingestão de líquidos pelas pessoas idosas deve ser realizada exclusivamente no turno da manhã. Assim, é recomendável que o idoso, ao acordar, procure consumir água, sucos ou chás. O consumo de líquidos, no entanto, deve cessar após a segunda refeição (o almoço), sendo retomada apenas no dia seguinte.
III. Sais minerais são substâncias inorgânicas produzidas pelo organismo de um ser vivo (como as glândulas parótidas do ser humano adulto), e que desempenham funções vitais para nós, ou seja, a presença delas favorece o equilíbrio e a manutenção de funções corporais básicas (processos metabólicos, condução de impulsos nervosos, contração dos músculos etc.).
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Alguns alimentos são altamente perecíveis, por conterem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de microrganismos. Produtos cárneos, laticínios, verduras e certas frutas (moranguinhos, por exemplo) são exemplos de alimentos que se estragam facilmente se não forem obtidos com higiene e conservados sob refrigeração. As alterações caracterizam-se pelo aparecimento de cor esverdeada, pela superfície pegajosa, pelo mau odor (azedo ou podre) e/ou pela consistência que se desmancha facilmente.
II. Os minerais contribuem para a formação dos tecidos e intervêm na regulação dos processos corporais. Eles favorecem a transmissão dos impulsos nervosos e inibe a contração muscular, assim como participam da deterioração do equilíbrio ácido-básico.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A nutrição materno-infantil compreende alguns momentos distintos da vida de uma mulher, partindo das tentativas de engravidar e compreendendo, também, o período da gestação, da alimentação da mãe e do bebê. Um nutricionista materno infantil é capaz de orientar o casal sobre quais os melhores alimentos para a fertilidade feminina e masculina, podendo, ainda, prover orientação psicológica e pedagógica para as crianças nos seus primeiros anos de vida.
II. A Fórmula infantil de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas é aquela cuja composição foi alterada ou especialmente formulada para atender às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e/ou doenças temporárias ou permanentes e/ou para a redução de risco de alergias em indivíduos predispostos de lactentes a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e de crianças de primeira infância, constituindo-se o principal elemento líquido de uma dieta progressivamente diversificada.
III. O ganho de peso total recomendado para gestantes com sobrepeso deve ser de 7 kg a 11 kg e de 5 kg a 9 kg, quando apresentam obesidade. No primeiro trimestre da gestação, o ganho de peso é menor, por isso, é agrupado para esse período. O ganho de peso nesse trimestre deve ser de 0,5 kg a 2 kg, no entanto, para as gestantes que já se encontram com excesso de peso, o ideal é que elas ganhem o mínimo de peso possível nesse período. Para o segundo e o terceiro trimestres, o ganho de peso deve ser estimado por semana, assim, a recomendação do ganho de peso médio para gestantes com sobrepeso deve ser de 280g por semana e para gestantes obesas, de 220 g por semana.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A água é a fonte de manutenção da vida, necessária para a regulação das funções vitais do organismo, tais como a digestão, a eliminação de metabólitos, o funcionamento dos rins e intestinos, o controle da temperatura corporal, entre outras funções. A ingestão de água por um adulto deve estar abaixo de 1 litro por dia.
II. O desequilíbrio entre o consumo e as necessidades nutricionais, em decorrência do consumo excessivo para atender às necessidades nutricionais, pode ter como consequência doenças de overdose, a exemplo da desnutrição energético-proteica, anemia ferropriva, hipovitaminose A, bócio, cárie dental, dentre outras carências nutricionais.
III. A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) subsidia o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS, contribuindo para a qualificação do cuidado na Atenção Básica. Auxilia também no controle e na participação social e no diagnóstico da situação de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos territórios. A VAN deve apoiar os profissionais de saúde no diagnóstico local e oportuno dos agravos alimentares e nutricionais e no levantamento de marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco ou proteção, possibilitando ações individuais e/ou coletivas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A vitamina C é rapidamente perdida na cocção dos alimentos, em virtude principalmente da sua solubilidade em água. Sempre que os alimentos de origem vegetal são ingeridos crus, a disponibilidade dessa vitamina é maior. A estocagem de alimentos frescos por um longo período também pode reduzir de forma significativa os teores de vitamina C. Cocção rápida e limitação do tempo de exposição ao ar durante a preparação dos alimentos ajudam a reduzir a perda da vitamina C.
II. A digestão de aminoácidos resulta em proteínas, que têm importância na síntese de vitaminas e de sais minerais, como a serotonina. Esses elementos provenientes dos aminoácidos são essenciais para o adequado funcionamento dos sistemas do corpo humano, pois determinam a forma como os impulsos elétricos serão conduzidos no corpo e quanta energia um indivíduo irá armazenar.
III. As deficiências de vitaminas e minerais reduzem as chances de um indivíduo apresentar uma doença ou estar exposto a uma infecção.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A embalagem destinada ao acondicionamento do leite humano ordenhado deve ser de fácil limpeza e desinfecção, deve apresentar vedamento perfeito e ser constituída de material inerte e inócuo ao leite em temperaturas na faixa de -25°C (vinte e cinco graus Celsius negativos) a 128°C (cento e vinte e oito graus Celsius), não permitindo trocas indesejáveis com o produto acondicionado e mantendo seu valor biológico.
II. Os carboidratos podem ser comparados a combustíveis de baixa qualidade, pois a energia gasta na digestão dos carboidratos é menor do que a energia fornecida por eles ao organismo. Dessa forma, é sempre importante aumentar o consumo de carboidratos nas dietas de perda de peso. Os carboidratos são primordiais para o funcionamento do cérebro, do sistema nervoso, dos músculos e dos outros órgãos em geral.
III. A fase escolar compreende crianças de 21 a 32 anos incompletos. Nessa fase, é comum a criança ter um baixo gasto energético e evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação da composição corpórea por meio da Bioimpedância elétrica (BIA) é feita pela passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e de alta frequência mensurando resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase (f). Na prática clínica, a mensuração da água corpórea total pela BIA, em pessoas saudáveis ou até com algumas enfermidades, apresenta coeficiente de correlação que varia de 0,74 a 0,98.
II. De acordo com a Lei da Adequação, a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo e às especificidades de quem está consumindo. Para isso, devem ser levados em consideração alguns fatores, como ciclos da vida (infância, adolescência, fase adulta e terceira idade), estado fisiológico, estado de saúde (doenças), hábitos alimentares e as condições socioeconômicas e culturais, pois cada um deles resulta em diferentes necessidades nutricionais.
III. As proteínas são compostas exclusivamente por elementos inorgânicos em sua molécula e, por isso, contribuem para a estrutura do organismo. Elas estão intimamente relacionadas com a composição dos tecidos do organismo como, também, estão presentes na composição de enzimas e hormônios. São indispensáveis tanto para o crescimento como para a forma de anticorpos, responsáveis pela defesa do organismo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O banco de leite humano deve ter registro de estoque que identifique os diferentes tipos de produtos sob sua responsabilidade e registro diário da temperatura máxima e mínima dos equipamentos utilizados para estocagem. O leite ordenhado cru congelado pode ser estocado por um período máximo de 15 dias, a contar da data da primeira coleta, a uma temperatura máxima de -3°C. Uma vez descongelado, o leite humano ordenhado cru para uso do próprio filho deve ser mantido sob refrigeração à temperatura máxima de 5°C, com validade de 12 horas.
II. O leite materno é pobre em proteínas e não costuma fornecer sequer o quantitativo mínimo de nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma criança com idade inferior a 16 meses. Assim, é fundamental que, após o nascimento da criança, a mãe inicie o planejamento da alimentação complementar, que deverá ocorrer de forma parenteral, a partir da segunda semana de vida da criança.
III. A exposição de proteínas a pH extremos ou temperaturas elevadas, mesmo por períodos curtos, faz com que a maioria delas apresentem modificações físicas em sua conformação tridimensional e em sua função fisiológica, processo conhecido como desnaturação. Dessa forma, a perda da configuração espacial conserva sua função, mantendo inalteradas as funções da proteína.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O nutricionista materno infantil deve acompanhar a gestante durante toda a gravidez, auxiliando na sua dieta, realizando o controle do ganho de peso, prescrevendo psicotrópicos e orientando sobre o consumo de alimentos que ajudem a combater os principais sintomas de cada fase da gestação: enjoos, náuseas, vômitos, azia, sonolência, cansaço etc.
II. A dieta líquida não é recomendada por tempo prolongado pelo fato de ser nutricionalmente inadequada. A progressão para uma dieta sólida deve ocorrer assim que possível. No caso de não haver condições de progressão, ou com a necessidade de ajustes na própria dieta, os suplementos industrializados com baixa quantidade de resíduos, as fórmulas completas quimicamente definidas ou de módulos de nutrientes devem ser utilizadas para melhorar a adequação nutricional.
III. As principais deficiências de micronutrientes são: a anemia, a deficiência de ferro, de vitamina D, de vitamina B12, de proteínas, de lipídeos, de vitamina A e de zinco. Não raramente também é possível observar dietas com baixo teor de cálcio, selênio, ácido fólico, vitamina E, vitamina K, entre outras.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A fase escolar compreende crianças de 7 a 10 anos incompletos. Nessa fase, é comum a criança ter um baixo gasto energético devido ao metabolismo que é menos intenso que o do adulto. Além disso, há nessa faixa etária reduzida atividade física e mental. Assim, na fase escolar, a falta de apetite comum à fase pré-escolar é substituída por um apetite voraz.
II. O Receituário Padrão, conhecido também como “Manual de Receitas”, permite unir todas as fichas técnicas utilizadas na unidade. A partir dele, os cozinheiros poderão fazer consultas quando não se lembrarem de todas as etapas para elaboração de uma preparação, ou em um momento em que o nutricionista não estiver na unidade, ou ainda para sua consulta no momento de confeccionar o pedido de compras. Deve ser mantido em local de fácil acesso aos funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição.
III. Os diferentes fatores de risco ao indivíduo, como alimentação inadequada, inatividade física e uso de tabaco, precisam ser abordados de maneira integrada, no decorrer do desenvolvimento e evolução do ciclo de vida, a fim de proibir escolhas e opções e reduzir a sua qualidade de vida.
Marque a alternativa CORRETA: