Questões de Concurso Público Prefeitura de Irani - SC 2019 para Professor - História
Foram encontradas 13 questões
Muro de Berlim: Oficialmente chamado de Muro de Proteção Antifascista, a barreira tinha 66,5 km de extensão, 302 torres de observação e 127 redes metálicas eletrificadas. Um posto militar conhecido como Checkpoint Charlie era o único ponto de travessia para estrangeiros e membros das forças Aliadas. A patrulha ficava por conta de militares da Alemanha Oriental que, acompanhados de seus cães de guarda, tinham ordens para atirar naqueles que tentassem atravessar. Tal ordem ficou conhecida como “Ordem 101”, ou Schießbefehl, em alemão, e resultou na morte de 136 pessoas.
A queda do Muro de Berlim, se dá oficialmente em:
A Revolução Farroupilha foi uma das revoltas que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração – estendeu-se por dez anos – e, além disso, foi uma das que apresentou a maior ameaça à integridade territorial brasileira. Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Revolta dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo.
A ponte a alternativa INCORRETA, dentre as principais causas da Revolução Farroupilha:
Guerra da Secessão, utilize V para Verdadeiro e F para Falso, nas opções abaixo.
( ) A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos.
( ) A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX. Os estados do Norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado.
( ) O Sul, por sua vez, era caracterizado pela dependência do cultivo agrícola baseado no sistema do plantation, no qual havia a existência da grande propriedade de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo.
( ) A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano, havendo, por isso, a defesa por parte dos sulistas da extensão do trabalho escravo para esses locais, enquanto os nortistas eram contrários a essa ideia e defendiam a proibição da escravidão nesses novos territórios.
( ) A insatisfação sulista com as tentativas dos nortistas de abolir a escravidão levou muitos deles a defenderem ideais de separatismo para manter seu estilo de vida.
) Todas essas questões canalizaram-se nas eleições presidenciais de 1860, com os sulistas posicionando-se contra a candidatura do republicano Abraham Lincoln.
( ) Lincoln era visto pelos sulistas como um escravocrata convicto e sua vitória para presidente motivou-os – que já defendiam ideais separatistas – a iniciar um movimento de secessão, ou seja, de separação.
A opção que corresponde de forma correta é:
O Vaticano e a Itália:
Acordo assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé (Igreja Católica) em 1929. Nesse acordo, foi solucionada a Questão Romana, assim, as disputas territoriais existentes entre as duas partes desde o século XIX tiveram fim. Sendo criado oficialmente o Estado da Cidade do Vaticano, um pedaço de terra soberano sob domínio da Igreja Católica.
Indique nas opções abaixo a opção que indica de forma correta o nome deste acordo.
ANTECEDENTES: REVOLUÇÃO RUSSA:
A Guerra Civil Russa está diretamente relacionada com a ............................................ Isso porque, em ......................................, os bolcheviques realizaram a tomada de poder de locais estratégicos de Petrogrado (atual .................................), a capital russa na época, e derrubaram o governo provisório que estava instalado na Rússia desde o começo do ano, quando caiu a monarquia czarista.
Sob a liderança de ............................................, os bolcheviques proclamaram um ............................................................. e iniciaram o período de montagem de um novo Estado na Rússia. Na teoria, o Estado bolchevique surgia para atender aos interesses dos sovietes, mas, na prática, à medida que o Estado socialista foi sendo construído os sovietes foram sendo afastados do poder.
Junto da reconstrução do Estado russo, os bolcheviques também retiraram o país da ............................................................................., conflito que há anos sangrava a economia russa e contribuía para aumentar o sofrimento da população. Para isso, os bolcheviques assinaram o..........................................................., no qual os russos aceitaram realizar enormes concessões de terras para alemães e turcos.
Escolha dentre as opções, aquela que corresponde de forma correta ao preenchimento da questão.
Independência da América Espanhola.
Processo de emancipação das colônias espanholas no continente americano durante as primeiras décadas do século XIX. Resulta das transformações nas relações entre metrópole e colônia e da difusão das ideias liberais trazidas pela Revolução Francesa e pela independência dos EUA. Recebe influência também das mudanças na relação de poder na Europa em consequência das guerras napoleônicas.
I - San Martín organiza também no Chile a luta contra a Espanha, com o auxílio do líder chileno Bernardo O”Higgins.
II - No norte da América do Sul, Simón Bolívar atua nas lutas pela libertação da Venezuela (1819), da Colômbia (1819), do Equador (1822) e da Bolívia (1825).
III - Em 1822, os dois líderes, Bolívar e San Martín, reúnem-se na cidade de Guayaquil, no Equador, para discutir o futuro da América hispânica.
IV - Bolívar defende a unidade das ex-colônias e a formação de uma federação de repúblicas. San Martín é partidário de governos formados por príncipes europeus.
V - A tese de Bolívar volta a ser discutida no Congresso do Panamá, em 1826, é votada e aceita.
VI - Em toda a América hispânica não há participação popular nas lutas pela independência, mas a
elite criolla se mantém hegemônica.
Segunda Guerra Mundial
As consequências da primeira guerra foram enormes e ainda deixaram no ar o ambiente tenso que permitiria outro confronto de escala global alguns anos depois, a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, uma nova guerra eclode como fruto das questões e instabilidades mal resolvidas no conflito anterior. Mas dessa vez a abrangência da guerra é maior ainda, os continentes todos tem participação maior. Em 1945 a guerra acaba em decorrência de uma nova tecnologia que deixaria a humanidade em estado de tensão para sempre, as armas nucleares.
Assinale abaixo a alternativa que contempla de forma correta, os principais Países Aliados que derrotaram o Eixo na Segunda Guerra Mundial.
Abolição da Escravidão
O Brasil comemora no dia 13 de maio a abolição da escravidão no país, oficializada pela Lei Áurea, em 1888. O que muitos desconhecem é que um estado brasileiro aboliu a escravidão quatro anos antes da Lei Áurea. Em 25 de março de 1884, o presidente da província, Satiro de Oliveira Dias, declarou a libertação de todos os escravos, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país. Isso foi possível graças a Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde. Homem de origem humilde, jangadeiro e abolicionista, teve participação ativa no Movimento Abolicionista.
Capa da Revista Illustrada v.9 nº 376 ano 1884.
Francisco José era chefe dos jangadeiros e, em 1881, convenceu os colegas jangadeiros a se recusarem a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o sul do Brasil.
Fonte: https://observatorio3setor.org.br/carrossel/drag ao-do-mar
A escravidão na América: o tráfico de escravos e a escravização de populações africanas.
Coloque V para Verdadeiro e F para falso, sobre o tema proposto.
( ) Na Idade Moderna, no contexto da expansão marítima europeia, surgiu uma nova forma de escravidão. Populações africanas foram escravizadas para a exploração de riquezas coloniais.
( ) Inicialmente eram vendidos na Europa, mas a partir do século XVI também na América.
( ) Sob o comando das Coroas europeias, no caso da colônia portuguesa, pode-se afirmar que esse negócio foi tão ou mais rentável do que a economia açucareira.
( ) Na verdade, uma atividade ligava-se a outra, pois Portugal obtinha lucros com a venda do açúcar na Europa e a venda dos escravos obtidos na África para os senhores de engenho em sua própria colônia.
( ) O tráfico de escravos já existia na África antes de os portugueses iniciarem seu processo de conquista no século XV.
Indique a alternativa que completa de forma correta a questão.
A Decadência Oligárquica – Ditadura e Democracia
Qual a razão do sucesso de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994.
A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799. Essa revolução, além de seu caráter burguês, teve uma grande participação popular e atingiu um alto grau de radicalismo, uma vez que a situação do povo francês era precária em virtude da crise que o país enfrentava.
A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à...