Questões de Concurso Público Prefeitura de Iguaracy - PE 2024 para Odontólogo
Foram encontradas 40 questões
I. Os incisivos centrais superiores (n°11 e n°21) apresentam características anatômicas únicas. Eles são maiores que os incisivos centrais inferiores em todas as dimensões, especialmente em largura (mesio-distalmente).
II. A raiz do incisivo central superior é menor que as raízes dos outros dentes permanentes superiores.
III. As cristas marginais, a fossa lingual e o cíngulo são mais proeminentes no incisivo central superior que no incisivo central inferior.
É CORRETO o que se afirma em:
( ) Os incisivos centrais superiores são maiores do que os incisivos laterais superiores, formando uma série descendente. Já no arco inferior ocorre o inverso: os incisivos centrais inferiores são ligeiramente menores que os laterais inferiores, formando uma série ascendente, menos evidente do que no arco superior.
( ) A coroa dos incisivos apresenta, em geral, forma pentaédrica, achatada no sentido Vestibulolingual. Os incisivos superiores apresentam, mais especificamente, a forma de uma pá, e os inferiores, a de um cinzel.
( ) A coroa dos incisivos é formada por quatro lóbulos de desenvolvimento: três vestibulares e um lingual, que se apresentam fusionados. No entanto, vestígios dos lóbulos podem ser identificados macroscopicamente.
( ) Todos os elementos do grupo dos incisivos são Birradiculados, apresentando uma raiz com achatamento mesiodistal.
Assinale a sequência CORRETA:
( ) Apresentam, pelo menos, uma fixação em partes moles (mucosa, fáscias, diretamente na derme), podendo sua origem ser óssea ou também tegumentar.
( ) Atuam como constritores ou dilatadores das aberturas faciais: olhos, nariz e boca.
( ) Fusionam-se ao nível de suas inserções e não têm, assim, tendões individualizados.
( ) Apresentam fáscia, o que facilita a sua dissecação.
( ) Estão constituídos por unidades motoras compostas de muitas fibras musculares, sendo, portanto, pouco inervados, incapazes de realizar movimentos muito delicados e precisos.
I. Todos se inserem na mandíbula. II. Atuam ativamente nos movimentos mandibulares. III. São revestidos por fáscias musculares. IV. São irrigados pela artéria maxilar.
É CORRETO que se afirma em:
“É um músculo bem espesso, de formato aproximadamente retangular, que se estende do corpo e do arco zigomático até o ramo da mandíbula. Apresenta-se disposto em dois feixes de fibras: um feixe superficial e um feixe profundo. Trata-se de um potente músculo elevador da mandíbula.”
Esta definição é referente ao músculo: