Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2018 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 5 questões

Q1767079 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com a publicação Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Sul – Comissão de Química e Fertilidade do Solo – RS/SC, 2016, a representatividade da amostra de solo é uma das principais causas de erro na análise química, interpretação dos resultados e aplicação de corretivos e fertilizantes. Analise as afirmativas abaixo:


I – Para a maioria das culturas, com revolvimento do solo, é recomendado coletar 10 a 20 sub amostras (15 em média), por gleba homogênea para compor a amostra a ser enviada ao laboratório. Na coleta, deve-se percorrer a área a ser amostrada de forma aleatória e em "zig-zag".

II – A camada a ser amostrada em culturas com revolvimento do solo ou na implantação do plantio direto, para fins de correção e adubação é de 0 a 20 centímetros, enquanto que no sistema de plantio direto consolidado, é de 0 a 10 cm, com monitoramento eventual da camada de 10 a 20 centímetros.

II- Na instalação de cultivos de culturas perenes, especialmente de grande porte, cujo sistema radicular pode utilizar camadas mais profundas do solo para o suprimento de nutrientes, a amostra obrigatoriamente deverá ser coletada de 0 a 30 cm, corrigindo o solo até esta profundidade e utilizando 2,0 vezes a dose de calcário ou fertilizante recomendada para a camada de 0 a 20 centímetros.


Assinale a opção correta:

Alternativas
Q1767080 Engenharia Agronômica (Agronomia)

De acordo com o Manual mencionado na questão anterior, analise as afirmativas abaixo:


I – O "pó de rocha" é um insumo autorizado para a agricultura, mas para obtenção de seu registro no MAPA, o "pó de rocha" é classificado como Remineralizador. É autorizado também para a agricultura orgânica, desde que os teores de metais pesados não ultrapassem os níveis máximos regulamentados.

II – O sulfato de cálcio, também conhecido por "gesso agrícola" tem uma maior mobilidade e solubilidade no solo em comparação com o calcário. Dependendo das quantidades utilizadas e das condições edafoclimáticas, o gesso agrícola pode proporcionar um aumento dos teores de Ca, S e Mg em profundidade no perfil do solo, aumentando a saturação por bases e diminuindo a saturação por alumínio. Por esta razão e pela sua natureza, o gesso agrícola é considerado um corretivo da acidez do solo nas camadas mais profundas, sendo recomendado seu uso em algumas culturas perenes, para correção da acidez do solo.

III – Pela legislação, o calcário agrícola comercializado precisa, obrigatoriamente, apresentar valores mínimos de 67% de PN, 45% de PRNT e 38% de CaO+MgO.


Assinale abaixo, a opção correta:

Alternativas
Q1767081 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Baseado no Manual mencionado na QUESTÃO 31, calcule a necessidade de calagem, pelo índice SMP, para a implantação da cultura do milho. É informado que o índice SMP do solo em questão é 6,2. A tabela do manual informa que, para o índice SMP 6,2 são necessários as seguintes quantidades de calcário PRNT 100%: para um pH desejado de 5,5 - necessidade de 1,0 t/ha; Para um pH desejado de 6,0 - necessidade de 2,2 t/ha; e para um pH desejado de 6,5 – necessidade de 3,7 t/ha.


Assinale a alternativa correta de recomendação de calagem:

Alternativas
Q1767082 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na região do Alto Uruguai Catarinense, é grande a oferta de adubos orgânicos sólidos e líquidos e consequentemente são amplamente usados na adubação das culturas, principalmente na cultura do milho. Sobre o uso de adubação orgânica, e de acordo com o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assinale a alternativa que não é correta:
Alternativas
Q1767088 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise a afirmativa abaixo que NÃO é verdadeira:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: D