Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Arquivologista
Foram encontradas 50 questões
I. É correto afirmar que Arquivologia, como uma área do conhecimento humano que possui um saber teórico-prático, estruturado e organizado, tem objeto de estudo o documento de arquivo.
II. É correto afirmar que a instituição arquivística é o órgão responsável pelo recolhimento, preservação e acesso dos documentos gerados pela administração pública.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que a arquivologia brasileira recebeu a influência de técnicas e teorias exclusivamente francesas na construção do campo teórico arquivístico com a vinda, em 1959, do arquivista francês Henri Baullier de Branche.
II. É correto afirmar que o marco inicial da história dos arquivos e da Arquivologia no Brasil foi a criação do arquivo nacional brasileiro, em 1838, denominado Arquivo Público do Império.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que o primeiro curso da área de Arquivologia no Brasil, voltado ao ensino regular, foi o Curso Permanente de Arquivos, criado em 1970.
II. É correto afirmar que o primeiro curso de Arquivologia em nível superior foi criado no Rio de Janeiro na década de 1980.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Documento arquivístico é a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição.
II. São elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades: suporte (base física do documento) e forma (textual, gráfico, sonoro) cor, tamanho e tipo de letra, data, local, assinatura, destinatário, logomarca, selo, carimbo e outros.
III São elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades: anotações (urgente, arquive-se, ciente e outros) e contexto (jurídTodas as afirmativas estão corretas. co-administrativo), leis, normas, regimentos, regulamentos, estrutura organizacional etc. relativos à instituição criadora do documento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que a Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento a guarda permanente.
II. É correto afirmar que arquivos são conjuntos de documentos produzidos e recebidos apenas por órgãos públicos, instituições de caráter público, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público poderá ser realizada sem a necessidade prévia autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
II. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental.
II. É correto afirmar que os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Camisa, em Arquivologia, é a folha de papel almaço utilizada para separar conjuntos de documentos dentro de uma pasta.
II. Projeção, em Arquivologia, é a saliência que se apresenta na parte superior de uma guia [ou pasta], podendo ser de aço ou plástico, destinando-se a receber a notação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para gerenciar os documentos de uma instituição, é importante implementar uma rotina de tratamento de documentos, entre elas: identificar quais tipos de documentos a empresa produz; definir as fases do ciclo de vida dos arquivos; estabelecer critérios de classificação (data, assunto, departamento, entre outras categorias).
II. Para gerenciar os documentos de uma instituição, é importante implementar uma rotina de tratamento de documentos, entre elas: indexar os arquivos, isto é, criar um índice; implementar um sistema de gestão documental, seja para arquivos físicos ou digitais; definir medidas de segurança e controle de acesso.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É certo afirmar que um Plano de classificação é um Sistema de classes pré-definidas, concebido para a organização de um arquivo corrente.
II. É certo afirmar que Plano de preservação de arquivos analógicos é um documento estratégico que descreve os procedimentos para a estruturação técnica e organizacional voltados à preservação contínua de documentos de arquivo eletrônicos por ações realizadas sobre os objetos digitais que os compõem.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É certo afirmar que, embora importante, a classificação de um documento para ser arquivado é uma atividade menor em relação à atividade de avaliação e de descrição para acessar um documento arquivado.
II. É certo afirmar que a classificação de arquivos visa a organização dos documentos, por essa razão, a classificação de arquivos tem um caráter geralmente especulativo e não um caráter pragmático, prático e fácil de uso.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É certo afirmar que, em Arquivologia, Acesso significa possibilidade de tornar acessíveis os documentos e promover sua utilização mediante a preparação e a publicação de instrumentos de pesquisa, a organização de serviços educativos, de referência e divulgação.
II. É certo afirmar que em Arquivologia, Completeza consiste em um atributo de um documento arquivístico que se refere à falta de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos pela organização produtora e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de maneira a ser capaz de gerar consequências.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. Diligência, em Arquivologia, significa o ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, no todo ou em parte, do documento anteriormente sujeito a grau de sigilo.
II. Desclassificação, em Arquivologia, é o ato pelo qual um processo que, tendo deixado de atender as formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Documento Arquivístico Digital, em Arquivologia, é o documento arquivístico codificado em dígitos binários produzido, transmitido e armazenado por sistema computacional.
II. Documento Arquivístico Eletrônico, em Arquivologia, é o documento arquivístico reconhecido e tratado como um documento arquivístico acessível por meio de um equipamento eletrônico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que os registros civis de arquivos de entidades religiosas produzidos anteriormente à vigência do Código Civil ficam identificados como de interesse público e social.
II. É correto afirmar que ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que todo documento que chega a uma unidade de arquivamento deve receber um Tratamento Arquivístico, que consiste em um conjunto de operações aplicadas aos documentos em cada fase de seu ciclo de vida, a fim de garantir sua conservação, organização, acessibilidade e utilização de acordo com a finalidade determinada por sua produção.
II. É correto afirmar que, o Tratamento Arquivístico passa pelo Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD, sistema que controla o ciclo de vida dos documentos arquivísticos. A gestão arquivística de documentos compreende a captura, a tramitação, a utilização e o arquivamento, mas não controla a destinação final, isto é, eliminação ou recolhimento do documento para guarda permanente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que normas de descrição arquivística são baseadas em princípios teóricos aceitos como, por exemplo, o princípio de que a descrição arquivística procede do particular para o geral.
II. É correto afirmar que normas internacionais de descrição arquivista estabelecem diretrizes gerais que devem ser usadas em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É objetivo do processo de descrição arquivística identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover-lhe o acesso. Esse processo estabelece controle intelectual necessário para tornar confiáveis, autênticas, significativas e acessíveis descrições que serão mantidas ao longo do tempo.
II. Processos relacionados à descrição podem começar na ou antes da produção dos documentos e continuam durante sua vida.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), criado 1981, é o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) e está vinculado ao Arquivo Nacional.
II. São objetivos do CONARQ: definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que A ISAAR (CPF) é a Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Família. Foi elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA). Em 2004, o ISAAR (CPF) está em sua terceira edição.
II. É correto afirmar que a edição atual do ISSAR (CPF) se subdivide em quatro áreas: Área de Identificação, Área de Descrição, Área de Relacionamentos e Área de Controle.
Marque a alternativa CORRETA: