Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2019 para Professor de História
Foram encontradas 6 questões
Fonte: https://www.seara.sc.gov.br e http://www.camaraseara.sc.gov.br
A Sociedade Mesopotâmica
I – O primeiro agrupamento urbano da Mesopotâmia foi a Suméria, que conseguiu transformar as áreas encharcadas pelos rios Tigre e Eufrates em campos de cevada.
II – A partir do desenvolvimento urbano, surgiram a escrita cuneiforme, palácios, templos, ferramentas, armas de bronze, sistemas de comércio, escolas, códigos de leis, diversas formas de expressão artística, astronomia, medicina e alguns princípios fundamentais da matemática, como a multiplicação e divisão.
III – A religião apresentava grande importância entre os sumérios; ela era o princípio explicativo das guerras entre cidades, da organização social e do próprio indivíduo. Pode-se afirmar que as cidades sumérias eram comunidades organizadas para servir aos deuses.
IV – O governante não era o senhor de todas as terras, somente o representante de deus da cidade, pois cada uma delas pertencia a uma diferente divindade.
V – Os templos, conhecidos como pirâmides, eram comandados pelos sacerdotes, para os quais a população pagava impostos e servia com trabalho.
VI - Por volta de 1700 a.C., Hamurábi, rei da cidade da Babilônia, unificou a região e fundou o Primeiro Império Babilônico.
Com relação a Sociedade Mesopotâmica, indique abaixo a alternativa correta.
Os Jesuítas
Os jesuítas atuaram intensamente na educação dos indígenas e dos habitantes em geral da colônia. Em suas escolas ensinavam a língua portuguesa e a cultura católica, contribuindo assim para o enfraquecimento das tradições originárias. Colégios foram fundados em Pernambuco, São Vicente, Ilhéus, Rio de Janeiro e Porto Seguro. A atuação dos jesuítas estendeu-se ainda por outras regiões como o Maranhão, onde lutaram intensamente contra a escravidão dos indígenas. Acabaram banidos de lá em 1684, quando ocorreu a ...
As revoluções burguesas.
A palavra revolução encontra empregos correntes para designar alterações contínuas ou súbitas que ocorrem na natureza ou na cultura. No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: mesmo na linguagem de senso comum, sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas da estrutura da sociedade. Daí o contraste frequente de “mudança gradual” e “mudança revolucionária”, que sublinha o teor da revolução como uma mudança que “mexe nas estruturas”, que subverte a ordem social imperante na sociedade. [...] A revolução constitui uma realidade histórica; a contrarrevolução é sempre o seu contrário... aquilo que impede ou adultera a revolução. Fernandes, Florestan. O que é revolução. São Paulo: Brasiliense, 1984. P.7-9.
Assinale a opção abaixo que indica de forma correta, os movimentos revolucionários que foram o ponto de partida para as Revoluções Burguesas
A Decadência Oligárquica – Ditadura e Democracia
De que maneira a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial acabou por inviabilizar a manutenção da Ditadura Vargas.