Questões de Concurso Público Prefeitura de Matriz de Camaragibe - AL 2024 para Cuidador Escolar

Foram encontradas 2 questões

Q3112930 Noções de Primeiros Socorros
No ambiente escolar, os acidentes ocorrerem com frequência, exigindo que educadores e funcionários estejam preparados para prestar os primeiros socorros. Considerando os diferentes tipos de acidentes que podem ocorrer, como quedas, cortes, queimaduras e crises convulsivas, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira atitude em caso de uma queda deve ser mover a vítima imediatamente para evitar mais danos, independentemente de suas condições aparentes.

II. Em caso de um corte, o ideal é utilizar qualquer tipo de material disponível, como algodão ou tecidos, para estancar o sangue e evitando a limpeza da ferida, pois isso pode agravar o sangramento.

III. Se uma pessoa tiver uma crise convulsiva, é fundamental proteger a cabeça da vítima e, após a convulsão, colocála na posição lateral de segurança.

IV. Para queimaduras, deve-se resfriar a área afetada com água corrente por pelo menos 10 minutos e nunca aplicar gelo diretamente sobre a queimadura.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3112931 Noções de Primeiros Socorros
Em ambientes escolares, é possível que um aluno ou funcionário venha a desmaiar devido a diferentes causas, como queda de pressão, estresse, calor excessivo ou hipoglicemia. Considere as afirmativas abaixo sobre as atitudes a serem tomadas quando uma pessoa desmaia e assinale a alternativa correta.
I. Ao presenciar um desmaio, a primeira ação é oferecer água ou alimentos para que a pessoa recobre os sentidos rapidamente.

II. O ideal é deitar a pessoa de costas, levantar as pernas acima do nível do coração e afrouxar suas roupas, permitindo que o fluxo sanguíneo seja restabelecido para o cérebro.

III. Se a pessoa permanecer inconsciente por mais de um minuto, é necessário monitorar a respiração e os batimentos cardíacos, acionando imediatamente os serviços de emergência.

IV. Caso a pessoa recobre a consciência, deve-se levantar imediatamente para evitar uma nova queda devido à desorientação.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D