Questões de Concurso Público Prefeitura de Coremas - PB 2021 para Médico Ortopedista
Foram encontradas 10 questões
Pela sua inervação, a incisão cirúrgica incorreta, no Músculo Piramidal, leva a uma lesão no ramo:
São intervenções críticas, no atendimento inicial, ao paciente politraumatizado, todas as alternativas abaixo, EXCETO:
Os traumas cervicais podem ser divididos em penetrante e não-penetrante. O trauma penetrante é aquele cuja lesão ultrapassa o músculo platisma em profundidade. Requerem investigação especial devido à presença de importantes estruturas neurovasculares e do trato aerodigestivo profundamente ao platisma, ao contrário daqueles que não o ultrapassam. Sobre a divisão anatômica da região cervical, analise os itens:
I- A região anterior (ou trígono anterior) é limitada pela borda inferior da mandíbula, pelo músculo esternocleidomastóideo e pela linha mediana anterior do pescoço. As estruturas mais comumente lesadas são os vasos sanguíneos, as vias aéreas e o esôfago;
II- A região posterior (ou trígono posterior) é limitada pela face superior da clavícula, pelo músculo trapézio e pelo esternocleidomastóideo. As lesões, nessa localização, têm melhor prognóstico, pois raramente afetam estruturas vasculares nobres ou o trato aerodigestivo;
III- As zonas I, II e III estão compreendidas, respectivamente, entre as clavículas e a cartilagem cricoide; o ângulo da mandíbula e a mastoide; a cartilagem cricoide e o ângulo da mandíbula.
Dos itens acima:
Sobre as lesões cervicais em pacientes instáveis, assinale a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 68 anos, vítima de queimaduras extensas (56%) pelo corpo. Pesa 74,5 Kg, hipertenso, faz uso de captopril 25 mg, 1x ao dia, no momento com PA: 135x89 mmHg. Aplicando-se a fórmula de Parkland, nas primeiras 8 horas, esse paciente deverá receber o volume de:
Das Recomendações do Colégio Brasileiro de Cirurgiões para cirurgia videolaparoscópica, durante a pandemia por COVID-19, considere a alternativa INCORRETA.
Ao se iniciar o exame de um paciente com sintomas articulares, deve-se, primeiramente, observar, criteriosamente, todos os itens relacionados ao paciente como o estado geral, a hidratação, a cor das mucosas, a presença de febre, a palpação e percussão do tórax, a ausculta pulmonar e cardíaca, a palpação e percussão do abdômen e a observação dos pulsos periféricos. Posteriormente, faz-se o exame específico, o exame articular. Considerando a inspeção, é CORRETO afirmar que:
Dos testes especiais para o diagnóstico das lesões do ombro, considere os itens, abaixo:
I- A manobra é realizada com o paciente sentado. O examinador, posicionado por trás, segura o cotovelo do paciente com uma das mãos enquanto a outra estabiliza a escápula. Com a elevação passiva do membro superior ocorre um aumento ou aparecimento da sensação dolorosa no ombro. O teste é considerado positivo;
II- Com o paciente de pé ou sentado, membro superior abduzido a 90º no plano frontal e cotovelo fletido a 90º, o examinador exerce pressão no sentido de produzir rotação interna. A perda da capacidade de resistir à ação do examinador sugere lesão do tendão do músculo infraespinhal.
É CORRETO afirmar que os itens, referem-se, aos seguintes:
Sobre os achados, pelo ortopedista, ao aplicar a Manobra de McMurray, marque a alternativa CORRETA.
A anatomia artroscópica do quadril divide a articulação em dois compartimentos, o central e o periférico. No exame artroscópico do quadril, o compartimento central é abordado sob tração, sendo CORRETO afirmar que, são estruturas ligadas a esse compartimento: