Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Angiologista
Foram encontradas 50 questões
I. O Endotélio Vascular desempenha um papel importante na regulação fisiológica do tônus vascular, na inflamação e na hemóstase, através da sua capacidade de detectar e responder a estímulos mecânicos e bioquímicos.
II. A disfunção endotelial, caracterizada por uma diminuição na biodisponibilidade em óxido nítrico, refere-se à incapacidade do endotélio em desempenhar as suas funções fisiológicas, resultando daqui uma resposta inadequada ao estímulo a que foi sujeito.
III. A disfunção endotelial é um marcador para eventos cardiovasculares, dado o seu papel na iniciação de uma cascata de acontecimentos que levam ao desenvolvimento e progressão da aterosclerose e doença cardiovascular.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As evidências laboratoriais das alterações hemostáticas nos indivíduos diabéticos suportam a observação clínica de que o diabetes é um estado de hipocoagulabilidade e hiperfibrinólise.
II. O efeito direto da hiperglicemia sobre o sistema hemostático é observado na molécula de fibrinogênio. O fibrinogênio glicado resulta na formação de um coágulo de fibrina mais denso, com fibras mais finas e resistentes à fibrinólise. III. A fibrina glicada liga menos ao ativador do plasminogênio tipo tecidual (t-PA) e ao plasminogênio, gera menos plasmina e aumenta a ligação da alfa2-antiplasmina.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Infecção Pulmonar pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está associada a microtrombose, endotelite e angiogênese intussusceptiva, em uma intensidade não observada em outras infecções virais ou pneumonias intersticiais de semelhante gravidade.
II. Realimentando o círculo vicioso da inflamação e trombose, as citocinas são fatores quimiotáticos para leucócitos.
III. O aumento de eventos trombóticos tanto venosos (trombose venosa profunda, embolia pulmonar) quanto arteriais (acidente vascular encefálico isquêmico, tromboses arteriais periféricas) em pacientes infectados pelo SARS CoV-2.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Todo o processo inflamatório que caracteriza a trombose venosa culmina frequentemente na recanalização venosa, embora por vezes com lesão valvular.
II. O termo trombofilia pode ser usado especificamente para definir doenças em que há anomalias intrínsecas da coagulação ou nos seus mecanismos reguladores, causando uma tendência para o tromboembolismo venoso.
III. As lesões tecidulares e a manipulação cirúrgica levam à libertação de substâncias vasoativas e de fatores coagulantes que atuam localmente e à distância, diminuindo o risco trombogênico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A trombose venosa profunda resulta de processo de hipocoagulação sistêmica, em associação com uma estase venosa local, decorrente quase sempre de redução da atividade física do paciente
II. A embolia pulmonar é a consequência menos grave da Trombose Venosa Profunda (TVP) e sempre é sua última manifestação.
III. A embolia pulmonar é causada pela liberação de um trombo já existente numa veia profunda, na corrente sanguínea, levada ao coração e daí, a uma artéria pulmonar, onde provoca sua obstrução, parcial ou total.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O uso da heparina e dos cumarínicos é associado a dois importantes problemas: janela terapêutica estreita e grande variabilidade na relação dose-resposta.
II. A trombina pode ser inibida indiretamente por agentes que ativam inibidores da trombina de ocorrência natural (antitrombina ou cofator II da heparina) ou diretamente por drogas que se ligam à trombina e impedem sua ligação com o substrato.
III. A heparina não fracionada (HNF) e a heparina de baixo peso molecular (HBPM) são drogas usadas na profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso (TEV) e (em associação com agentes trombolíticos e antiplaquetários) são também utilizadas nas síndromes isquêmicas coronarianas agudas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A lesão aterosclerótica é a anormalidade mais comum encontrada nas artérias, decorrente inicialmente de dois processos básicos: acúmulo de colesterol e proliferação de células musculares lisas na túnica íntima, o que leva à inflamação.
II. Observações fisiopatológicas em seres humanos e animais levantam a hipótese de que a aterosclerose é resultante de uma resposta do organismo à injúria tecidual com enfoque para a disfunção endotelial.
III. Evidências acumulam-se no sentido de sugerir que a lipoproteína de alta densidade (HDL) modificada pela oxidação (HDLox) é o principal fator envolvido no desencadeamento da lesão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A aterosclerose é uma doença multifatorial, lenta e progressiva, resultante de uma série de respostas celulares e moleculares altamente específicas.
II. O acúmulo de lipídios, células inflamatórias e elementos fibrosos, que se depositam na parede das artérias, são os responsáveis pela formação de placas ou estrias gordurosas e, geralmente, ocasiona a obstrução das mesmas.
III. Manifestações agudas, como angina instável (AI) e infarto agudo do miocárdio (IAM) são geralmente desencadeadas por desestabilização da placa aterosclerótica, com redução significativa e abrupta da luz do vaso devido à formação local do trombo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Isquemia aguda cutânea e/ou de extremidades é uma condição não rara na prática clínica e pode ser uma manifestação de diversas doenças subjacentes ou ainda ser um fenômeno clínico cuja etiologia pode não ser definida, mesmo após uma ampla investigação complementar.
II. A principal causa de isquemia periférica na população adulta é a aterosclerose, com ou sem diabetes mellitus, tendo o tabagismo e a hipertensão como principais fatores que contribuem para o seu aparecimento.
III. A isquemia periférica também pode ser secundária a êmbolos cardíacos, trauma arterial e dissecção, trombose de um aneurisma e trombose venosa maciça.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Aneurisma da aorta abdominal é um abaloamento causado pelo fortalecimento da parede da artéria abdominal. Esta dilatação da aorta se dá por diversos fatores, como a senilidade, o tabagismo e distúrbios genéticos.
II. Os aneurismas de aorta são assim considerados quando o diâmetro vascular atinge ou supera 90% do diâmetro normal da aorta.
III. O aneurisma de aorta abdominal trata-se de uma patologia relacionada a multifatores, dentre eles: idade, tabagismo, aterosclerose e histórico familiar.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A disfunção erétil é definida por incapacidade persistente de iniciar e manter ereção suficiente para uma performance sexual satisfatória. Apresenta fisiopatologia e etiologia múltiplas, tornando-se uma desordem complexa e de difícil manejo clínico.
II. A disfunção erétil vasculogênica (DEV) apresenta-se como uma das principais representantes desse quadro, com fatores de risco bem definidos, como hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, tabagismo e doença cardiovascular.
III. A DEV pode ser causada por obstrução do fluxo arterial, por incompetência venosa (varicocele), apenas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A angina vasoespástica ou angina de Prinzmetal, define-se como uma angina espontânea, acompanhada de elevação transitória do segmento ST e que se deve ao espasmo de uma artéria coronária epicárdica.
II. Embora na grande maioria dos casos o vasoespasmo esteja relacionado com lesões coronárias, este também pode surgir em segmentos arteriais angiograficamente normais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A síndrome de compressão neurovascular da cintura escapular (SCNVCE), atualmente, é considerada como sendo resultante, principalmente, da irritação do plexo braquial por bridas fibromusculares e estruturas ósseas congênitas anômalas, ou pela compressão que eventualmente a tesoura costoclavicular acarreta.
II. As múltiplas formas que a SCNVCE pode assumir em diferentes pacientes e os numerosos diagnósticos diferenciais que devemos ter sempre em mente tornam fácil o diagnóstico de certeza.
III. O único tipo de tratamento recomendável para um grupo de pacientes que apresentam sintomatologia severa é a utilização de corticóides.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O reconhecimento tardio e o manuseio adequado dessas lesões podem reduzir significativamente sua morbidade e mortalidade.
II. Por causa da elasticidade acentuada e dos vasos sanguíneos sadios em crianças e adolescentes, o trauma vascular é muito raro.
III. O menor calibre dos vasos e a alta tendência ao vasoespasmo, associados à discrepância entre o tamanho do instrumental cirúrgico comumente utilizado e o vaso da criança, são fatores que favorecem a trombose precoce após reparo cirúrgico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Entre as doenças crônicas não transmissíveis, as do aparelho urinário constituem a principal causa de mortalidade no mundo, incluindo o Brasil, país com uma das taxas mais altas da América do Sul.
II. Um dos aspectos principais da mortalidade cerebrovascular é o fato da redução do risco de morte pela doença ser muito mais desigual, de acordo com os indicadores sociais e econômicos em macrorregiões, estados ou distritos de cidades, que a de outras doenças crônicas não transmissíveis.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O tratamento cirúrgico das varizes inclui a técnica clássica de laqueação da junção safeno-femoral (JSF) e stripping da veia grande safena (VGS), associada ou não a flebectomia complementar.
II. Até há poucos anos, a laqueação da JSF e o stripping da VGS eram os tratamentos mais amplamente usados pelos cirurgiões vasculares em todo o mundo, sendo ainda hoje considerada por muitos a técnica cirúrgica gold standard no tratamento de varizes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A erisipela trata-se de uma infecção bacteriana de evolução aguda, que atinge a porção mais profunda da pele (derme e tecido adiposo), apresentando uma rápida progressão e podendo abranger áreas corporais extensas em pouco tempo.
II. No período de incubação, que pode decorrer entre 10 a 60 dias, aparecem manifestações clínicas tais como: lesões cutâneas (manchas) - as iniciais são bastante discretas - caracterizando-se por um leve eritema, acompanhado por discreto prurido, no local do início da infecção, manifestando febre, náuseas e vômitos, rubor, dor e mau estado geral.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As vasculites são um grupo de doenças sistêmicas heterogêneas, caracterizadas pela inflamação na parede vascular. Como consequência desse processo inflamatório o vaso poderá romper, obstruir ou até formar trombos determinando isquemia.
II. As vasculites são situações agudas e várias doenças sistêmicas podem, não somente mimetizá-las, como também desenvolver vasculites secundárias, como, por exemplo, a vasculite da artrite reumatoide.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O trauma vascular periférico há tempos é considerado um desafio único, mesmo em grandes centros de referência. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, os traumas vasculares correspondem a 8% dos traumas em geral.
II. Os problemas diminuem quando o acometimento vascular se dá na população pediátrica, tanto por sua alta incidência, quanto pelos desafios técnicos envolvidos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O fenômeno de Raynaud (FRy) caracteriza-se por episódios irreversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a palidez, seguido por cianose e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao calor.
II. O FRy secundário é um evento funcional benigno e não está associado a nenhuma doença ou condição subjacente. Já o Fry primário pode estar associado a uma série de condições, principalmente a doenças reumáticas autoimunes.
Marque a alternativa CORRETA: