Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Gastroenterologista

Foram encontradas 50 questões

Q2372606 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é considerada uma das afecções mais prevalentes em todo o mundo, podendo comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. 
II. Trata-se de uma afecção crônica que se desenvolve quando o refluxo do conteúdo gástrico causa sintomas incomodativos ou complicações, sendo sintomas incomodativos aqueles definidos pelos pacientes.
III. Apesar da elevada prevalência na população, a maioria dos pacientes não procura atendimento médico, devido à sua característica intermitente e ao fácil acesso a medicações não prescritas.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2372607 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Os distúrbios motores primários do esôfago, manifestamse também por disfagia funcional e dor torácica cardíaca.
II. A presença de esofagite, sobretudo na sua forma erosiva, tem sido implicada no maior risco de sangramento, embora não de forma conclusiva.
III. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença da motilidade em que muitos fatores estão envolvidos, entre eles ressalta-se a existência de distúrbios motores associados.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2372608 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Dispepsia é definida como um distúrbio da digestão caracterizado por um conjunto de sintomas relacionados ao trato gastrointestinal superior, como dor, queimação ou desconforto na região superior do abdômen, que pode estar associado à saciedade precoce, empachamento pósprandial, náuseas, vômitos, timpanismo, sensação de distensão abdominal, cujo aparecimento ou piora pode ou não estar relacionado à alimentação ou ao estresse.
II. O aparecimento da dispepsia ou sintomas dispépticos pode estar associado a vários distúrbios do trato gastrointestinal superior, como, por exemplo, doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastrointestinal, gastrites, neoplasias do trato gastrointestinal superior, doença do trato biliar e dispepsia funcional.
III. Dispepsia funcional ou dispepsia não ulcerosa ou síndrome dispéptica é uma desordem heterogênea caracterizada por períodos de abrandamentos e exacerbações, e seu diagnóstico é em geral empregado quando, em uma avaliação completa em um paciente que apresenta dispepsia, se consegue identificar a causa para os seus sintomas.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2372609 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A úlcera péptica (UP) é uma lesão do trato digestivo desencadeada por um desequilíbrio entre os fatores agressores e protetores da mucosa, resultando em dano causado pela hipersecreção ácida. 
II. O inibidor de bomba de prótons (IBP) é o medicamento menos indicado para promover uma cicatrização mais rápida da úlcera. 
III. Os sintomas associados a esse tipo de lesão são muito variados mas não incluem dor epigástrica, aliviada ou agravada com refeições, dispepsia, vômitos e nem tampouco pode ocorrer perda de apetite e intolerância a alimentos gordurosos.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2372610 Medicina
 Analise as afirmativas a seguir: 

I. A diarreia aguda é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos, com expressivo número de casos notificados, hospitalizados e que evoluíram para óbito. 
II. No Brasil, apesar de os dados oficiais apontarem para a queda da mortalidade em menores de cinco anos, as Regiões Norte e Nordeste concentram a maioria dos óbitos, com a ocorrência da mortalidade por diarreia infantil em menores de um ano de idade, que são os mais vulneráveis.
III. A diarreia aguda é um agravo que mostra a iniquidade em saúde, particularmente para crianças menores de um ano de idade, residentes em contexto de condições de vida expostas ao risco de óbito.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: A