Questões de Concurso Público Prefeitura de Pariconha - AL 2020 para Enfermeiro

Foram encontradas 4 questões

Q1507265 Enfermagem
Leia as afirmativas a seguir:
I. A morbidade é um dos importantes indicadores de saúde. É um termo genérico usado para designar o conjunto de casos de uma dada doença ou a soma de agravos à saúde que atingem um grupo de indivíduos. Para fazer essas mensurações, utilizam-se principalmente as medidas de incidência e prevalência. A incidência representa a frequência com que surgem novos casos de uma determinada doença em um intervalo de tempo. A prevalência representa a proporção de indivíduos de uma população que é acometida por uma determinada doença ou agravo em um determinado momento. II. A Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas superiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. A Asma é uma condição determinada, exclusivamente, por fatores genéticos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1507266 Enfermagem
Leia as afirmativas a seguir:
I. A taxa de mortalidade infantil é um dos mais sensíveis indicadores de condições de vida e saúde de uma população. Taxas elevadas de mortalidade infantil podem refletir condições de baixo desenvolvimento socioeconômico, precária infraestrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil. A mortalidade infantil pode ser classificada como alta (50 óbitos por mil ou mais nascidos vivos); moderada (20 a 49 óbitos por mil ou mais nascidos vivos); ou baixa (menos de 20 óbitos por mil ou mais nascidos vivos). II. A taxa de mortalidade pós-neonatal estima o risco de um nascido vivo morrer dos 28 aos 364 dias de vida. De maneira geral, denota o desenvolvimento socioeconômico e a infraestrutura ambiental, que condicionam a desnutrição infantil e as infecções a ela associadas. O acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materno-infantil são também determinantes da mortalidade nesse grupo etário. Quando a taxa de mortalidade infantil é alta, a mortalidade pós-neonatal é, frequentemente, o componente mais elevado.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1507267 Enfermagem
Leia as afirmativas a seguir:
I. A investigação laboratorial, parte integrante da investigação epidemiológica, é realizada pelos Laboratórios de Saúde Pública, aos quais compete, além da execução dos exames, o trabalho de promoção e proteção à saúde. Suas atividades são centradas na vigilância, prevenção e controle de doença, gerenciamento integrado de dados, realização de testes especializados, padronização de metodologias analíticas e desenvolvimento de pesquisas, para que os resultados obtidos sejam confiáveis e comparáveis, em resposta às emergências de risco à saúde, associando os resultados obtidos às investigações epidemiológicas. II. As equipes de outras áreas devem ser acionadas para troca de informações e complementação de dados a serem utilizados nas análises (parciais e final), no sentido de permitir uma caracterização mais abrangente do evento e orientar os passos seguintes da investigação epidemiológica. Ou seja, a avaliação dessas e de outras variáveis, em seu conjunto, fornecerão as pistas que contribuirão para a identificação do problema e a tomada de medidas mais específicas orientadas para o seu controle. III. É considerado como fonte primária de infecção ou reservatório, o homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza. No caso dos parasitas heteroxenos, o hospedeiro mais evoluído (que geralmente é também o definitivo) é denominado fonte primária de infecção; e o hospedeiro menos evoluído (em geral hospedeiro intermediário) é chamado vetor biológico.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1507268 Enfermagem
Leia as afirmativas a seguir:
I. Investigação epidemiológica é um trabalho de campo realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e de seus contatos. Deve ser iniciada, imediatamente, após a notificação, para esclarecimento de casos, de óbitos, de surtos ou de epidemias e constitui atividade obrigatória do Sistema de Vigilância Epidemiológica. Deve ser realizada sempre que ocorrer doença de notificação compulsória, número de casos que exceda a frequência habitual, fonte comum de infecção, evolução severa ou doença desconhecida na região. II. O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. As epidemias também devem ser encaradas como experimentos naturais, cuja investigação permite a identificação de novas questões a serem objeto de pesquisas, e seus resultados poderão contribuir para o aprimoramento das ações de controle. III. Portador eficiente é o portador que elimina o agente etiológico para o meio exterior ou para o organismo de um vetor hematófago, ou que possibilita a infecção de novos hospedeiros. Essa eliminação pode ser feita de maneira contínua ou de modo intermitente. Portador ineficiente é o portador que não elimina o agente etiológico para o meio exterior, não representando, portanto, perigo para a comunidade no sentido de disseminar esse microrganismo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D