Questões de Concurso Público Prefeitura de Concórdia - SC 2019 para Professor - História

Foram encontradas 10 questões

Q1757957 História
Muro de Berlim: Oficialmente chamado de Muro de Proteção Antifascista, a barreira tinha 66,5 km de extensão, 302 torres de observação e 127 redes metálicas eletrificadas. Um posto militar conhecido como Checkpoint Charlie era o único ponto de travessia para estrangeiros e membros das forças Aliadas. A patrulha ficava por conta de militares da Alemanha Oriental que, acompanhados de seus cães de guarda, tinham ordens para atirar naqueles que tentassem atravessar. Tal ordem ficou conhecida como “Ordem 101”, ou Schießbefehl, em alemão, e resultou na morte de 136 pessoas.
A queda do Muro de Berlim, se dá oficialmente em:
Alternativas
Q1757959 História

Com a Proclamação da República, foi formado um governo provisório no qual Deodoro da Fonseca foi nomeado o presidente. Algumas mudanças foram tomadas de imediato, sendo:

Alternativas
Q1757960 História
A Revolução Farroupilha foi uma das revoltas que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração – estendeu-se por dez anos – e, além disso, foi uma das que apresentou a maior ameaça à integridade territorial brasileira. Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Revolta dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Aponte a alternativa INCORRETA, dentre as principais causas da Revolução Farroupilha:
Alternativas
Q1757961 História
Guerra da Secessão, utilize V para Verdadeiro e F para Falso, nas opções abaixo.
( ) A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos. ( ) A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX. Os estados do Norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado. ( ) O Sul, por sua vez, era caracterizado pela dependência do cultivo agrícola baseado no sistema do plantation, no qual havia a existência da grande propriedade de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo. ( ) A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano, havendo, por isso, a defesa por parte dos sulistas da extensão do trabalho escravo para esses locais, enquanto os nortistas eram contrários a essa ideia e defendiam a proibição da escravidão nesses novos territórios. ( ) A insatisfação sulista com as tentativas dos nortistas de abolir a escravidão levou muitos deles a defenderem ideais de separatismo para manter seu estilo de vida. ( ) Todas essas questões canalizaram-se nas eleições presidenciais de 1860, com os sulistas posicionando-se contra a candidatura do republicano Abraham Lincoln. ( ) Lincoln era visto pelos sulistas como um escravocrata convicto e sua vitória para presidente motivou-os – que já defendiam ideais separatistas – a iniciar um movimento de secessão, ou seja, de separação. A opção que corresponde de forma correta é:
Alternativas
Q1757964 História

- ANTECEDENTES: REVOLUÇÃO RUSSA:

A Guerra Civil Russa está diretamente relacionada com a ............................................ Isso porque, em ......................................, os bolcheviques realizaram a tomada de poder de locais estratégicos de Petrogrado (atual .................................), a capital russa na época, e derrubaram o governo provisório que estava instalado na Rússia desde o começo do ano, quando caiu a monarquia czarista. Sob a liderança de ............................................, os bolcheviques proclamaram um ............................................................. e iniciaram o período de montagem de um novo Estado na Rússia. Na teoria, o Estado bolchevique surgia para atender aos interesses dos sovietes, mas, na prática, à medida que o Estado socialista foi sendo construído os sovietes foram sendo afastados do poder. Junto da reconstrução do Estado russo, os bolcheviques também retiraram o país da ............................................................................., conflito que há anos sangrava a economia russa e contribuía para aumentar o sofrimento da população. Para isso, os bolcheviques assinaram o..........................................................., no qual os russos aceitaram realizar enormes concessões de terras para alemães e turcos.

Escolha dentre as opções, aquela que corresponde de forma correta ao preenchimento da questão.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: A
5: B