Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores - PE 2021 para Psicólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1890104 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para realizar o atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis. No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes e o psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.
II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1890105 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. O psicólogo que atua em uma instituição pública não pode omitir a verdade ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
II. Não é dever do psicólogo exercer suas atribuições procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890106 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, caracteriza-se uma intimidação sistemática (bullying) quando há apenas a violência psicológica dissociada da violência física contra uma criança no ambiente escolar.
II. O psicólogo que atua em uma instituição pública deve exercer suas atribuições promovendo o atraso na prestação dos serviços e garantindo que os usuários dos serviços estarão insatisfeitos com a sua atuação.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890107 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador. É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio, da influência dos neurotransmissores e hormônios na qualidade de vida do indivíduo. É nessa fronteira de contato que os eventos psicológicos têm lugar.
II. O psicólogo deve atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural do paciente.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890108 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Não é dever do psicólogo exercer as suas atribuições sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo ou outro tipo.
II. Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais. Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890109 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria de Spitz explica a gênese da relação de objeto e da comunicação humana. Para tal, propõe que o desenvolvimento da primeira infância se processa em três estágios: pré-objetal (ou sem objeto); estágio precursor do objeto; e estágio do objeto libidinal. Spitz considera que esses estágios do desenvolvimento se alicerçam na inter-relação mãe-filho e podem facilmente ser identificados através da manifestação de comportamentos específicos na criança, designados de indicadores.
II. Dentro da terapia Gestalt, o paciente é impedido de explorar suas próprias experiências. Nela, os clientes são encorajados a não falar sobre suas emoções ou experiências. Dessa forma, ao reprimi-las, elas podem ser processadas em tempo real com o terapeuta. Ou seja, a Gestalt terapia é uma abordagem que se concentra mais na relação entre o cliente e seus pais.


Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890110 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.
II. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a pedido do profissional responsável pelo serviço; em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890111 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. O psicólogo que atua em uma instituição pública deve evitar realizar seu trabalho com respeito aos princípios éticos da sua profissão.
II. Para a Gestalt-terapia, uma pessoa funciona como um conjunto de partes independentes entre si. Alguns comportamentos, ideias ou sentimentos podem representar aspectos disfuncionais ou desatualizados em relação ao todo, facilitando a autorregulação e a capacidade criativa do organismo.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890112 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. No exercício da sua profissão, o psicólogo que atua em uma instituição pública deve respeitar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público.
II. O diagnóstico em Gestalt-terapia objetiva definir fenomenologicamente um processo: como esta pessoa está funcionando no momento e para que funciona deste modo, a que necessidades atende e a que necessidades deixa de atender. Esses questionamentos, na perspectiva gestáltica, devem ser respondidos a partir da aplicação de questionários com respostas objetivas, sem a intervenção ou participação do psicólogo. 

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890113 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação mãe-filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas, termo utilizado por Spitz para designar tais perturbações. De acordo com esse renomado estudioso, esses fenômenos podem acarretar manifestações tais como: o coma do recém-nascido; a cólica do terceiro mês; ou o eczema infantil.
II. O psicólogo deve basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890114 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.
II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público é um dever fundamental do psicólogo que atua em uma instituição pública.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890115 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não experienciam com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. Ou seja, para os estudiosos dessa escola de pensamento, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.
II. O psicólogo que atua em uma instituição pública não deve cultivar o temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890116 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal.
II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, o autor conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890117 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, há uma intensa atividade psíquica e mental, quando a criança desenvolve suas principais habilidades motoras e cria a percepção do "EU", ou seja, compreende as limitações e possibilidades do próprio corpo, da fala e das interações sociais complexas.
II. A violência psicológica, na perspectiva da Gestalt-terapia, é aquela realizada contra a pessoa idosa e que não inclui ações como o impedimento arbitrário de trabalhar ou de cuidar da aparência pessoal. Esse tipo de violência, para os estudiosos dessa escola, compreende apenas ações que geram danos físicos ou financeiros.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890118 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Monitorar, no contexto da gestão de pessoas, não significa controlar, mas sim saber o que as pessoas estão fazendo, estabelecer um banco de dados ou um sistema de informação gerencial que permita uma relação dialética entre os setores e as pessoas. 
II. No estágio do objeto libidinal, a criança é apanhada no conflito entre a sua vinculação libidinal à mãe e o medo de lhe desagradar e de perdê-la.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890119 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, é uma atitude incompatível com os deveres do psicólogo que atua em uma instituição pública.
II. O psicólogo deve contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890120 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Chamamos de personalidade o conjunto de características cognitivas, afetivas e volitivas que formam a construção pessoal de um indivíduo. O que define a personalidade de um indivíduo é a sua constituição genética, herdada dos seus pais. Ela está diretamente ligada à forma como interiorizamos nossos sentimentos, pensamentos, valores e experiências.
II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia – prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890121 Psicologia
Texto para a questão

BURNOUT

(Tironi, M. O. S. et al., 2010, disponível em: https://bit.ly/3pJk1wE). Com adaptações. 

A síndrome da estafa profissional (burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia [7]. A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre principalmente da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais [7,8,9].

A despersonalização é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, que passa a tratar pacientes e colegas como de maneira fria e impessoal [7,8]. Trata-se de um aspecto fundamental para caracterizar a síndrome de estafa profissional, já que outras de suas características podem ser encontradas nos quadros depressivos em geral [7,8]. Por fim, a ineficácia (ou sentimento de incompetência) revela uma autoavaliação negativa associada à insatisfação e infelicidade com o trabalho [7,8].

A definição mais divulgada de burnout compreende este fenômeno como uma síndrome psicológica, decorrente da tensão emocional crônica, vivenciada pelos profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas que necessitam cuidados e/ou assistência [7,9,10].

Existe um consenso entre os autores sobre a importância do papel desempenhado pelo trabalho, assim como da dimensão relacional da síndrome. Os autores referem que o que vem sendo discutido sobre o burnout (em oposição a outros tipos de reações de estresse) é a moldura interpessoal do fenômeno. Também concordam que os profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, assistindo-as, ou como responsáveis pelo seu desenvolvimento e bem-estar, encontram-se mais susceptíveis ao desenvolvimento do burnout [7-11].

Avaliando as variáveis responsáveis pelo desencadeamento do burnout encontramos: características pessoais (idade, nível educacional, estado civil etc.), características do trabalho (tempo de profissão, tipo de ocupação, tempo na instituição, relação com clientes/ colegas, conflito com os valores pessoais etc.), características organizacionais (ambiente físico, mudanças organizacionais, normas institucionais, clima, burocracia, comunicação etc.) e características sociais (suporte social, suporte familiar, cultura e prestígio) [8,9].
Leia o texto 'BURNOUT' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A dificuldade de mastigar e a queda de cabelo crônica são aspectos fundamentais para caracterizar a síndrome de estafa profissional, já que todas as outras características dessa doença podem ser encontradas nos quadros depressivos em geral, de acordo com as informações do texto.
II. O ambiente físico, as mudanças organizacionais, as normas institucionais, o clima, a burocracia e a comunicação são exemplos de características organizacionais que contribuem para o desencadeamento do burnout, conforme as informações presentes no texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890122 Psicologia
Texto para a questão

BURNOUT

(Tironi, M. O. S. et al., 2010, disponível em: https://bit.ly/3pJk1wE). Com adaptações. 

A síndrome da estafa profissional (burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia [7]. A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre principalmente da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais [7,8,9].

A despersonalização é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, que passa a tratar pacientes e colegas como de maneira fria e impessoal [7,8]. Trata-se de um aspecto fundamental para caracterizar a síndrome de estafa profissional, já que outras de suas características podem ser encontradas nos quadros depressivos em geral [7,8]. Por fim, a ineficácia (ou sentimento de incompetência) revela uma autoavaliação negativa associada à insatisfação e infelicidade com o trabalho [7,8].

A definição mais divulgada de burnout compreende este fenômeno como uma síndrome psicológica, decorrente da tensão emocional crônica, vivenciada pelos profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas que necessitam cuidados e/ou assistência [7,9,10].

Existe um consenso entre os autores sobre a importância do papel desempenhado pelo trabalho, assim como da dimensão relacional da síndrome. Os autores referem que o que vem sendo discutido sobre o burnout (em oposição a outros tipos de reações de estresse) é a moldura interpessoal do fenômeno. Também concordam que os profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, assistindo-as, ou como responsáveis pelo seu desenvolvimento e bem-estar, encontram-se mais susceptíveis ao desenvolvimento do burnout [7-11].

Avaliando as variáveis responsáveis pelo desencadeamento do burnout encontramos: características pessoais (idade, nível educacional, estado civil etc.), características do trabalho (tempo de profissão, tipo de ocupação, tempo na instituição, relação com clientes/ colegas, conflito com os valores pessoais etc.), características organizacionais (ambiente físico, mudanças organizacionais, normas institucionais, clima, burocracia, comunicação etc.) e características sociais (suporte social, suporte familiar, cultura e prestígio) [8,9].
Leia o texto 'BURNOUT' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. São características pessoais mencionadas no texto que contribuem para o desencadeamento do burnout a idade, o nível educacional e o estado civil, por exemplo.
II. A definição mais divulgada de burnout compreende este fenômeno como uma síndrome psicológica, decorrente da tensão emocional crônica, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1890123 Psicologia
Texto para a questão

BURNOUT

(Tironi, M. O. S. et al., 2010, disponível em: https://bit.ly/3pJk1wE). Com adaptações. 

A síndrome da estafa profissional (burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia [7]. A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre principalmente da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais [7,8,9].

A despersonalização é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, que passa a tratar pacientes e colegas como de maneira fria e impessoal [7,8]. Trata-se de um aspecto fundamental para caracterizar a síndrome de estafa profissional, já que outras de suas características podem ser encontradas nos quadros depressivos em geral [7,8]. Por fim, a ineficácia (ou sentimento de incompetência) revela uma autoavaliação negativa associada à insatisfação e infelicidade com o trabalho [7,8].

A definição mais divulgada de burnout compreende este fenômeno como uma síndrome psicológica, decorrente da tensão emocional crônica, vivenciada pelos profissionais cujo trabalho envolve o relacionamento intenso e frequente com pessoas que necessitam cuidados e/ou assistência [7,9,10].

Existe um consenso entre os autores sobre a importância do papel desempenhado pelo trabalho, assim como da dimensão relacional da síndrome. Os autores referem que o que vem sendo discutido sobre o burnout (em oposição a outros tipos de reações de estresse) é a moldura interpessoal do fenômeno. Também concordam que os profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, assistindo-as, ou como responsáveis pelo seu desenvolvimento e bem-estar, encontram-se mais susceptíveis ao desenvolvimento do burnout [7-11].

Avaliando as variáveis responsáveis pelo desencadeamento do burnout encontramos: características pessoais (idade, nível educacional, estado civil etc.), características do trabalho (tempo de profissão, tipo de ocupação, tempo na instituição, relação com clientes/ colegas, conflito com os valores pessoais etc.), características organizacionais (ambiente físico, mudanças organizacionais, normas institucionais, clima, burocracia, comunicação etc.) e características sociais (suporte social, suporte familiar, cultura e prestígio) [8,9].
Leia o texto 'BURNOUT' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. À luz das informações do texto, a despersonalização é caracterizada pela estabilidade emocional do profissional, que passa a tratar pacientes e colegas como de maneira fria e acolhedora.
II. O tempo de profissão, o tipo de ocupação, o tempo na instituição, as relação com clientes e colegas, o conflito com os valores pessoais são exemplos de características do trabalho que contribuem para o desencadeamento do burnout, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: C
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A
11: C
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: D
18: C
19: A
20: C