Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratuba - SC 2017 para Professor de História
Foram encontradas 10 questões
“Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra ainda a tentativa foi pior, fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho de palma, e nada. Foi então que Nanã veio em seu socorro. Apontou para o fundo do lago. [...] De lá retirou uma porção de barro do fundo da lagoa onde ela morava e deu a Oxalá. Oxalá criou o homem, o modelou no barro. Com o sopro de Olorum ele caminhou. Com a ajuda dos orixás povoou a Terra. [...]”
Extraído de PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo; Companhia das Letras, 2001. P.196.
A versão acima é passada de geração em geração, por povos que vivem principalmente na atual Nigéria, relativa à criação do Homem, indique a que povo pertence essa versão:
A Pré-História Brasileira
A região da Lapa Vermelha, no município de Pedro Leopoldo, a cerca de 40 quilômetros da Capital de Minas Gerais, atualmente é considerada um dos mais importantes sítios arqueológicos do continente americano. Lá foi encontrado, em 1975, um dos mais antigos fósseis humanos das Américas, com cerca de 11 mil anos, conhecido como:
Períodos da História da Grécia Antiga:
A Grécia Antiga nasceu na região sul da Península Balcânica e também dominou outras regiões vizinhas como a Península Itálica, a Ásia Menor e algumas ilhas do Mar Egeu. Com o passar do tempo, várias cidades politicamente autônomas entre si apareceram e fundaram diversas práticas que influenciaram profundamente os costumes que hoje definem a feição do mundo ocidental.
Relacione no quadro abaixo os períodos históricos, com os eventos ocorridos na Grécia Antiga.
Nº |
Periodo |
Alternativa |
Eventos |
01 |
Pré-Homérico - 2000 e 1.100 a.C |
04 |
Grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga, fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Foi também uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas (entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta). |
02 |
Homérico - 1.100 e 800 a.C |
03 |
surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico. |
03 |
Arcaico - 800 e 500 a.C |
05 |
fase marcada pelo enfraquecimento militar grego e a conquista macedônica na região. A cultura grega espalha-se pela região, fundindo-se com outras. |
04 |
Clássico - 500 e 338 a.C |
01 |
época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização. |
05 |
Helenístico - 338 e 146 a.C |
02 |
conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos. |
Indique a alternativa que corresponde a relação correta do quadro acima.
No período de 1337 a 1453, França e Inglaterra travaram um conflito devastador, motivada por questões sucessórias e pelo interesse de ambos os reinos em dominar os Flandres. Durante seu transcurso, os reis franceses impuseram aos súditos tributos que aumentaram consideravelmente as rendas do Estado e, desse modo, permitiram a criação de um exército profissional. A guerra e o caos social dela decorrente contribuíram para acelerar a unidade nacional, tanto entre os franceses como entre os ingleses.
Na historiografia esse conflito é conhecido como:
Escravidão e Sociedade Colonial.
Se os trabalhos que estavam submetidos os escravos eram “insofríveis”, os castigos e as violências não ficavam atrás. Após a travessia atlântica, realizada em condições subumanas, com altos índices de mortalidade e enfermidade, ficavam a mercê de abusos sexuais e tinham suas famílias desfeitas com a venda de seus membros separados. Os cativos eram submetidos a palmatórias, açoites e correntes, sendo muitas vezes mutilados para garantir sua disciplina. Na definição do jesuíta André João Antonil, os feitores eram os “braços de que se vale o senhor do engenho para o bom governo da gente e da fazenda”. Para o mesmo cronista, eram necessários três Ps para o bom desempenho do escravo.
Aponte a alternativa que apresenta a descrição correta dos três Ps, segundo a definição do jesuíta André João Antonil
Quilombo dos Palmares.
Palmares, tido como o maior quilombo estabelecido na América Portuguesa, era na realidade uma confederação de quilombos que reuniu milhares de habitantes, governados por um rei guerreiro e por um conselho formado pelos chefes de cada um dos quilombos confederados. Quem foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares?
Na velocidade das luzes
Aceleração. Tecnologia. Produtividade. Ruptura. Revolução. O mundo tornou-se mais rápido na passagem do Século XVIII para o século XIX. Transformações em curso desde o século XV foram aceleradas pela Independência dos Estados Unidos, pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial, completando a transição do feudalismo pra o capitalismo e favorecendo o aparecimento da sociedade burguesa, na qual vivemos ainda hoje.
Complete as lacunas, utilizando uma das opções abaixo:
Sobre música.
A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa no Brasil um lugar privilegiado na História sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora de nossos dilemas nacionais e veículos de nossas utopias sociais.
Indique nas alternativas abaixo, a que representa de forma correta três músicas e cantores que trazem em suas músicas o contexto da ditadura militar, ocorrida no Brasil de 1964 a 1985.
Movimento Modernista
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas.
Leia a descrição de uma obra da primeira geração de pintores do período modernista ( 1922 a 1930)
“O Sol parece escaldante. Um olho, Talvez uma flor. Ou uma fruta tropical. A figura humana é distorcida. A pequena cabeça, distante, apoia-se sobre um fino braço. Quem sabe uma diminuta dimensão para a vida intelectual. Um enorme pé descalço encaminha sobre o olhar do espectador para o chão, verde, da cor do cacto que se ergue na vertical. O país é grande, quase um gigante sonolento e inerte. Sonho e realidade, passado e futuro, verde e amarelo. E azul”.
Assinale a alternativa que contempla nome da obra e artista.
II Guerra Mundial
O que foi a politica da boa vizinhança levada a cabo pelo presidente Franklin Delano Roosevelt dos Estados Unidos da América. Apesar dessa doutrina ter sido criada em 1933, durante a VII Conferência Interamericana, reunida em Montevidéu, foi durante a II Guerra Mundial (1939-1945) que ela ganhou força.
No que consistia a Politica de Boa Vizinhança: