Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2019 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 7 questões

Q1758658 Português
Considerando o gênero textual das crônicas é incorreto o que se diz em:
Alternativas
Q1758659 Português
Observe as palavras em destaque em cada sentença e assinale aquela que possui o emprego correto da palavra parônima e/ou homônima:
Alternativas
Q1758660 Português

Observe as orações e aquilo que se explica em cada situação:


I- A morte do pai o deixou abalado. (substantivo abstrato; designa um estado, sentimento do ser do qual pode ser abstraído, e sem o qual não pode existir.)

II – A elefoa adaptou-se bem ao novo ambiente. (Segundo o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é correto o emprego de elefoa como feminino de elefante.)

III – A grafite está terminando. Passarei na livraria mais tarde. (Grafite é um substantivo feminino por isso está precedida do artigo A.)

IV – Comprei dois leites. (Compreendemos que por “dois leites” está subentendido o substantivo pacotes, pois esse substantivo insere-se na classe dos substantivos não contáveis. Isto é, não é possível distinguir partes singulares de partes plurais e, por essa razão tais nomes não ocorrem, tipicamente, em construções de enumeração, exceto quando se faz contagem relativa a contadores não explícitos.)


A partir das análises assinale a sentença correta:

Alternativas
Q1758661 Português

Observe:


Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés.

(Fragmento: Último Recurso de Clarice Lispector)


É correto o expresso em:

Alternativas
Q1758673 Português
Concebidas em um sentido mais abrangente, as condições de produção abarcam o contexto sócio histórico e o ideológico. Assim, o agrupamento dos valores ideológicos compõe o imaginário que institui o lugar que os sujeitos do discurso conferem-se mutuamente e podemos compreender que processo equivalente ocorre na relação com a imagem e sua produção discursiva de sentidos junto à mídia. A partir dessa perspectiva, compreende-se que a língua não é exclusivamente um mecanismo para comunicar, ela é imparcialmente ideológica, onde seu funcionamento e modo de produção de sentidos são ideologicamente determinados. Nesse sentido, observando as condições de produção do texto apresentado, é incorreto o que se diz em:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1758674 Português

Travaglia (1997) destaca que a concepção de linguagem e a de língua altera em muito o modo de estruturar o trabalho com a língua em termos de ensino e considera essa questão tão importante quanto a postura que se tem em relação à educação. Geraldi (1997a) afirma que toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opção política com os mecanismos utilizados em sala de aula. Por sua vez, a opção política envolve uma teoria de compreensão da realidade, aí incluída uma concepção de linguagem que dá resposta ao para que ensinamos o que ensinamos .


Nesse sentido, observe o conceito apresentado e correlacione-o a correta concepção de linguagem:


Nessa vertente, os estudos da linguagem ficam restritos ao processo interno de organização do código. Privilegia-se, então, a forma, o aspecto material da língua, e as relações que constituem o seu sistema total, em detrimento do conteúdo, da significação e dos elementos extralinguísticos.

Alternativas
Q1758677 Português

Correlacionado o texto apresentado às conceituações propostas está correto o exposto em:


João joga um palitinho de sorvete na

rua de Teresa que joga uma latinha de

refrigerante na rua de Raimundo que

joga um saquinho plástico na rua de

Joaquim que joga uma garrafinha

velha na rua de Lili.

Lili joga um pedacinho de isopor

na rua de João que joga uma embalagenzinha

de não sei o que na rua de Teresa que

joga um lencinho de papel na rua de

Raimundo que joga uma tampinha de

refrigerante na rua de Joaquim que joga

um papelzinho de bala na rua de J. Pinto 

Fernandes que ainda nem

tinha entrado na história.


Poema de Ricardo Azevedo (extraído do livro Você Diz que Sabe Muito, Borboleta Sabe

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: E
6: C
7: E