Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Generalista PSF
Foram encontradas 19 questões
I. A hipertensão arterial (PA) ou pressão alta é uma doença aguda caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
II. A PA acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
II. Medir a pressão semestralmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 40 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde e Municípios, apenas, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas corresponsabilidades.
II. O SUS engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos.
II. O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e que possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
III. Os casos graves de dengue são caracterizados por sangramento, disfunções de órgãos ou extravasamento de plasma. O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido pelo extravasamento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Pancreatite Aguda (PA) é doença desencadeada pela ativação anômala de enzimas pancreáticas e pela liberação de uma série de mediadores inflamatórios, cuja etiologia corresponde, em cerca de 80% dos casos, à doença biliar litiásica ou à ingestão excessiva de álcool.
II. O diagnóstico da PA obedece parâmetros clínicos, laboratoriais ou de imagem. Na maioria das vezes, ela é autolimitada ao pâncreas e com mínima repercussão sistêmica. Esta forma leve se caracteriza por apresentar má evolução clínica e altos índices de mortalidade.
III. O hematócrito recebe destaque como fator preditivo de gravidade na PA. Tal como o hematócrito, a ureia sérica está relacionada à gravidade do quadro de PA, constituindo-se como fator preditivo independente para mortalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A diarreia pode ser de origem não infecciosa podendo ser causada por medicamentos, como antibióticos, laxantes e quimioterápicos utilizados para tratamento de câncer, ingestão de grandes quantidades de adoçantes, gorduras não absorvidas, e até uso de bebidas alcoólicas, por exemplo.
II. As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários), que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago, o intestino e a medula óssea.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A esquistossomose mansônica (EM), enfermidade parasitária desencadeada pelo platelminto Schistosoma mansoni, permanece como uma importante doença no contexto da saúde pública brasileira.
II. A EM é semelhante a inúmeras outras entidades nosológicas, em função das manifestações clínicas plurais que ocorrem durante sua evolução.
III. No diagnóstico parasitológico é fundamental o exame de fezes, com especial importância para as técnicas de Lutz e Kato-Katz, esta última um método quantitativo, o qual detecta a presença de ovos nas fezes, o que ocorre após o 15º dia de infecção.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Estudos apontam diversos distúrbios ocasionados pelas Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), incluindo alteração no Sistema Nervoso Entérico (SNE), aumento na percepção sensorial e na motilidade intestinal de modo a comprometer seriamente a função do órgão, a exemplo das recorrentes incontinências e urgência fecal.
II. Dentre as principais DIIs, cita-se a Doença de Crohn (DC) e Colite Ulcerativa (CU), as quais compreendem um conjunto de condições inflamatórias intestinais distintas, de causas desconhecidas, que afetam o trato gastrintestinal e que marcam fortemente a vida dos portadores dessas doenças.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Amebíase é o nome da infecção causada pelo parasito de nome científico Entamoeba histolytica, que pode invadir tecidos, originando a forma intestinal da doença, apenas.
II. O ciclo do parasito inicia-se após a ingestão dos cistos infectantes que podem se direcionar ao intestino. Saindo deste pela corrente sanguínea, pode acometer o fígado, pulmão e cérebro.
III. A manifestação intestinal pouco sintomática é a mais frequente, com quadro de evacuações pastosas (contendo muco sanguinolento ou não), tenesmo, flatulência, febre baixa e constipação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e aos serviços deve ser garantido a todas as pessoas, dependentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
II. O princípio da Integralidade do SUS considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Embolia Pulmonar (EP) ou tromboembolismo Pulmonar (TEP) é uma doença caracterizada por uma obstrução, apenas parcial, da circulação pulmonar, dessa forma, implicando de forma severa em dois dos órgãos mais importantes do organismo: o coração e o pulmão.
II. A prevenção é determinada pelas necessidades e especificidades de cada paciente, englobando a prática de exercícios físicos e medidas profiláticas mecânicas e farmacológicas em condições de predisposição à doença, como pacientes hospitalizados.
III. Além disso, atualmente, muitos dos fatores que a causam são comuns na população brasileira, como obesidade, imobilização prolongada, idade superior a 40 anos e gravidez.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Integralidade é o princípio do SUS, no qual a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
II. A Universalização é o princípio, no qual o objetivo é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, elas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
III. A Equidade é o princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A obesidade (OB) é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em um nível que compromete a saúde dos indivíduos, acarretando prejuízos, tais como alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor.
II. A OB se constitui enquanto fator de risco para enfermidades, tais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes melito tipo II e alguns tipos de câncer.
III. Na literatura, existe um consenso de que a etiologia da OB é pouco complexa, apresentando um caráter unifatorial.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O tabagismo (TB) é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. (Drope et al, 2018).
II. De acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde [CID-11], o TB integra o grupo de "transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento" em razão do uso da substância psicoativa.
III. O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, que causa dependência.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O diabetes melito e suas complicações apresentam origem unifatorial. Mecanismos bioquímicos e patológicos não estão associados com hiperglicemia crônica no diabetes e o aumento do estresse oxidativo tem sido postulado com papel central nestas desordens.
II. Evidências sugerem que a lesão celular oxidativa, causada pelos radicais livres, contribue para o desenvolvimento das complicações no diabetes tipo 1 (DM1) e a diminuição das defesas antioxidantes parecem correlacionar-se com a gravidade das alterações patológicas no DM1.
III. O estresse oxidativo é um estado de equilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e a capacidade antioxidante endógena.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Durante a pandemia da COVID-19 houve um aumento de casos de Isquemia Mesentérica Aguda (IMA), elevando a incidência em pacientes infectados.
II. A IMA é uma emergência de baixa morbimortalidade associada. Nesses casos, pode ser consequência principalmente do mecanismo tromboinflamatório associado ao SARS-CoV-2.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As terapias empregadas no tratamento de doenças do sistema nervoso central são complexas e em sua maioria trazem inúmeros efeitos adversos, levando a indústria farmacêutica a pesquisar sobre novas substâncias e a produzir medicamentos mais eficazes e menos agressivos ao paciente.
II. A epilepsia caracteriza-se por ser uma doença neurológica crônica, geralmente progressiva, gerando alterações cognitivas de acordo com a frequência e gravidade dos eventos críticos, chamados de crises convulsivas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A cólica renal é uma das patologias mais comuns encontradas nos nossos serviços de urgência.
II. Embora sejam fonte de muita dor e apreensão, a maioria dos episódios não necessita de abordagem especializada.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Hemorragia digestiva alta (HDA) refere-se ao sangramento derivado de lesões no trato gastrointestinal inferior (esôfago, estômago e duodeno).
II. O sangramento gastrintestinal, além de apresentar significativas repercussões clínicas e econômicas, configura uma emergência médica frequente, sendo essencial o diagnóstico preciso.
Marque a alternativa CORRETA: