Questões de Concurso Público Prefeitura de Matriz de Camaragibe - AL 2024 para Médico Psiquiatra
Foram encontradas 17 questões
I. Diminuição da energia, cansaço e fadiga são comuns nesse transtorno, sendo que o indivíduo pode relatar fadiga persistente sem esforço físico ou mesmo as tarefas mais leves parecem exigir um esforço substancial.
II. A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período de pelo menos duas semanas durante as quais há um humor depressivo ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades.
III. A afetividade negativa (Neuroticismo) é um fator de risco bem estabelecido para o início do transtorno depressivo maior, e altos níveis parecem aumentar a probabilidade de os indivíduos desenvolverem episódios depressivos em resposta a eventos estressantes na vida.
Estão CORRETOS os itens:
( ) Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia.
( ) O tempo mínimo de sintomas ativos é de um mês, mas o DSM-5 exige um tempo total de prejuízo no funcionamento de seis meses, incluindo a fase Prodrômica – anterior ao início do primeiro episódio psicótico – e sintomas residuais.
( ) Os antipsicóticos de segunda geração têm em comum uma alta afinidade por receptores D2 e, em relação aos de primeira geração, apresentam maior potencial para induzir síndromes extrapiramidais (p. ex., tremores, rigidez e bradicinesia), como resultado do bloqueio dopaminérgico em via Nigroestriatal.
I. Transtorno da dor gênito-pélvica/penetração refere-se a quatro dimensões de sintomas comórbidos comuns: 1) dificuldade para ter relações sexuais; 2) dor gênitopélvica; 3) medo de dor ou de penetração vaginal; e 4) tensão dos músculos do assoalho pélvico.
II. A dificuldade marcante para ter relações/penetrações vaginais pode variar desde incapacidade total para experimentar penetração vaginal em qualquer situação (p. ex., relação sexual, exames ginecológicos, inserção de absorvente interno) até a capacidade para experimentar facilmente a penetração em uma situação, porém não em outra.
III. Medo ou ansiedade intensa de dor vulvovaginal ou pélvica em antecipação a, durante ou como resultado de penetração vaginal é um relato comum de mulheres que sentem dor regularmente durante a relação sexual.
Estão CORRETOS os itens:
I. Escutar a criança e a família sobre o comportamento apresentado, contextualizando-o;
II. Procurar ver todas as manifestações como decorrentes da hereditariedade ou da carga biológica;
III. Procurar resolver as dificuldades no próprio ambiente da criança (antes de recorrer a programas de atenção secundária ou hospitais).
Estão CORRETOS os itens:
I. O psiquiatra que atua como perito, assistente técnico ou médico assistente é preliminarmente um médico, e deve atuar guiado pela capacitação técnica, honestidade e veracidade no exercício de suas funções.
II. É vedado ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
III. Quando o psiquiatra forense prestar serviços como médico assistencialista, o sigilo deve ser resguardado, salvo em situações excepcionais, em que, por motivo justo ou dever legal, existe a possibilidade de se compartilhar informações que sejam estritamente necessárias para prevenir danos ao próprio paciente e a terceiros.
Estão CORRETOS os itens:
I. A ESF está estruturada para ser a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde, atuando na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação.
II. As equipes profissionais que a formam são compostas por, no mínimo: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde.
III. A ESF tem o papel de coordenar o cuidado dos usuários dentro da rede de serviços do SUS, garantindo o fluxo entre os diferentes níveis de atenção (primária, secundária e terciária).
Estão CORRETOS os itens: