Questões de Concurso Público Prefeitura de Timbaúba - PE 2024 para Dentista
Foram encontradas 20 questões
I. O esmalte tem origem ectodérmica, e sua unidade morfológica básica é o prisma do esmalte, um agrupamento compacto de hidroxiapatita.
II. Os prismas de esmalte são formados em incrementos por uma célula específica chamada ameloblastos e unidos entre si por uma substância interprismática. A maioria dos prismas estende-se da junção amelodentinária até a camada mais externa do esmalte. Consequentemente, são orientados de forma perpendicular a eles.
III. O esmalte não apresenta capacidade regenerativa, pois o ameloblastos perde sua habilidade funcional quando a formação da coroa do dente é completada.
É correto o que se afirma em:
I. A dentina é composta, aproximadamente, de 20% de matéria inorgânica (sobretudo hidroxiapatita), 30% de matéria orgânica (principalmente fibras colágenas tipo I) e 50% de água.
II. Devido à sua composição, a dentina é mais macia que o esmalte, porém mais dura que o osso. Ela é flexível e tem um módulo de elasticidade relativamente baixo, apresentando maior resiliência (elasticidade) quando comparada com o esmalte.
III. Em seu interior, localiza-se uma cavidade, a cavidade pulpar, que aloja a polpa.
IV. A dentina e a polpa originam-se da papila dentária. Durante o processo de formação da dentina, células da periferia da papila dentária diferenciam-se em células responsáveis pela formação da dentina, os ameloblastos. O restante da papila dentária constituirá a polpa no dente formado. Funcionalmente, a polpa e a dentina formam o complexo dentina-polpa.
É correto o que se afirma em:
I. O preparo da cavidade de classe IV é planejado de acordo com as características do sistema restaurador adesivo, o que sempre requer um suporte adequado de estrutura dentária remanescente para envolvê-lo. O preparo do dente, no caso de fraturas de ângulos, é mais conservador e superficial, no qual se procura poupar tecido dentinário, atendo-se somente ao esmalte na determinação do bisel.
II. O preparo dos dentes para todos os tipos de fratura de ângulo de dentes anteriores permanentes, que englobam apenas estrutura adamantina pela confecção do bisel periférico (chanfrado ou nível zero), proporcionam suficiente superfície de esmalte preparada (expor os prismas perpendicularmente) e necessária para otimizar a ligação do material restaurador à estrutura dentária, possibilitando retenções e estabilidade adequadas às restaurações dessas fraturas.
III. As restaurações classe IV são restaurações que necessitam ser envolvidas, protegidas e mantidas sem se deslocar pela estrutura dentária remanescente, exigindo em absolutamente todos os casos o uso de retenções adicionais e artifícios de retenção e estabilidade adicionais.
IV. Os movimentos mandibulares protrusivos e lateroprotrusivos originam forças axiais decompostas em oblíquas e horizontais, fatores estes que devem ser levados em consideração para estabelecer o contorno e a retenção cavitária. Nas restaurações proximais anteriores, com envolvimento do ângulo incisal, é importante destacar o possível aparecimento de componentes de forças (verticais, oblíquas e horizontais) devido aos movimentos cêntricos e excêntricos da mandíbula no ato mastigatório, que tendem a desgastar ou expulsar as restaurações do interior da cavidade por fadiga da ligação adesiva.
É correto o que se afirma em:
“_____________________ são cavidades confinadas no interior da estrutura dentária, como se fosse uma caixa aberta superiormente (sem tampa). Exemplos: cavidade de classe I oclusal, classe V vestibular, classe II composta MO ou DO, e complexas MOD, sem redução cuspídea.
_____________________ são preparos dentários em que todas as faces axiais e oclusal ou incisal do dente são reduzidas e recobertas pelo material restaurador. Exemplo: preparo dentário para coroa total.”
I. Os ângulos diedros do primeiro grupo são formados pela junção das paredes circundantes. Exemplos: gengivolingual; vestibulogengival etc.
II. Os ângulos diedros do segundo grupo são formados pela união de uma parede circundante com a parede de fundo da cavidade. Exemplos: linguopulpar; gengivoaxial etc.
III. Os ângulos diedros do terceiro grupo são formados pela união das paredes de fundo da cavidade. Exemplos: pulpongengival e axiocervical.
É correto o que se afirma em: