Questões de Concurso Público Prefeitura de Canas - SP 2019 para Médico do PSF – Programa Saúde da Família
Foram encontradas 10 questões
Sobre a pressão arterial (PA):
I. A abordagem terapêutica da PA elevada inclui medidas não medicamentosas e o uso de fármacos anti-hipertensivos, a fim de reduzir a PA, proteger órgãos-alvo, prevenir desfechos CV e renais.
II. Medidas não medicamentosas têm se mostrado eficazes na redução da PA, apesar de limitadas pela perda de adesão a médio e longo prazo.
III. O mecanismo mais comum da HA no idoso é o enrijecimento da parede arterial dos grandes vasos, levando a aumento predominante da PAS, com manutenção ou queda da PAD.
IV. Indivíduos com PA ≥ 160/100 mmHg e/ou portadores de risco CV estimado alto, mesmo no estágio 1, devem iniciar de imediato o tratamento medicamentoso associado à terapia não medicamentosa.
São corretas:
Sobre a realização de ecocardiograma nos pacientes com insuficiência cardíaca (IC), pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre dislipidemias:
Na diarreia aguda em crianças, é INCORRETO afirmar que:
Sobre os sintomas da anemia por deficiência de ferro pode-se afirmar que:
I. Os sintomas usuais da anemia por deficiência de ferro (ADF) incluem fraqueza, cefaleia, irritabilidade, síndrome das pernas inquietas e vários graus de fadiga e intolerância aos exercícios ou pica (apetite pervertido por barro ou terra, papeis, amido).
II. Muitos pacientes são assintomáticos, sem clínica típica e só reconhecem os sintomas retrospectivamente, após o tratamento.
III. Pacientes com ferritina baixa e sem anemia podem ter os mesmos sintomas.
IV. Idosos costumam apresentar início insidioso com sintomas relacionados à exacerbação de suas comorbidades subjacentes (piora da angina, aumento da confusão mental, dispneia).
São corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as IST (infecções sexualmente transmissíveis):
As urticárias:
Para tratamento da asma intermitente deve-se prescrever:
Assinale a alternativa correta sobre a GOTA:
A depressão é uma condição frequente, em geral recorrente e de curso crônico, associada com níveis altos de incapacitação funcional. Sobre o uso de antidepressivos: