Questões de Concurso Público Prefeitura de Timbaúba - PE 2023 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 15 questões

Q2279330 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, a realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças.
II. O Agente de Combate às Endemias pode atuar de forma independente na coleta de animais e no recebimento, no acondicionamento, na conservação e no transporte de espécimes ou amostras biológicas de animais.  Marque a alternativa CORRETA:  

Alternativas
Q2279331 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, o desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.
II. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas. Marque a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Q2279332 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir:  I. Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, acometendo crianças exclusivamente.
II. O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Marque a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Q2279333 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir:  I. No Brasil, a meningite não é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
II. A meningite viral é geralmente mais grave que a bacteriana e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279334 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
II. Triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo, os adultos, de ambos os sexos, alimentam-se de sangue e, portanto, se infectados, podem transmitir o T. cruzi. Marque a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Q2279335 Saúde Pública

Analise as afirmativas a seguir: 

I. O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias está sob responsabilidade da União, cabendo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer, além de outros consectários e vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.


II. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, o voto, a privacidade, a liberdade religiosa, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, conforme previsto na Constituição. 

Marque a alternativa CORRETA:  

Alternativas
Q2279336 Saúde Pública

Analise as afirmativas a seguir: I. A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Paramecium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
II. A malária também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna. Marque a alternativa CORRETA


Alternativas
Q2279337 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha.
II. A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2279338 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. Esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Taenia solium. A pessoa adquire a infecção, quando entra em contato com água doce, onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.
II. O diagnóstico mais utilizado para detectar a esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de sangue. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença. O médico também pode solicitar teste de anticorpos para verificar sinais de infecção e, para formas graves, ultrassonografia. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279339 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. É permitida a autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade.
II. Os conselhos de usuários, de caráter consultivo, têm como atribuições acompanhar a prestação dos serviços, de modo que a participação do usuário no conselho será considerada serviço relevante e com remuneração custeada pelo órgão prestador do serviço. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279340 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como Sarampo Alemão.
II. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279341 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria encontrada na natureza, sendo altamente contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.
II. Com o início do tratamento, a transmissão da tuberculose, causada pelo bacilo de Koch, tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279342 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Echinococcus granulosus. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social.
II. A transmissão da hanseníase ocorre quando uma pessoa elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer. A forma de eliminação do bacilo pelo doente é pelos objetos utilizados pelo paciente.
III. A hanseníase apresenta longo período de incubação, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção. Geralmente, esse período dura em média de dois a sete anos, porém, há referências a períodos inferiores a dois e superiores a dez anos. Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2279343 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. Existem duas formas de infecção pelo vírus da hepatite D: coinfecção simultânea com o HCV e superinfecção do HDV em um indivíduo com infecção crônica pelo HCV. A hepatite D crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose.
II. A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de ação silenciosa, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado, podendo evoluir para cirrose ao longo do tempo.
III. A hepatite A não tem um tratamento específico, sendo mais importante evitar a automedicação para alívio dos sintomas, pois o uso de medicamentos desnecessários ou que são tóxicos ao fígado pode piorar o quadro. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2279344 Saúde Pública
Analise as afirmativas a seguir: I. O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
II. A infecção por dengue pode ser assintomática, mas normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.
III. O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada das fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano–vetor– humano. Os relatos de transmissão por via horizontal (de mãe para filho durante a gestação) e transfusional são raras. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: A
6: B
7: C
8: A
9: D
10: B
11: A
12: C
13: C
14: D
15: D