Questões de Concurso Público Prefeitura de Conde - PB 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 8 questões
O Serviço Social há muito foi retirado do registro assistencialista pelos seus estudiosos e militantes, que o colocaram, acertadamente, no terreno da política. Assim, com o intuito de analisar a contrarreforma do Estado brasileiro e os seus impactos nas políticas e direitos sociais, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao perfil desejado para o assistente social.
Em relação à condição da seguridade social pública no Brasil, do ponto de vista da lógica do capitalismo contemporâneo, a configuração de padrões universalistas e redistributivos de proteção social vê-se fortemente tensionada por todas as seguintes questões, EXCETO:
A Política de Assistência Social, como política pública garantidora de direitos, tem como resultados esperados todas as alternativas abaixo, EXCETO:
O Serviço Social tem na questão social sua base de fundação como especialização do trabalho. A questão social que tem se agravada diante das políticas concentracionistas de capital, renda e poder, tendo no desemprego e subemprego e precarização das condições de vida suas mais nítidas expressões. Esse cenário requer que tipo de postura do assistente social?
No contexto da globalização mundial sobre a hegemonia do grande capital financeiro instauram-se novos padrões de produzir e de gerir o trabalho. Sobre isso é CORRETO afirmar:
O projeto ético-político do Serviço Social foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970, avançou em 1980 e consolidou-se em 1990, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo presente no Serviço Social Brasileiro. Que dimensões materializam esse projeto?
O Código de Ética profissional do Assistente Social de 1993 possui como valor ético-político central:
Acerca do Projeto Ético-Político Profissional do Assistente Social, é INCORRETO afirmar: