Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Pneumologista
Foram encontradas 50 questões
I. A Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença de possível prevenção, intratável, que se caracteriza pela obstrução crônica das vias respiratórias limitando o fluxo aéreo e que não é totalmente reversível.
II. Essa obstrução é progressiva e está associada a um processo inflamatório anormal devido à inalação de partículas ou gases tóxicos causada primariamente pelo tabagismo.
III. O processo inflamatório crônico pode produzir alterações dos brônquios (bronquite crônica), bronquíolos (bronquiolite obstrutiva) e parênquima pulmonar (enfisema pulmonar).
Marque a alternativa CORRETA:
I. 4 O doente, na fase inicial da Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), muitas vezes associa a tosse ou a diminuição da capacidade aeróbica ou mesmo o cansaço constante ao ato de fumar, mas não acredita que esteja com alguma doença respiratória.
II. A tosse é o principal sintoma e o mais comum. Pode ser seca, diária ou intermitente, e produtiva nos estágios mais avançados da doença e nos quadros de agudização.
III. A dispneia é progressiva e leva ao aumento da ansiedade que reduz a atividade física, gerando depressão como resposta psicológica desse quadro.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Bronquiectasias têm se mostrado uma condição cada vez menos diagnosticada com a utilização da Tomografia de alta resolução (TCAR) de tórax.
II. Muitas causas podem levar ao desenvolvimento de bronquiectasias, e o paciente geralmente tem sintomas crônicos de vias aéreas, infecções recorrentes e alterações tomográficas compatíveis com a condição.
III. Em situações nas quais o transporte mucociliar é ineficaz, todos os contaminantes inalados tendem a permanecer nas vias aéreas de pequeno calibre.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Existem tratamentos de cura para a Asma Brônquica (AB), e também alternativas terapêuticas destinadas ao alívio e à melhoria da qualidade de vida dos afetados.
II. Por se tratar de uma doença em que um dos principias fatores desencadeadores são os alérgenos presentes no ambiente o tratamento tradicional da asma consiste principalmente em medidas de higiene nos espaços frequentados pelo asmático.
III. Nos casos mais graves e com tratamento a longo prazo da doença utiliza-se fármacos anti-inflamatórios, como corticosteroides inalatórios, glicocorticoides e, com anticorpos monoclonais Anti-IgE, sendo a polifarmácia comum nestes casos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Asma Brônquica (AB) é uma doença caracterizada por um processo inflamatório agudo nas vias aéreas de grande calibre e bronquíolos, induzindo à infiltração celular, hipersecreção de muco, edema e espasmo da musculatura lisa, levando a obstrução do fluxo aéreo
II. As causas que desencadeiam a asma são, descamação de animais domésticos, infecções, exercícios, estresse ocupacional, contato com alérgenos presentes no ar, como ácaros, pólen, fungos, alguns produtos alimentícios, fatores emocionais, farmacológicos e poluição do ar.
III. O diagnóstico da asma não é dado pelo histórico ou presença de sintomas associados à limitação variável do fluxo respiratório.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica dominante caracterizada pela disfunção do gene CFTR.
II. Trata-se de uma doença multissistêmica que ocorre mais frequentemente em populações descendentes de caucasianos.
III. Nas últimas décadas, diversos avanços no diagnóstico e tratamento da FC mudaram drasticamente o cenário dessa doença, com aumento expressivo da sobrevida e qualidade de vida.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A pneumonia adquirida na comunidade mantém-se como a doença infecciosa aguda de maior impacto médico-social quanto à morbidade e a custos relacionados ao tratamento.
II. Os grupos etários mais suscetíveis de complicações graves situam-se entre os extremos de idade, fato que tem justificado a adoção de medidas de prevenção dirigidas a esses estratos populacionais.
III. Apesar do avanço no conhecimento no campo da etiologia e da fisiopatologia, assim como no aperfeiçoamento dos métodos propedêuticos e terapêuticos, inúmeros pontos merecem ainda investigação adicional.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para o desenvolvimento de Pneumonia hospitalar (PH), há a necessidade de que os patógenos alcancem o trato respiratório inferior e sejam capazes de vencer os mecanismos de defesa do sistema respiratório.
II. Não são fontes de patógenos para PH muitos dispositivos e equipamentos utilizados no ambiente hospitalar, bem como seus elementos associados, como: ar, água, sondas, tubos e fômites.
III. Os sinais e sintomas da pneumonia não dependem do agente etiológico e das comorbidades presentes no paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Apesar da vasta microbiota respiratória, o Streptococcus pneumoniae permanece como a bactéria de maior prevalência dentre os agentes etiológicos.
II. No Brasil, dentre as pneumonias, a Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) persiste como a de maior impacto e é a terceira causa de mortalidade no nosso meio.
III. A ultrassonografia de tórax (UST) apresenta menor sensibilidade e menor acurácia do que a radiografia de tórax na identificação de alterações parenquimatosas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Abscessos pulmonares são enfermidades com desafios em conduta terapêutica ainda significante mesmo em era pós antibiótica.
II. Um dos pontos críticos do tratamento é definir agente etiológico e identificar condições associadas que possam retardar a resposta clínica satisfatória.
III. Escolha antibiótica dirigida para perfil microbiológico implicado como causal é um objetivo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica, relacionada às atividades agrícolas, com incidência e prevalência subestimadas, pela ausência de notificação em várias Unidades da Federação (UFs).
II. A evolução insidiosa do quadro clínico pode ter como consequência, sequelas graves se o diagnóstico e o tratamento não forem instituídos tardia e adequadamente.
III. O grande fator de risco para aquisição da infecção são as profissões ou atividades relacionadas ao manejo do solo contaminado com o fungo, como atividades agrícolas, terraplenagem, preparo de solo, práticas de jardinagens, transporte de produtos vegetais, entre outros.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).
II. O tratamento de tabagismo no Brasil não é desenvolvido com base nas diretrizes do PNCT que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do INCA.
III. As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil não vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que o número de pessoas que queira parar de fumar não seja alterado.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Quando os brônquios ficam mais estreitados e produzem muito catarro, resulta em enfisema. Se os alvéolos começam a se romper e formam bolhas, caracteriza-se como bronquite crônica.
II. Fatores genéticos, poeira, infecções, medicamentos, exercícios, refluxo gastroesofágico e até mesmo uma flor, em virtude do pólen, minúsculos grãos produzidos pelas plantas, podem desencadear crises de asma.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Classicamente, a definição de Hipertensão pulmonar (HP) é feita por meio de medida hemodinâmica invasiva, com recente revisão do valor assumido como patológico.
II. O diagnóstico de HP tem implicações prognósticas importantes, tanto quando é atribuível a doenças cardiovasculares quanto a doenças pulmonares, ou ainda no acometimento vascular pulmonar isolado.
III. Ecocardiograma constitui o melhor exame invasivo para o rastreamento da HP, embora não estabeleça nem o diagnóstico definitivo, nem a diferenciação clara entre os diferentes grupos de HP.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O paciente e a família são instruídos acerca da causa da Pneumonia hospitalar (PH), tratamento dos sintomas, sinais e sintomas que devem ser notificados ao médico ou à enfermeira e necessidade de acompanhamento.
II. O paciente também precisa de informações sobre os fatores de risco intrínsecos e extrínsecos que podem ter contribuído para o desenvolvimento da PH e sobre estratégias para promover a recuperação e evitar a recidiva
Marque a alternativa CORRETA:
I. A asma é definida como uma doença inflamatória aguda, a qual desencadeia um quadro de hiperresponsividade brônquica das vias aéreas inferiores.
II. No tratamento da asma brônquica, os corticosteroides são utilizados por via inalatória e/ou sistêmica, permitindo um controle da sintomatologia e proporcionando melhora na qualidade de vida do paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Definido como necrose do parênquima pulmonar resultante de infecção microbiana, que se desenvolve entre 7 a 14 dias após a inoculação microbiana, o abscesso pulmonar apresenta-se como coleção de pus em cavidade.
II. Os abscessos secundários ocorrem em 80% dos casos e acometem indivíduos saudáveis ou propensos a aspirar. Os abcessos primários, encontramos em portadores de anormalidades pulmonares preexistentes como: neoplasia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O tratamento da tuberculose tem como objetivo a cura e a rápida redução da transmissão da doença.
II. O fornecimento de medicamentos antituberculose não é gratuito, não sendo garantido pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), contudo estão disponíveis comercialmente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Sobre a Histoplasmose, a infecção humana por Histoplasma capsulatum var. capsulatum (H. capsulatum) é maligna e progressiva.
II. As manifestações clínicas da doença dependem do estado imunológico e anatomia do hospedeiro, bem como da concentração de propágulos fúngicos inalados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os casos de tuberculose resistente são classificados de acordo com a sensibilidade do Mycobacterium tuberculosis às medicações de primeira e segunda linha, usadas no tratamento medicamentoso dessa doença.
II. Assim como a notificação do caso de tuberculose não é obrigatória para o início do tratamento, o mesmo ocorre para o encerramento (desfecho) do caso.
Marque a alternativa CORRETA: