Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2021 para Assistente Social

Foram encontradas 20 questões

Q1804824 Serviço Social
A assistência social, conforme a LOAS/1993, tem por objetivos a Proteção Social, que visa à garantia da vida, redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, EXCETO:
Alternativas
Q1804825 Serviço Social
De acordo com a Politica Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), a sua defesa parte de um modo de olhar e quantificar a realidade a partir de:
I. Uma visão social inovadora. II. Uma visão social de proteção. III. Uma visão social capaz de captar as diferenças sociais. IV. Uma visão social capaz de entender que a população tem necessidades. V. Uma visão social capaz de identificar forças e não fragilidades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1804826 Serviço Social
O conceito sobre a família na Política de Assistência Social superou a referência de tempo e lugar. Dessa forma, assinale a opção que corresponde a essa compreensão:
Alternativas
Q1804827 Serviço Social
Marque V para verdadeiro e F para falso. Sobre a gestão do trabalho no âmbito da assistência social prevista pela NOB-RH/SUAS, deverá ser garantido:
( ) A educação permanente aos trabalhadores. ( ) Realizar o planejamento estratégico. ( ) Descentralização política administrativa dos trabalhadores. ( ) A desprecarização dos vínculos dos trabalhadores e o fim terceirização. ( ) Integrar e alimentar o sistema de informação.
Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:
Alternativas
Q1804828 Serviço Social
De acordo com a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, os quais são organizados por níveis de complexidades, marque a sentença correspondente para: Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE):
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ( ) Serviço Especializado em Abordagem Social. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). ( ) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:
Alternativas
Q1804829 Serviço Social
Sobre os Conselhos de Assistência Social, pode se afirmar que:
Alternativas
Q1804830 Serviço Social
Para a participação e estímulo dos usuários no Sistema Único de Assistência Social, são consideradas pela NOB/SUAS as seguintes estratégias previstas pelo Art.127, EXCETO:
Alternativas
Q1804831 Serviço Social
O enfoque interdisciplinar realizado no âmbito SUAS constitui-se como processo de trabalho, o qual permite afirmar que:
I. O trabalho interdisciplinar exige uma equipe multiprofissional que supere a abordagem tecnicista. II. Negligencia a definição de responsabilidades individuais e competências. III. A interdisciplinaridade é um processo dinâmico, consciente e ativo. IV. Tendo como principal objeto de ação na política de assistência social as vulnerabilidades e riscos sociais, os quais não são fatos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, pois não exigem respostas diversificadas. V. A interdisciplinaridade é um processo de trabalho recíproco. Dessa forma, convém entender da não escolha de princípios e conceitos comuns.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1804832 Serviço Social
Sobre vigilância socioassistencial, esta tem como função no âmbito da Assistência Social:
Alternativas
Q1810253 Serviço Social
Pensar o projeto profissional supõe articular uma dupla dimensão: de um lado as condições macrossocietárias, que estabelecem o terreno sócio histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e de outro, as respostas sócio históricas, ético-políticas e técnicas de agentes profissionais a esse contexto, as quais traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, 2014, p.222.
Considerando a citação acima, assinale a alternativa que não corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social:
Alternativas
Q1810254 Serviço Social

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, marque V para verdadeiro e F para falso.


( ) O método de análise crítico-dialético nos permite captar a instrumentalidade nas suas possibilidades.

( ) O debate da instrumentalidade se faz necessário por se tratar de uma profissão de natureza interventiva.

( ) A instrumentalidade e o projeto profissional são distintos, pois o primeiro remete apenas a dimensão operativa e o segundo, corresponde aos limites e possibilidades do assistente social.

( ) O debate da instrumentalidade tenta romper com visão formalista de conceber técnicas como algo que determina a ação profissional.

( ) A análise teórica da instrumentalidade, elimina o diálogo entre a dimensão ética, e prioriza o tratamento instrumental técnico-operativo.


Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:

Alternativas
Q1810255 Serviço Social
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, o qual discorre sobre o trabalho interdisciplinar na Assistência Social. Desta forma, podemos considerar como trabalho interdisciplinar, EXCETO:
Alternativas
Q1810256 Serviço Social
Constituem competências do Assistente Social, conforme previsto no Art.4º do Código de Ética do assistente social, EXCETO:
Alternativas
Q1810257 Serviço Social
As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento, em geral setorializadas e fragmentadas, às expressões multifacetadas da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capital sobre o trabalho.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história, Biblioteca básica de Serviço Social; v.2. 2008 p.51.
Sobre políticas sociais, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1810258 Serviço Social
A elaboração da LOAS foi produto da mobilização de segmentos sociais que se organizaram com o objetivo de fortalecer a concepção de assistência social como função governamental e política pública, envolvendo intricados processos de negociação e formação de consensos pactuados entre diferentes protagonistas da sociedade civil, do governo federal e da esfera parlamentar
RAICHELIS, Raquel. Esfera pública e conselhos de assistência social: caminhos da construção democrática. 2015, p.147.
Com bases nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. A LOAS regulamenta os artigos 203 e 204 da constituição Federal. II. A autora, ao afirmar que para elaboração da LOAS houve “intricados processos de negociação e formação de consensos pactuados”, quis afirmar que não houve confrontos para sua elaboração junto às instâncias de poder. III. Podemos considerar que a Carta Magna de 1988 trata de uma referência para o entendimento e redefinições do perfil histórico da assistência social. IV. A LOAS prevê que a assistência social é Política de Seguridade Social contributiva.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1810259 Serviço Social
As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais.
BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. Serviço Social: direitos e competências Profissionais. 2009, p.5.
Sobre avaliação das políticas sociais, pode-se considerar que:
I. A análise e avaliação de políticas sociais ultrapassa a mera disposição e utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia. II. A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia. III. Deve ser entendida como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e classes sociais em cada contexto histórico. IV. A análise das políticas sociais deve tentar superar enfoques restritos ou unilaterais, comumente utilizados para explicar sua emergência, funções ou implicações.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1810260 Serviço Social
A análise da prática profissional com famílias pode acontecer a partir de diferentes perspectivas, dentre elas estariam o percurso histórico da profissão, o seu papel na divisão sócio técnica do trabalho e de seus condicionamentos macroestruturais, da formação profissional e da responsabilidade dos assistentes no processo de apropriação do projeto ético-político da categoria.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Trabalho com Famílias: um desafio para os Assistentes Sociais. Textos & Contextos Revista Virtual. Nº 3, ano III, dez. 2004.
Sobre o trabalho com famílias, pode-se considerar que:
Alternativas
Q1810261 Serviço Social
“A Velha questão social metamorfoseia-se, assumindo novas roupagens. Ela evidencia hoje a imensa fratura entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social e as relações sociais que o impulsionam”.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, 2014, p.144.
Sobre a citação descrita, pode-se afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q1810262 Serviço Social
Sobre a reestruturação produtiva no Brasil e sua relação com a Política Social, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1810272 Serviço Social
De acordo com a PNAS/2004 e a LOAS, o que se entende por Serviços, Programas e Projetos é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A
6: B
7: B
8: C
9: E
10: B
11: D
12: D
13: A
14: C
15: A
16: E
17: D
18: B
19: A
20: A