Questões de Concurso Público Prefeitura de Matriz de Camaragibe - AL 2024 para Médico Plantonista
Foram encontradas 40 questões
I. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante Políticas Sociais e Econômicas, que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
II. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde(SUS), segundo diretrizes, deste que, mediante contrato de Direito Público ou Convênio, tendo preferência as entidades não filantrópicas e as com fins lucrativos.
III. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da Lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Estão CORRETOS os itens:
I. As Redes de Atenção à Saúde, são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
II. As redes de atenção em saúde se organizam de forma poliárquica.
III. A Comissão Intergestora Tripartite é uma instância de articulação e pactuação na esfera estadual que atua na direção regional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo.
Estão CORRETOS os itens:
I. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
II. A aquisição de recursos humanos e financeiros para o fortalecimento da saúde no país, melhoras nos indicadores socioeconômicos e nos índices de educação.
III. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Estão CORRETOS os itens:
I. Fatores de risco potencialmente modificáveis para acidente vascular cerebral incluem hipertensão, estilo de vida sedentário, dieta inadequada, estresse psicossocial, depressão, tabagismo e alto consumo de álcool.
II. Os sintomas mais comuns de apresentação do acidente vascular cerebral isquêmico são afasia e outras dificuldades de fala, Hemiparesia, Hemianestesia, Desatenção Hemiespacial e Hemianopsia Homônima.
III. A tomografia computadorizada de crânio sem contraste é apropriada para diagnosticar acidente vascular cerebral e descartar hemorragia intracraniana (que é uma contraindicação absoluta à terapia trombolítica).
Estão CORRETOS os itens:
( ) Os agentes etiológicos em menores de 1 mês são: Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis.
( ) As bactérias entram no Sistema Nervoso Central por disseminação hematogênica ou extensão direta de locais contíguos.
( ) As características clínicas são variáveis, inespecíficas, dependem da idade, da duração da doença e da resposta do hospedeiro à infecção; em alguns casos, podem estar ausentes.
I. Fatores de risco associados à pancreatite aguda incluem: cálculos biliares, abuso de álcool, medicamentos, trauma abdominal contuso ou penetrante, predisposição genética, obesidade mórbida, diabetes tipo 2, tabagismo.
II. A causa da pancreatite alcoólica é a ingestão aguda substancial de álcool.
III. 40% dos pacientes com pancreatite aguda desenvolvem pré-diabetes ou diabetes de início recente após o primeiro episódio de pancreatite aguda.
Estão CORRETOS os itens:
I. Uma vez que uma fonte de sangramento gastrointestinal superior é excluída, a colonoscopia é o exame inicial de escolha para o diagnóstico e tratamento de HDB aguda.
II. Durante a entrevista com o paciente, o relato de sangue em borra de café nas fezes já é suficiente para excluir a hipótese de HDB.
III. A gestão inicial de um paciente com suspeita de HDB agudo inclui triagem para o ambiente apropriado para gestão (ambulatorial, hospitalar, unidade de terapia intensiva), medidas gerais de suporte (por exemplo, oxigênio, estabelecimento de acesso intravenoso adequado), ressuscitação adequada de fluidos e hemoderivados e gestão de coagulopatias, anticoagulantes e agentes antiplaquetários.
Estão CORRETOS os itens:
I. Ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
II. Prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito, sem o consentimento do seu representante legal.
III. Usar formulários institucionais para atestar, prescrever e solicitar exames ou procedimentos dentro da instituição a que pertençam tais formulários.
Estão CORRETOS os itens: