Questões de Concurso Público Prefeitura de Pariconha - AL 2020 para Odontólogo - Dentista
Foram encontradas 30 questões
Boas práticas de atendimento
O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:
• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;
• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;
• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);
• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;
• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;
• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;
• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;
• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;
Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.
I. Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário, de acordo com o texto. II. Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; tratar o usuário pelo primeiro nome; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. Os profissionais que atuam nas ações e projetos de Vigilância em Saúde devem possuir formação em nível superior e profundo conhecimento do território de atuação, assim como devem demonstrar domínio de ferramentas de informática, de acordo com o texto. II. É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde no município são ações de competência da direção municipal do SUS. II. À luz da lei nº 8.080/90, a saúde é um direito que assiste apenas ao cidadão com renda superior a 3 salários mínimos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As faces livres são as faces dos dentes que não mantêm contato com outros dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o lábio e bochechas (vestíbulo bucal) e para a língua ou palato. Já as faces proximais são as faces que mantêm contato com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano e para a porção posterior dos arcos dentais. A face oclusal é a face dos dentes posteriores, voltada para o arco antagonista. E a borda incisal, apesar de não ser uma face, é uma característica importante dos dentes anteriores. É formada pelo encontro das faces vestibular e lingual destes dentes. II. No contexto dos sistemas de informação em saúde, notificação é a comunicação da não ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária exclusivamente por profissionais de saúde, mas não por outros cidadãos, com o objetivo de impedir a adoção de medidas de intervenção pertinentes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O dente é o local onde a cárie se manifesta. Algumas condições dos elementos dentários os tornam mais suscetíveis à doença cárie, tais como a morfologia dental, que compreende anomalias na forma (fusão, dentes arredondados, superfícies regulares) e a macromorfologia (dentes posteriores que possuem saliências e reentrâncias que facilitam o controle do biofilme). II. A autoclave tem como função esterilizar materiais através de calor úmido sob pressão, em altas temperaturas; utiliza corpo interno metálico, podendo estar disposto na forma horizontal ou vertical, vedado por uma tampa fechada hermeticamente, garantindo a pressão interior. Um ciclo completo de esterilização constitui-se, basicamente, de três etapas: aquecimento, esterilização e secagem. É o aparelho que garante a eficiência do processo de esterilização, e seu uso deve ser sempre incentivado em substituição à estufa.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os tratamentos de dentística restauradora envolvem procedimentos preventivos como adequação do ambiente bucal, aplicação tópica de flúor e orientação individual de higiene e fisioterapia odontológica, passando pelo diagnóstico clínico e radiográfico da doença cárie, a degradação do elemento afetado utilizando materiais restauradores, estéticos ou não. II. O compressor odontológico fornece ar comprimido para o funcionamento dos vários módulos do consultório odontológico. Existem diversos modelos, tipos e tamanhos de compressores no mercado. São compostos por uma unidade de compressão propriamente dita, por um motor e por um tanque para armazenamento de ar. O controle do tempo de ligar e desligar o compressor é feito por válvulas (presostato) que automaticamente ligam ou desligam o aparelho, conforme as necessidades de ar. A regulagem e a manutenção dessas válvulas devem ser tarefa do técnico em manutenção de equipamento, cabendo ao pessoal auxiliar somente o acompanhamento e o fornecimento de informações aos técnicos responsáveis, em se tratando das alterações no funcionamento e da existência de vazamentos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Anatomicamente, o dente é dividido em coroa, colo e raiz. A coroa é a porção visível do dente, recoberta totalmente pelo esmalte, situada acima do osso de suporte e da gengiva e atuante na mastigação. Sofre desgaste fisiológico e/ou patológico. O colo compreende a região entre a coroa e raiz, marcada por um estrangulamento. A raiz fixa o elemento dental no osso alveolar. Pode ser única, dupla ou tripla. É formada por dentina, recoberta por cemento e internamente contém a porção radicular da polpa. Suporta o impacto da mastigação. II. Equipo odontológico é o equipamento onde são montados e suportados os instrumentos ativos de trabalho do cirurgião-dentista, bem como os mecanismos que permitem que esses instrumentos funcionem. Esses instrumentos ativos, normalmente chamados de peças de mão ou pontas, utilizam, para o seu funcionamento, líquido para refrigeração (água), ar comprimido e eletricidade. Geralmente os equipos contam, também, com áreas para colocação do instrumental manual do cirurgião-dentista.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A saliva possui capacidade tampão pela presença de íons de bicarbonato e fosfato que neutralizam os ácidos produzidos pelos microrganismos cariogênicos. Ela também tem a função de autolavagem e limpeza das superfícies dentárias e possui ação bacteriana por conter proteínas e imunoglobulinas que atuam a favor dos microrganismos cariogênicos. II. De acordo com os preceitos de promoção de saúde, o tratamento da doença cárie visa restabelecer o equilíbrio e a saúde bucal do paciente por meio do controle dos fatores etiológicos, como aplicação do biofilme, educação e instrução de higiene e dieta, além da aplicação de fluoretos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O SUS deve obedecer a uma série de princípios, dentre os quais é possível citar o da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral. II. À direção municipal do SUS compete dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O financiamento do SUS se dá através de recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de outras fontes. II. O dever do Estado de garantir a saúde exclui o dever das pessoas e da família com a garantia da manutenção da saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
ÉTICA, VALORES E REGRAS
A qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.
Os valores e regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos. O código de ética ou conduta, por exemplo, deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente.
Além disso, canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas sejam enfrentados e resolvidos com naturalidade.
Além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública e participam, direta ou indiretamente, da execução das políticas públicas.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ.
Com base no texto 'ÉTICA, VALORES E REGRAS', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto defende que, além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização pública com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública embora não participem da execução das políticas públicas.
II. De acordo com o texto, a qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.
III. De acordo com o texto, os valores e as regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, defende o texto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos.
Marque a alternativa CORRETA:
ÉTICA, VALORES E REGRAS
A qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.
Os valores e regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos. O código de ética ou conduta, por exemplo, deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente.
Além disso, canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas sejam enfrentados e resolvidos com naturalidade.
Além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública e participam, direta ou indiretamente, da execução das políticas públicas.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ.
I. De acordo com o texto, a adoção de princípios éticos nas organizações públicas constitui um desafio constante que pode ser contornado através de medidas educativas voltadas para a sociedade e para os familiares dos agentes públicos, principalmente. II. De acordo com o texto, os canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados na organização pública, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas são ignorados e agravados regularmente. III. O texto defende que o código de ética ou conduta deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente na organização.
Marque a alternativa CORRETA:
Boas práticas de atendimento
O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:
• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;
• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;
• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);
• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;
• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;
• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;
• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;
• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;
Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.
I. Ao realizar o atendimento, o servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se, de acordo com o texto. II. Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e informar ao usuário qual o prazo estimado para a resolução do seu problema, por exemplo, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Boas práticas de atendimento
O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:
• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;
• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;
• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);
• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;
• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;
• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;
• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;
• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;
Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.
I. O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão, procurando realizar um atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome), de acordo com o texto. II. A empatia, ou seja, a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, é uma característica pouco relevante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços públicos, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Boas práticas de atendimento
O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:
• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;
• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;
• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);
• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;
• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;
• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;
• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;
• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;
Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.
I. É importante, no atendimento, usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços, de acordo com o texto. II. Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz são práticas recomendáveis a um bom atendimento, afirma o texto. A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. As redes de Vigilância em Saúde se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador, de acordo com o texto. II. Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais, de acordo com o texto. II. As características territoriais e demográficas de uma região, o perfil econômico da população e o nível de escolaridade dos cidadãos são fatores que afetam diretamente a eficiência dos serviços, ações e projetos de Vigilância em Saúde, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. Os casos e as situações de risco, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde, de acordo com o texto. II. A Vigilância em Saúde é realizada por profissionais e entidades da iniciativa privada, sendo financiada por recursos do Sistema Único de Saúde ou por doações de instituições beneficentes, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. O território, no contexto da Vigilância em Saúde, reage às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam áreas distintas, afirma o texto. Assim, a Vigilância em Saúde deve contribuir para a redução da qualidade dos serviços sanitários em áreas onde a população se encontra espacialmente distribuída, de acordo com o texto. II. As ações de Vigilância em Saúde devem prever a participação da comunidade na execução das estratégias de educação em saúde, de prevenção de agravos e de conscientização sobre as práticas de higiene doméstica em todo o território de referência, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Vigilância e território
É no território, onde acontecem as relações de vida e trabalho, que a determinação social do processo de saúde e de doença se operacionaliza por meio da organização dos serviços de saúde em redes de Vigilância em Saúde. Essas redes se configuram em ambientes participativos e intersetoriais que possibilitam um ciclo contínuo de compreensão das possibilidades de riscos e de resiliência de problemas relacionados à vigilância sanitária, epidemiológica, de saúde ambiental e de saúde do trabalhador. O resultado deste processo se configura em elaborar um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde.
Ao considerar os aspectos de natureza econômica, social, ambiental, cultural, política e suas mediações, a Vigilância em Saúde amplia e empodera a sua capacidade de identificar onde e como devem ser feitas as intervenções de maior impacto no território.
O conceito de território oferece uma possibilidade da observação das dinâmicas das situações de risco e das atividades humanas nele materializados, com uma historicidade e mobilidade intercambiadas com cenários mais amplos e trajetórias da população e seus modos de reprodução, as quais são dadas por fluxos e configurações demográficas relacionadas aos modos de desenvolvimento regionais.
Os casos e as situações de risco, os quais são objetos concretos da Vigilância em Saúde, operam uma interconexão de territórios, estabelecendo redes de vigilância sanitária articuladoras das diferentes abordagens da Vigilância em Saúde. Tendo, além da expressão local, uma configuração articulada com outros territórios, transpondo, assim, fronteiras de um determinado local, oferecendo e absorvendo informações da dinâmica de determinação, condicionamentos e nexos causais dos casos e situações de risco em foco.
O território na Vigilância em Saúde responde às interações espaciais configuradas por problemas sanitários que conectam distintos territórios, por fluxos de cadeias produtivas e distributivas de produtos de interesse sanitário e pela vigilância de situações de risco similares.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ML3aXw.
I. As ocorrências de surtos epidêmicos, agravos à saúde e outros fatores que possam, a qualquer momento, constituir algum tipo de risco para a saúde humana, não são eventos de interesse da Vigilância em Saúde, de acordo com o texto. II. As redes de Vigilância em Saúde contribuem para o processo de elaboração de um mapa de intervenção sobre os condicionantes, os riscos e os impactos à saúde, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA: