Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Dermatologista
Foram encontradas 50 questões
I. A doença ulcerosa péptica é uma afecção muito prevalente, desencadeada pelo desequilíbrio entre os fatores que agridem e que defendem a mucosa, resultando em lesão dessa mucosa, principalmente em regiões como a pequena curvatura do estômago e duodeno proximal.
II. Os principais fatores de risco são infecção por Helicobacter pylori e uso de anti-inflamatórios esteroidais. O diagnóstico é realizado através de história clínica em conjunto com a endoscopia digestiva alta e identificação de infecção pelo H. pylori.
III. O tratamento é realizado inicialmente com inibidores de bombas de prótons e terapia combinada para não erradicação do H. pylori.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os tumores de pele da mão correspondem ao câncer primário mais comum dessa região. Os tumores de pele são divididos em benignos e malignos.
II. As lesões benignas mais comuns da mão são: carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular e melanoma.
III. As lesões malignas se apresentam como lesões dolorosas em áreas de exposição solar, como no dorso da mão e em suas extremidades.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Tricose Compulsiva mais conhecida na dermatologia é a Tricotilomania, porém outras menos citadas devem ser lembradas, como tricotemnomania, tricofagia, tricoteiromania, pseudoalopecia da coçadura, tricocriptomania, tricorrexomania e plica neuropática.
II. Tricotilomania é o ato compulsivo de extrair os cabelos, embora pêlos de qualquer região do corpo também possam estar envolvidos no processo.
III. A abordagem de um paciente com tricotilomania requer cautela e deve ser feita sob os pontos de vista psiquiátrico e dermatológico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A aranha-marrom pica quando pressionada contra o corpo ao se vestir roupas, por exemplo. Em um estágio inicial, até aproximadamente oito horas, forma-se no local a placa marmórea, com alterações de cor, entremeando eritema, palidez e cianose, demonstrativos da necrose instalada.
II. O loxoscelismo cutâneo pode simular várias doenças dermatológicas: nas suas fases iniciais (placa e escara), deve-se descartar aplicação de drogas, necroses de origem vascular e infecções cutâneas necrotizantes ou não, como as erisipelas, especialmente na face, e o ectima gangrenoso.
III. Na fase de úlcera, é fundamental a inclusão do loxoscelismo cutâneo no diagnóstico diferencial das úlceras crônicas, particularmente a leishmaniose e a esporotricose na forma ulcerada única, a paracoccidiodomicose, a tuberculose cutânea, o pioderma gangrenoso, a úlcera tropical e os linfomas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As verrugas são doenças infecciosas causadas pelo grupo do papillomavírus humano (HPV). Apresentam várias modalidades clínicas, sendo comuns as verrugas vulgares, as verrugas genitais e as verrugas planas.
II. Correspondem a grande desafio terapêutico considerando sua índole recidivante a despeito do método terapêutico instituído.
III. Quando se tratar de verrugas vulgares ou periungueais, com grande volume de hiperqueratose, devem jamais ser submetidas ao tratamento prévio com queratolíticos, como, por exemplo, o ácido salicílico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Ceratoacantoma representa um tipo particular de carcinoma espinocelular, o qual comumente se desenvolve de forma rápida ao longo de dias ou semanas, em áreas de exposição solar.
II. O carcinoma basocelular é o tumor de pele menos encontrado atualmente. Seu principal fator de risco é a exposição à radiação ultravioleta.
III. O melanoma é uma neoplasia maligna agressiva originada dos melanócitos. A detecção e a intervenção tardios são fundamentais para o prognóstico e a sobrevivência do paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) incurável e exclusiva do ser humano, causada pelo protozoário Treponema pallidum.
II. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é menor.
III. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As leishmanioses, doenças tropicais negligenciadas, são causadas por protozoários do gênero Leishmania e apresentam duas formas clínicas principais: leishmaniose tegumentar (LT), cutânea (LC) e/ou mucosa; e leishmaniose visceral (LV).
II. A vigilância da LV, causada pelo agente etiológico Leishmania infantum, favorece o diagnóstico e o tratamento precoces, reduzindo o risco de morte.
III. Entre os agentes da LC, Leishmania braziliensis e, principalmente, Leishmania guyanensis, exibem resistência ao Glucantime®.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Este vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
II. As células mais atingidas são os linfócitos T CD8. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.
III. O HIV é um adenovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A pele é um órgão complexo composto por diversos tecidos, tipos celulares e estruturas especializadas.
II. A epiderme consiste em um epitélio pavimentoso estratificado e queratinizado, de origem ectodérmica.
III. A pele é o maior órgão do corpo humano e representa 15% do peso corpóreo, com variações estruturais ao longo de sua extensão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), apenas de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.
II. A infecção pelo HPV não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas.
III. A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Dermatoses bolhosas autoimunes são doenças cuja manifestação cutânea primária e fundamental consiste em vesículas e bolhas. Classificam-se conforme a localização da bolha, em intraepidérmica e subepidérmica.
II. Os pacientes produzem autoanticorpos contra estruturas específicas da pele detectáveis por técnicas de imunofluorescência, immunobloting e Elisa.
III. Os recentes avanços da biologia molecular e celular têm permitido conhecer esses autoantígenos, contra os quais os pacientes se sensibilizam e que estão localizados na epiderme ou na junção dermoepidérmica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Hanseníase é infecção granulomatosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Apresenta baixa contagiosidade e alta morbidade.
II. Acredita-se que a transmissão da hanseníase ocorra pelo contato íntimo e prolongado de indivíduo suscetível com paciente bacilífero, através da inalação de bacilos. A melhor forma de cessar a transmissão é o diagnóstico e tratamento precoce.
III. As manifestações clínicas da hanseníase dependem mais da resposta imunocelular do hospedeiro ao Mycobacterium leprae que da capacidade de multiplicação bacilar.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As micobactérias são patógenos de suma importância para a saúde humana. O gênero Mycobacterium é composto por grupo de actinobactérias aeróbias que causam, principalmente, a tuberculose e a hanseníase.
II. Apesar da reduzida atenção científica e social dada às duas principais micobacterioses, essas são ainda as doenças mais conhecidas desta classe. Outros tipos de micobacterioses, apesar da crescente incidência, são pouco estudadas.
III. As micobacterioses não tuberculosas (MNT), anteriormente conhecidas como micobacterioses atípicas, anônimas, não-oportunísticas ou não classificadas, são micobacterioses não-patogênicas não causadas por Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A imunofluorescência é um valioso instrumento conclusivo no diagnóstico das dermatoses bolhosas autoimunes e desordens inflamatórias, uma vez que seus achados clínicos e histopatológicos sempre são determinantes.
II. Consiste em um método laboratorial factível, que requer profissionais técnicos experientes, e detecta imunocomplexos in situ e/ou circulantes, que podem estar envolvidos na patogênese de tais enfermidades cutâneas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Fogo selvagem (FS), também conhecido como pênfigo foliáceo endêmico (PFE), é doença bolhosa autoimune da pele, endêmica no Brasil. Caracteriza-se, histologicamente, pela formação de bolhas intraepidérmicas com acantólise.
II. Imunofluorescência direta (IFD) da pele perilesional de pacientes com FS não mostra depósitos de Imunoglobulina G (IgG) e C3 na superfície dos queratinócitos em todos os casos ativos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Manifestações cutâneas associadas à infecção pelo HIV atingem até 90% dos pacientes durante a evolução da doença e, em muitos casos, aparecem como primeira manifestação da infecção.
II. No uso da Etravirina os efeitos adversos cutâneos são comuns, apesar de serem extremamente graves, geralmente, e incluem urticária, exantemas morbiliformes, eritema, erupções pustulosas e dermatite.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Um exantema "atípico" é uma erupção cutânea aguda que difere, na aparência, das erupções virais classicamente descritas. São geralmente precedidos ou associados a sintomas inespecíficos como febre, mal-estar, infeções respiratórias superiores ou gastrointestinais.
II. A infeção a Parvovírus B19 pode estar associada a um largo espetro de doenças desde assintomáticas a fatais. A apresentação clínica é influenciada pela idade e estado hematológico e imunológico do paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Células de Merkel são células de origem controversa encontradas nas extremidades distais dos dedos, lábios, gengivas e bainha externa dos folículos pilosos.
II. Melanócitos são células dendríticas de origem endodérmica que sintetizam pigmento melânico. Localizam-se na camada basal e seus dendritos estendem-se por longas distâncias na epiderme, estando em contato com muitos queratinócitos para os quais transfere melanina.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Leishmania guyanensis ocorre no Norte do Brasil, mas sua frequência e distribuição no Amapá são desconhecidas.
II. Entre os agentes da Leishmaniose cutânea (LC), Leishmania braziliensis e, principalmente, Leishmania guyanensis, exibem resistência ao Glucantime®, cujo uso prolongado jamais elevará o risco de eventos adversos.
Marque a alternativa CORRETA: