Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2021 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
I. Uma visão social inovadora. II. Uma visão social de proteção. III. Uma visão social capaz de captar as diferenças sociais. IV. Uma visão social capaz de entender que a população tem necessidades. V. Uma visão social capaz de identificar forças e não fragilidades.
É correto o que se afirma em:
( ) A educação permanente aos trabalhadores. ( ) Realizar o planejamento estratégico. ( ) Descentralização política administrativa dos trabalhadores. ( ) A desprecarização dos vínculos dos trabalhadores e o fim terceirização. ( ) Integrar e alimentar o sistema de informação.
Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ( ) Serviço Especializado em Abordagem Social. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). ( ) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. ( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:
I. O trabalho interdisciplinar exige uma equipe multiprofissional que supere a abordagem tecnicista. II. Negligencia a definição de responsabilidades individuais e competências. III. A interdisciplinaridade é um processo dinâmico, consciente e ativo. IV. Tendo como principal objeto de ação na política de assistência social as vulnerabilidades e riscos sociais, os quais não são fatos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, pois não exigem respostas diversificadas. V. A interdisciplinaridade é um processo de trabalho recíproco. Dessa forma, convém entender da não escolha de princípios e conceitos comuns.
É correto apenas o que se afirma em:
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, 2014, p.222.
Considerando a citação acima, assinale a alternativa que não corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social:
Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O método de análise crítico-dialético nos permite captar a instrumentalidade nas suas possibilidades.
( ) O debate da instrumentalidade se faz necessário por se tratar de uma profissão de natureza interventiva.
( ) A instrumentalidade e o projeto profissional são distintos, pois o primeiro remete apenas a dimensão operativa e o segundo, corresponde aos limites e possibilidades do assistente social.
( ) O debate da instrumentalidade tenta romper com visão formalista de conceber técnicas como algo que determina a ação profissional.
( ) A análise teórica da instrumentalidade, elimina o diálogo entre a dimensão ética, e prioriza o tratamento instrumental técnico-operativo.
Assinale a assertiva que corresponde à sequência
corretamente:
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história, Biblioteca básica de Serviço Social; v.2. 2008 p.51.
Sobre políticas sociais, é correto afirmar que:
RAICHELIS, Raquel. Esfera pública e conselhos de assistência social: caminhos da construção democrática. 2015, p.147.
Com bases nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. A LOAS regulamenta os artigos 203 e 204 da constituição Federal. II. A autora, ao afirmar que para elaboração da LOAS houve “intricados processos de negociação e formação de consensos pactuados”, quis afirmar que não houve confrontos para sua elaboração junto às instâncias de poder. III. Podemos considerar que a Carta Magna de 1988 trata de uma referência para o entendimento e redefinições do perfil histórico da assistência social. IV. A LOAS prevê que a assistência social é Política de Seguridade Social contributiva.
É correto apenas o que se afirma em:
BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. Serviço Social: direitos e competências Profissionais. 2009, p.5.
Sobre avaliação das políticas sociais, pode-se considerar que:
I. A análise e avaliação de políticas sociais ultrapassa a mera disposição e utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia. II. A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia. III. Deve ser entendida como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e classes sociais em cada contexto histórico. IV. A análise das políticas sociais deve tentar superar enfoques restritos ou unilaterais, comumente utilizados para explicar sua emergência, funções ou implicações.
É correto apenas o que se afirma em:
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Trabalho com Famílias: um desafio para os Assistentes Sociais. Textos & Contextos Revista Virtual. Nº 3, ano III, dez. 2004.
Sobre o trabalho com famílias, pode-se considerar que:
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social, 2014, p.144.
Sobre a citação descrita, pode-se afirmar que, EXCETO: