Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento do Una - PE 2024 para Vistoriador
Foram encontradas 50 questões
I. A manutenção corretiva de veículo é aquela que é realizada antes que uma falha ocorra, com o objetivo de evitar a parada do equipamento e reduzir custos. É a manutenção indicada para itens críticos que precisam estar sempre disponíveis e em bom estado de funcionamento.
II. A manutenção preventiva de veículo é realizada após a ocorrência de uma falha, com o objetivo de restaurar o item ou sistema a um estado de operação normal. É indicada para itens menos críticos do veículo, ou seja, situações em que a parada do item não trará grandes prejuízos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na vistoria, verificam-se os códigos de identificação correspondentes aos identificadores dos veículos. Nessa verificação, são checados se estão em conformidade com a documentação do veículo: serial de identificação do chassi, etiquetas do veículo, numeração no motor e nos vidros.
II. Na inspeção do funcionamento das luzes e do estado dos invólucros, o vistoriador deve observar: farol alto, farol baixo, luz de freio, luz de ré, luz de placa e refletores. Essa inspeção é necessária, pois assegura a capacidade de sinalização do veículo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Recusar-se entregar à autoridade de trânsito ou a seus agentes, mediante recibo, os documentos de habilitação, de registro, de licenciamento de veículo e outros exigidos por lei, para averiguação de sua autenticidade, constitui infração grave.
II. Deixar de manter acesas, à noite, as luzes de posição, quando o veículo estiver parado, para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias, constitui infração grave, tendo uma multa como penalidade.
III. Dirigir o veículo com o braço do lado de fora constitui infração média, assim como dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados à aparelhagem sonora ou de telefone celular também constitui infração média, tendo a multa como penalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Constitui infração média parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinquenta centímetros a um metro, assim como também é uma infração média parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro.
II. Parar o veículo na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres constitui uma infração grave, cuja penalidade é a multa.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, é um dos equipamentos obrigatórios dos veículos, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN.
II. O veículo que tiver alterada qualquer de suas características para competição ou finalidade análoga não poderá circular nas vias públicas em nenhum horário ou condição.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Sobre identificação do veículo, é opcional que o veículo seja identificado por caracteres gravados no chassi ou no monobloco.
II. Os caracteres gravados no chassi identificam o fabricante do veículo, seu fabricante e suas características, além do ano de fabricação.
III. Os caracteres das placas serão individualizados para cada veículo e o acompanharão até a baixa do registro, sendo permitido seu reaproveitamento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Sobre o registro de veículos, todo veículo automotor, articulado, reboque ou semirreboque, veículo de uso bélico, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário.
II. Após registro do veículo, deve-se expedir o Certificado de Registro de Veículo (CRV), obrigatoriamente em meio físico conforme modelos e com as especificações estabelecidas pelo Contran, com as características e as condições de invulnerabilidade à falsificação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro RENAVAM e exigirá do proprietário nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, sendo vetado qualquer outro documento similar.
II. Será opcional a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando houver mudança de categoria ou quando o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência.
III. No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades, CONTRAN, CETRAN, CONTRANDIFE, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as JARI.
II. O Contran será presidido pelo Ministro de Estado ao qual estiver subordinado o órgão máximo executivo de trânsito da União. Os Ministros de Estado, por sua vez, poderão fazer-se representar por servidores de nível hierárquico inferior ou igual ao Cargo Comissionado Executivo (CCE) nível 17, ou por oficial-general, na hipótese de tratar-se de militar.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A circulação de veículo no território nacional, independentemente de sua origem, em trânsito entre o Brasil e os países com os quais exista acordo ou tratado internacional, será regido pelo Código de Trânsito Brasileiro apenas se o seu condutor for cidadão brasileiro.
II. As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos. Veículos licenciados no exterior não poderão sair do território nacional sem o prévio pagamento ou o depósito, judicial ou administrativo, dos valores correspondentes às infrações de trânsito cometidas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Uma das funções centrais da injeção eletrônica é a regulagem dos sensores de luzes do veículo. Vale destacar que o aumento de consumo e a redução de potência podem ser indicativos de problemas no sistema de injeção eletrônica.
II. O sistema de lubrificação do motor garante que todas as suas peças móveis, exceto pistões, cambota e eixo do comando de válvulas funcionem sem que as superfícies de contato entre eles e demais componentes realizem muito atrito entre si.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Constitui infração grave dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.
II. Constitui infração grave dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 (trinta) dias, além de ter como medida administrativa a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
III. Constitui infração média dirigir veículo sem usar lentes corretoras de visão, aparelho auxiliar de audição, de prótese física ou as adaptações do veículo impostas por ocasião da concessão ou da renovação da licença para conduzir.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Sobre a mecânica de veículos, é adequado afirmar que a luz acesa no marcador de temperatura no painel ou o barulho de ventoinha ligada direto podem ser indicativos do veículo alertando sobre o superaquecimento do motor.
II. Devido à segura dirigibilidade, os pneus murchos melhoram a estabilidade do veículo e, principalmente, provocam diminuição no consumo do combustível do veículo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. De acordo com o CTB, ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes, constitui infração grave.
II. Transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, ou deixar de adentrar as áreas destinadas à pesagem de veículos, constitui infração gravíssima.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN julgar os recursos interpostos contra decisões das JARI e dos órgãos e entidades executivos estaduais, nos casos de inaptidão permanente, constatados nos exames de aptidão física, mental ou psicológica.
II. Compete às JARI julgar os recursos interpostos pelos infratores, solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O cinto de segurança não tem comprovada segurança e confiança, mesmo o cinto de três pontos que é o mais seguro, dada a função de retrair o cadarço do cinto instantes após o impacto, melhorando o posicionamento do ocupante e aumentando a distância em relação ao painel.
II. Constituem inspeções necessárias para verificar o bom estado do cinto de segurança: verificar se os cintos não têm cortes, para não se romperem numa emergência; conferir se não existem dobras que impeçam a elasticidade; testar o travamento.
III. O uso adequado do cinto pressupõe: que a faixa transversal deve vir sobre o ombro, atravessando o peito, sem tocar o pescoço; que a faixa inferior fique abaixo do abdome, sobretudo para as gestantes e que o cinto esteja ajustado firmemente ao corpo, sem deixar folgas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Constituem parte do Sistema de Lubrificação do motor do veículo: a bomba de óleo, o cárter, a válvula reguladora, filtro de óleo e canais de lubrificação e galerias.
II. Das válvulas que compõem o veículo, a válvula reguladora é a parte inferior do motor, além de ser também um recipiente metálico onde fica acumulado o óleo lubrificante.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Certificado de Registro de Veículo anterior, Certificado de Licenciamento Anual e Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo são documentos exigidos para expedição do novo Certificado de Registro de Veículo.
II. Os veículos cuja transferência de propriedade seja resultado de apreensão ou de confisco por decisão judicial, assim como de leilão de veículo recolhido em depósito, são dispensados do documento de quitação de débitos relativos a tributos. Os débitos existentes devem ser cobrados do proprietário anterior.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O proprietário de veículo irrecuperável, ou destinado à desmontagem, deverá requerer a baixa do registro, no prazo e forma estabelecidos pelo Contran, sendo nesse caso permitida a remontagem do veículo sobre o mesmo chassi de forma a manter o registro anterior.
II. Ainda acerca de veículo irrecuperável, ou destinado à desmontagem, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a existência de débitos fiscais ou de multas de trânsito e ambientais vinculadas ao veículo não impede a baixa do registro.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O primeiro licenciamento será feito simultaneamente ao registro. O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.
II. Os veículos novos não estão sujeitos ao licenciamento e terão sua circulação regulada pelo CONTRAN durante o trajeto entre a fábrica e o Município de destino.
III. É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual, sendo o porte dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.
Marque a alternativa CORRETA: