Questões de Concurso Público Prefeitura de Coremas - PB 2021 para Médico Pediatra
Foram encontradas 9 questões
Estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a infância, que podem causar prejuízos e danos à saúde. No que tange à Saúde da Criança, na Era Digital, marque a alternativa INCOMPATÍVEL com as Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Sobre as crianças vítimas de violência física no Brasil, o meio de agressão mais comumente empregado, tanto em meninos quanto em meninas, é:
Do processo de crescimento somático e de desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes e reconhecer as necessidades deles decorrentes, é habilidade esperada do Pediatra:
Na abordagem das necessidades nutricionais de crianças e adolescentes em condições de normalidade biológica, condições de risco e de doenças agudas e crônicas, espera-se na área de Conhecimento do Pediatra:
É recomendação de consumo de água para lactentes de 1 a 3 anos, de acordo com a SBP:
Sobre a introdução dos alimentos complementares na dieta da criança, a mesma comida da família – observando a adequação dos alimentos – deve ser ofertada a partir dos:
A suplementação periódica da população de risco com doses maciças de vitamina A é uma das estratégias mais utilizadas para prevenir e controlar a Deficiência de Vitamina A - DVA em curto prazo. Segundo o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, a conduta de administração via oral da megadose de vitamina A para crianças de 12 a 59 meses de idade é:
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com o Ministério da Saúde, o raquitismo atribuído à baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina ______ e à restrição, à exposição solar é uma condição prevenível, mas que continua ocorrendo, mesmo em países desenvolvidos.”
Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a lacuna do texto.
A talidomida tem importantes propriedades terapêuticas para um grande número de doenças, porém é aprovada no Brasil para o tratamento de poucas condições, como o eritema nodoso da hanseníase. Inicialmente, os estudos da toxicidade da talidomida em roedores mostraram um baixo risco de intoxicação e poucos efeitos colaterais. Entretanto, na época, não foi realizado nenhum teste de teratogenicidade. As anomalias fetais devido ao uso da talidomida ocorrem quando a droga é ingerida por gestantes entre 35 a 49 dias após o último período menstrual. As mais descritas, com relação ao uso da talidomida são as malformações: