Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Ortopedista

Foram encontradas 50 questões

Q2369919 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Apesar do conhecimento geral da alta prevalência de afecções ortopédicas na população pediátrica no Brasil e no mundo, existem poucos dados publicados abordando o perfil epidemiológico desta situação.
II. Dentre os tocotraumatismos, as lesões do plexo braquial e as fraturas de clavícula estão entre as principais representantes. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2369921 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A epifisiólise proximal do fêmur (EPF) é a doença menos comum no quadril do adolescente, com frequência estimada em 10,8 a cada 100.000 indivíduos. 
II. Estudos sobre a biomecânica do impacto femoroacetabular (IFA) indicam que pequenas deformidades anatômicas que podem decorrer da EPF são potenciais causadoras de danos condrais acetabulares permanentes e levam à osteoartrose precoce.
III. Não há consenso com relação a melhor opção de tratamento da EPF, especialmente se considerarmos escorregamentos de alto grau (grau II e III da Classificação de Southwick). 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2369923 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Muitos sobreviventes de poliomielite desenvolvem, após um período de estabilidade clínica, complicações relacionadas com o antecedente comum. 
II. Consideram-se complicações tardias da poliomielite as doenças músculoesqueléticas decorrentes do sobreuso das articulações e dos problemas de locomoção e a síndrome pós-poliomielite (SPP), resultante de nova deterioração neuronal motora anos após a doença aguda.
III. Embora crônicos, os efeitos tardios da poliomielite podem ser minimizados nos seus sintomas, mediante determinadas orientações. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2369924 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A tuberculose osteoarticular é o terceiro tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar. Por ser de difícil diagnóstico, é importante considerar sua possível ocorrência, principalmente em pacientes sem alterações imunológicas e sem histórico familiar ou de contato.
II. O diagnóstico da tuberculose osteoarticular é difícil e há necessidade de estar atento a esta condição clínica nos processos osteoarticulares subagudos, bem como a necessidade de uma combinação de tratamento farmacológico ou cirúrgico, jamais os dois juntos. 
III. Existem diferentes formas de disseminação do microrganismo para o sistema osteoarticular, predominando a hematogenia secundária de um foco primário ativo ou latente, como no pulmão, nos gânglios ou nas vísceras, que atinge o sistema muscular esquelético pelos canais vasculares arteriais

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2369925 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A paralisia obstétrica (PO) é classicamente definida como a lesão do plexo braquial decorrente da distócia de ombros ou das manobras executadas no parto difícil. 
II. Nas 2 últimas décadas, vários estudos comprovaram que metade dos casos de paralisia obstétrica estão associados à distócia de ombros, contudo levantaram outras possíveis etiologias para a paralisia obstétrica, também. 
III. A distócia de ombros não associa-se a complicações maternas, sendo as mais comumente descritas lacerações do canal de parto, atonia uterina com hemorragia, disjunção da sínfise púbica e, eventualmente, rotura uterina. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: C