Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Auditor
Foram encontradas 19 questões
I. A saúde não é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado não ter a obrigação de prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, segundo disposto na Lei orgânica da saúde.
II. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo disposto na Lei orgânica da saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Ancilostomíase é uma parasitose gastrointestinal que acomete os animais domésticos e, em território nacional, essa enfermidade tem como principais agentes etiológicos o Ancylostoma caninum e o Ancylostoma brazilienses.
II. Por possuírem alto potencial zoonótico, esses parasitos podem infectar os humanos que tiverem contato com sua forma infectante.
III. A precariedade do saneamento básico e falta de conhecimento por parte de alguns profissionais de saúde e da população não têm nenhuma relação para a transmissão dessa doença.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os parasitas intestinais causam doenças em grande parte da população mundial, dentre esses, destaca-se o helminto Ascaris lumbricoides.
II. A Ascaridíase é comumente assintomática, porém, quando as infestações se apresentam de forma moderada a alta de parasitas pode causar complicações como desnutrição, especialmente em crianças, com a transmissão sendo facilitada por alimentos ou objetos contaminados.
III. O Ascaris lumbricoides pode gerar uma redução na entrada e absorção de nutrientes, desencadeando assim quadro de desnutrição, que leva a criança a um retardo no crescimento físico, mental e intelectual.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As substâncias psicoativas afetam órgãos importantes como fígado, coração e sistema nervoso central e as consequências causadas podem ser irreversíveis, ocasionando aspectos negativos no funcionamento geral do indivíduo modificando consideravelmente seus comportamentos.
II. O uso contínuo, cada vez mais frequente e com maiores quantidades das substâncias na busca incessante pelo prazer momentâneo acabam por causar efeitos como paranoia, hipervigilância, insônia, medo, alterações da percepção de realidade, agressividade e comportamento violento.
III. As substâncias psicoestimulantes não podem ser consideradas problemas de saúde pública, jamais sendo responsáveis, pelo aumento de doenças como AIDS, gravidez inesperada e hepatite.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É função do Agente de Combate às Endemias (ACE): Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.
II. É função do Agente de Combate às Endemias (ACE): Promoção de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de Atenção Básica.
III. Não é função do Agente de Combate às Endemias (ACE): Divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A educação em saúde no contexto dos serviços de saúde pública tem importantes dimensões a serem tratadas: a educação permanente em saúde como política norteadora dos processos educativos contínuos nos diferentes arranjos assistenciais do SUS, com suas diversas denominações.
II. A educação popular em saúde, que reconhece que os saberes são construídos diferentemente e, por meio da interação entre sujeitos, esses saberes se tornam comuns ao serem compartilhados.
III. Para produzir mudanças no processo de trabalho das equipes, nas práticas de gestão, de atenção e de controle social, é fundamental dialogar com as práticas e concepções vigentes no SUS de forma a problematizá-las não em abstrato, mas no concreto do trabalho de cada equipe e nos espaços de interação entre elas, a comunidade e a gestão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
II. Os municípios não poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
III. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É função do Agente Comunitário de Saúde (ACS): Mobilização da comunidade e estímulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas de saúde e socioeducacional.
II. É função do ACS: Realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento de pessoas.
III. Não é função do ACS: Detalhamento das visitas domiciliares, com coleta e registro de dados relativos às suas atribuições para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Esquistossomose Mansônica permanece sendo um problema sem importância alguma para a saúde pública no país e no mundo.
II. Há diversas áreas no Brasil que são endêmicas para a moléstia, constituindo importante causa de morbidade e mortalidade da população.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Deverão ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
II. Não caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
III. O SUS promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os órgãos responsáveis pela Política Indígena do País, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A antibioticoprofilaxia é recomendada para reduzir a carga bacteriana no momento da incisão cirúrgica e evitar a infecção do sítio cirúrgico.
II. Garantir que essa medida seja realizada de forma padronizada é uma medida importante no controle de antibióticos em hospitais.
III. A auditoria configurou-se em uma ferramenta bastante eficaz para identificação das causas do problema levantado, além de uma forma mais fidedigna para a computação do indicador de porcentagem de pacientes que receberam antibiótico profilático 30 a 60 minutos antes da incisão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para o tratamento de dependentes químicos, a realidade brasileira demonstra baixa adesão dos usuários e insuficiência de estruturas para suprir a demanda que possibilite assistência de qualidade.
II. Tais fatos dificultam a manutenção do usuário em tratamento no seu meio social e familiar, contribuindo para a internação.
III. Quando a internação se torna inevitável, inicialmente sua finalidade se volta para a desintoxicação do usuário.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
II. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena não deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Não são estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
II. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizamse pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
II. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, não serão observados os princípios éticos e nem as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento, segundo disposto na Lei Orgânica da Saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os trabalhadores da área da saúde estão expostos a diferentes tipos de agentes, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e ectoparasitas.
II. O sangue e as vias aéreas representam as principais formas de contágio, seja por meio de acidentes com perfurocortantes e respingos de sangue em mucosas seja pela inalação de aerossóis ou partículas maiores.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As Redes de Atenção à Saúde (RAS) devem ter foco na população, de forma integral, por meio de serviço contínuo de cuidados que visem deixar a promoção da saúde em segundo plano.
II. A Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) tem a finalidade de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência de forma ágil e oportuna.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, não buscam garantir a integralidade do cuidado.
II. As RAS são sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, por meio de um ciclo completo de atendimentos, que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) é responsável por instaurar uma práxis capaz de superar as políticas que compreendiam a saúde da mulher exclusivamente a partir de seu papel de mãe (reprodutora e cuidadora de filhos), e que, por isso, organizavam o sistema de saúde de maneira excludente e medicalizadora.
II. O caráter integral da PNAISM diz respeito a uma forma emancipadora de compreender as mulheres e sua saúde, um cuidar que vai além do período reprodutivo e que as compreende como cidadãs, diversas e plenas de direito.
Marque a alternativa CORRETA: