Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Reumatologista
Foram encontradas 50 questões
I. A reabilitação da bursite subacromial associada à instabilidade multidirecional dá-se através de um programa de fortalecimento progressivo de todo o complexo do ombro.
II. Sendo o nado crawl um aliado para promoção do fortalecimento do complexo do ombro objetivou-se investigar o potencial efeito que a natação exerce sobre a bursite subacromial.
III. O ombro é articulação de menor amplitude de movimento do corpo e responsável pela execução da maior parte da movimentação do membro superior, necessitando de mecanismos ativos e passivos para manter-se estável.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os sintomas da Artrite Reumatóide mais comuns são os da artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo sobretudo mãos e punhos.
II. O comprometimento da coluna lombar e dorsal é raro mas a coluna cervical é frequentemente envolvida.
III. As deformidades mais comuns ocorrem em articulações periféricas como os dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete).
Marque a alternativa CORRETA:
I. A cápsula articular e os ligamentos glenoumerais não estabilizam passivamente a articulação do ombro, enquanto o manguito rotador e o tendão longo do músculo bíceps braquial não atuam ativamente permitindo este amplo arco de movimento.
II. A articulação glenoumeral necessita apresentar estruturas capsoligamentares e sistema neuromuscular íntegro para sua estabilização sendo que a insuficiência e/ou disfunção dessas estruturas articulares nunca resulta em um quadro patológico definido como ombro instável.
III. O relato de dor é frequente em indivíduos que utilizam o membro superior em atividades repetitivas que impõem sobrecarga no ombro e que o submetem a posições elevadas, acima de 90 graus de abdução ou flexão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O tratamento medicamentoso frente a Artrite Reumatóide vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade, devendo ser mais agressivo quanto menos agressiva for a doença
II. Os antiinflamatórios são a base do tratamento seguidos de corticóides para as fases agudas e drogas modificadoras do curso da doença, a maior parte delas imunossupressoras. Mais recentemente os agentes imunobiológicos passaram a compor as opções terapêuticas.
III. O tratamento com antiinflamatórios deve ser mantido enquanto se observar sinais inflamatórios ou o paciente apresentar dores articulares.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A espondilite anquilosante (EA) representa o protótipo de um grupo de doenças inflamatórias outrora conhecidas como espondiloartropatias, hoje denominadas espondiloartrites.
II. As espondiloartrites compreendem a EA, a artrite reativa (antigamente denominada Síndrome de Reiter), a artrite psoriásica, a espondiloartrite relacionada à doença inflamatória intestinal e a espondiloartrite indiferenciada.
III. A EA é uma doença de caráter inflamatório, agudo e progressivo que afeta primariamente as articulações sacroilíacas e o esqueleto axial (coluna vertebral), e, com menor frequência, as articulações periféricas e outros órgãos extra-articulares, como olho, pele e sistema cardiovascular.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As vasculites, como o próprio nome as define, são inflamações vasculares, e todas são classificadas como sistêmicas, apenas. Costumam acometer diversos órgãos como pele, pulmões e rins.
II. As vasculites são um dos maiores desafios diagnósticos na medicina, por sua apresentação clínica inespecífica, que se desenvolve lentamente, durante semanas ou meses.
III. Além da confirmação do diagnóstico requerer testes laboratoriais, por vezes, biópsia de artéria acometida ou sorologia são necessárias. A terapêutica é dispensável para a melhora sintomática, indução e remissão da doença e para diminuição de morbimortalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As condições musculoesqueléticas compreendem mais de 150 doenças e síndromes que são frequentemente regressivas e não-associadas à dor. São classificadas como artropatias, incapacidade física, desordens espinhais e condições resultantes de traumas.
II. Dentre as alterações com maior impacto na sociedade, incluem-se a osteoartrite, a artrite reumatoide, as espondiloartropatias (artrite reativa), a osteoporose, as desordens espinhais e o trauma em membros.
III. A artrite reativa (ReA) é uma artropatia que apresenta importante impacto social, médico e econômico mundial, devido a dor incapacitante que se desenvolve como principal sintoma.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória aguda de origem autoimune (o próprio organismo ataca órgãos e tecidos).
II. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.
III. O diagnóstico deve ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais, e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica isoladamente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Todo ortopedista conhece a OP pelo seu efeito mais deletério, a fratura osteoporótica (FxOP). Por ser uma patologia de quadro clínico não específico a OP sem fratura não levanta suspeita.
II. O conhecimento dos fatores de risco para osteoporose desperta a suspeita, contudo a densitometria óssea não ajuda no diagnóstico.
III. O tratamento ideal é aquele que diminui a incidência de fraturas por melhorar a geometria do osso e sua microarquitetura.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Polimiosite (PM) e dermatomiosite (DM) fazem parte de um grupo de doenças raras, denominadas miopatias idiopáticas inflamatórias.
II. Essas miopatias acometem indivíduos jovens e adultos, sendo caracterizadas por um quadro inflamatório crônico levando à fraqueza muscular e degeneração muscular progressiva.
III. Esse quadro de degeneração e fraqueza muscular leva o paciente a ter uma dificuldade em realizar as atividades da vida diária e uma baixa qualidade de vida quando comparados com indivíduos saudáveis.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A síndrome de Sjögren (SS) é uma doença reumática autoimune relativamente comum, mais frequente em crianças do sexo masculino.
II. A SS é uma doença aguda, de evolução rápida e regressiva, caracterizada por infiltrado linfocitário que afeta o epitélio das glândulas exócrinas, principalmente salivar e lacrimal, e leva a uma diminuição da produção de lágrima e saliva.
III. É uma doença sistêmica com alto risco de transformação para linfoma, que afeta principalmente as articulações, os pulmões, o sistema nervoso central (SNC), o sistema nervoso periférico (SNP) e os rins em cerca de 50% dos pacientes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É preciso distinguir entre fatores de risco para osteoporose (OP) e fatores de risco para fraturas osteoporóticas (FxOPs). Nos primeiros estuda-se a possibilidade de o paciente apresentar osteoporose e a necessidade da realização de exames subsidiários para comprová-la.
II. Nos fatores de risco para fratura osteoporótica estuda-se a possibilidade do paciente vir a sofrer uma fratura por fragilidade óssea e, então, a existência de osteoporose é um dos fatores de risco.
III. O aumento absoluto e relativo da população idosa e os hábitos pouco saudáveis dos infantes e adolescentes não têm nenhuma relação com um aumento muito grande da incidência de OP e também das FxOPs.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A osteoartrite (OA), forma mais comum de doença articular, afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés, levando a grande incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo na população idosa.
II. A importância desta doença cresce a cada ano, na medida em que observamos uma tendência de envelhecimento da população brasileira, com grande aumento da população idosa em relação aos mais jovens.
III. O progressivo entendimento da fisiopatologia da OA, a percepção de que o processo é puramente mecânico e/ou de envelhecimento, e o esclarecimento das vias inflamatórias envolvidas levaram, recentemente, à aplicação clínica de vários outros medicamentos e medidas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O objetivo do tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico é permitir o controle da atividade da doença, a minimização dos efeitos colaterais dos medicamentos e uma boa qualidade de vida aos seus portadores.
II. Um dos fatores de prevenção frente ao Lúpus seria: Tomar banho de sol à vontade e outras formas de radiação ultravioleta.
III. O médico urologista é o especialista mais indicado para fazer o tratamento e o acompanhamento de pacientes com Lúpus.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória aguda que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens.
II. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. Apenas o médico especialista pode avaliar quais exames devem ser solicitados a cada paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A amiloidose é uma doença sistêmica descrita pela primeira vez em 1854 por Rudolph Virchow. É causada pela deposição extracelular de fibrilhas insolúveis de proteínas de baixo peso molecular.
II. Apesar da grande heterogeneidade na estrutura e função, estas proteínas se depositam na forma de amiloide nos vários órgãos, de forma localizada ou sistêmica, podendo causar disfunção multiorgânica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A etiologia e patogênese da Espondilite Anquilosante (EA) não são completamente compreendidas, mas a hipótese prevalente envolve mediadores imunes como mecanismo principal, incluindo várias citocinas como o fator de necrose tumoral (TNF), etc.
II. As principais perdas funcionais ocorrem durante os primeiros 30 anos da doença. Geralmente tem início na quinta à sexta década da vida, preferencialmente em indivíduos do gênero feminino, negros e HLA-B27-negativos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As vasculites são um grupo de doenças sistêmicas heterogêneas, caracterizadas pela inflamação na parede vascular. Como consequência desse processo inflamatório o vaso poderá romper, obstruir ou até formar trombos determinando isquemia.
II. As vasculites são situações agudas e várias doenças sistêmicas podem, não somente mimetizá-las, como também desenvolver vasculites secundárias, como exemplo, a vasculite da artrite reumatoide.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Síndrome de Marfan é uma doença autossômica recessiva do tecido conjuntivo. Resulta de mutações no gene FBN1, que codifica a fibrilina-1, um componente importante das microfibrilas da matriz extracelular.
II. Trata-se de uma doença multissistémica, cujas principais manifestações ocorrem a nível esquelético, ocular e cardíaco, consistindo este último a maior causa de morbimortalidade desta patologia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de doença articular e afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés.
II. A cartilagem tradicionalmente recebe a maior atenção no estudo da OA devido à grosseira destruição encontrada em espécimens patológicos e estudos de imagem, assim como a total ausência de processos biológicos ativados.
Marque a alternativa CORRETA: