Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Professor(a) de História
Foram encontradas 10 questões
I. Os fenícios, persas e hebreus deixaram importantes legados para outras sociedades. Eles foram povos que se desenvolveram na região do Oriente Médio e da Pérsia na Antiguidade e formaram sociedades com características particulares.
II. Os hebreus eram um povo nômade, pastores organizados em pequenos clãs ou tribos que, há milhares de anos, disputavam poços de água e terras de pastagem com outros povos do Oriente Médio. O hebraico falado por eles era uma língua semita, com origem na Mesopotâmia.
III. As origens dos fenícios remontam a 2000 a.C., quando grupos nômades vindos do centro e do norte da Ásia instalaram-se no planalto iraniano. Em 559 a.C., os fenícios se unificaram em torno da figura de um líder e exímio estrategista militar, que ficou conhecido como Ciro, o Grande.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Pouco antes da expansão marítima portuguesa atingir o objetivo de chegar às Índias, a Espanha acabou por organizar expedições atlânticas, tornando-se a segunda monarquia europeia a fazê-lo.
II. O Tratado de Tordesilhas estipulava que todas as terras a oeste do Meridiano de Tordesilhas (situado 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde) pertenceriam a Portugal, enquanto as terras a leste seriam espanholas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Concernente ao Mercantilismo, é certo afirmar que o ideal metalista era a concepção de que uma maior quantidade de metais preciosos viabilizaria a obtenção de maior riqueza.
II. O metal, no Mercantilismo, poderia ser obtido de forma direta, pela exploração de minas, por sinal, as minas só foram esgotadas na Europa no século XVIII, ou pelo comércio, que possibilitava atrair e conseguir mais moedas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Segunda Revolução Industrial causou impacto também na vida social, na mentalidade e no modo de pensar das pessoas da época. Para muitos, havia uma sensação de infinitude da capacidade criativa humana, o que trazia a convicção de que esses seres inventivos, urbanos e industriais, construiriam um mundo cada vez melhor.
II. Uma das áreas que mais se transformou na Belle Époque foi a de transportes. Foram inventados, em poucas décadas, a bicicleta (1861), o metrô (1863), o bonde elétrico (1874), a locomotiva elétrica (1879) e o automóvel (1886). Ademais, foram ainda construídas grandes ferrovias, como a Transcontinental (1869), que cortou os Estados Unidos de leste a oeste.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Desde o início da Idade Moderna, diversos teóricos de então clamavam pela necessidade de Estados fortes, chefiados por reis cujo poder central, incontestável, estaria livre das amarras limitadoras, inclusive da Igreja.
II. Nicolau Maquiavel defendia a unidade italiana, criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre as diversas repúblicas. Em sua principal obra, O príncipe, propõe a união entre moral e política, vistas como duas esferas conciliáveis, sobretudo no que se refere à forma como a Igreja concebia o poder político, ou seja, atrelado a princípios cristãos.
III. O bispo francês Jacques-Bénigne Bossuet foi o autor de Política retirada da Sagrada Escritura, segundo a qual o poder real está próximo de Deus. Tal proximidade faz com que as decisões reais sejam infalíveis, graças à inspiração divina. De Deus emana a autoridade do rei e o maior delito dentro de um Estado absolutista é o de lesa-majestade, considerado crime contra Deus.
Marque a alternativa CORRETA: