Questões de Concurso Público Abrigo Institucional - SC 2021 para Assistente Social

Foram encontradas 20 questões

Q1784929 Português
A questão diz respeito à reportagem abaixo. Leia-a atentamente antes de respondê-la.

(Reportagem) 


A crase foi empregada no título da reportagem pela mesma regra que na seguinte alternativa:
Alternativas
Q1784930 Português
A questão diz respeito à reportagem abaixo. Leia-a atentamente antes de respondê-la.

(Reportagem) 


A seguir, analise o trecho retirado da reportagem:
“[...], um vasto mercado que valoriza...”
Assinale a alternativa que, dentro do mesmo contexto, representa uma palavra sinônima daquela destacada acima:
Alternativas
Q1784931 Raciocínio Lógico

Analise as premissas a seguir:


Se João é engenheiro, então Paulo é pedreiro.

Paulo é pedreiro ou Márcio é arquiteto.

Ora, Paulo não é pedreiro.


Tomando por base que todas as proposições acima são verdadeiras, assinale a alternativa correta:






Alternativas
Q1784932 Matemática
Um financiamento foi concedido com as seguintes condições:
Capital R$ 3.000,00 Taxa de juros simples mensal 1,50% Tempo ? Juros R$ 225,00
Com base na tabela, assinale a alternativa que representa corretamente o tempo, em meses, do financiamento:
Alternativas
Q1784933 História e Geografia de Estados e Municípios
De acordo com a história do município de Itá, os pioneiros da colonização da região onde atualmente se localiza o município foram os integrantes da família de origem alemã, cujo sobrenome é:
Alternativas
Q1784934 História e Geografia de Estados e Municípios
As cidades catarinenses, São Joaquim e Urupema estão entre as mais frias do país, ambas localizadas na região geográfica conhecida como:
Alternativas
Q1784935 Serviço Social
A garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, conforme define o Código de Ética do/a Assistente Social, constituem:
Alternativas
Q1784936 Serviço Social
O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção. Acerca da instrumentalidade e dos instrumentos técnicos do Serviço Social, marque a assertiva incorreta:
Alternativas
Q1784937 Serviço Social
Segundo Luis Fernando Duarte (1994), o valor “família” tem grande peso em todas as camadas da população brasileira. No entanto, significa coisas diferentes dependendo da categoria social. Em relação aos indivíduos que formam a entidade familiar esta é menos complexa, tendo em vista que é formada pela presença de um dos genitores (pai ou mãe) com filho(s). Como se classifica a família caracterizada no enunciado?
Alternativas
Q1784938 Serviço Social
De acordo com a Lei de Adoção, marque a opção correta:
Alternativas
Q1784939 Serviço Social
Os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes deverão estruturar seu atendimento de acordo com os seguintes princípios:
Alternativas
Q1784940 Serviço Social
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:


I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - Direito de ser respeitado por seus educadores;

III - Dever de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.


Dos itens acima:

Alternativas
Q1784941 Serviço Social
Analise o trecho a seguir: “O Plano Individual de Atendimento (PIA) é um instrumento que norteia as ações a serem realizadas para viabilizar a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças, adolescentes afastados dos cuidados parentais e sob proteção de serviços de acolhimento. Para tanto, o PIA possui duas dimensões complementares: ______________________ e _________________________. “
(Fonte adaptada https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/orientacoes-elaboracao-plano-individual-atendimento.pdf).
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
Alternativas
Q1784942 Serviço Social
Ainda segundo a Lei de Adoção, qual o período estabelecido para a reavaliação de toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional?
Alternativas
Q1784943 Serviço Social
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Um dos objetivos da Política de Assistência Social é:
Alternativas
Q1784944 Serviço Social
Como se denominam as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública?
Alternativas
Q1784945 Serviço Social
No âmbito do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescente, sobre o trabalho social desenvolvido com crianças e adolescentes, analise as assertivas abaixo. ( ) A questão do tempo de permanência no acolhimento institucional deve levar em consideração, sobretudo, a idade da criança ou adolescente e o significado da privação do convívio familiar na etapa de desenvolvimento de cada fase do ciclo de vida em que se encontram; ( ) Não há que se considerar, necessariamente, os desejos da criança/adolescente, mas sim os prejuízos que possam advir ao seu desenvolvimento pela permanência prolongada no serviço de acolhimento; ( ) No trabalho com as famílias devem ser consideradas tanto questões objetivas, relativas à situação concreta de vida dos indivíduos (trabalho, moradia, renda, suporte familiar, etc), quanto subjetivas (relacionadas ao campo do afeto, das motivações, das expectativas, dos sonhos e dos desejos); ( ) O acompanhamento da família deve ser sistemático para que o período de acolhimento da criança ou adolescente seja o menor possível e se possa decidir com propriedade quanto à possibilidade de retorno seguro à família de origem ou o encaminhamento para família substituta, tendo sempre em vista o direito da criança e do adolescente à convivência familiar.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é, respectivamente:
Alternativas
Q1784946 Serviço Social
De quem é a responsabilidade de elaboração do O Plano Individual de Atendimento (PIA)?
Alternativas
Q1784947 Serviço Social
O estudo diagnóstico tem como objetivo subsidiar a decisão acerca do afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar. Salvo em situações de caráter emergencial e/ou de urgência, esta medida deve ser aplicada por autoridade competente, com base em uma recomendação técnica, a partir de um estudo diagnóstico, caso a caso, realizado por equipe interprofissional do órgão aplicador da medida ou por equipe formalmente designada para este fim. Recomenda-se que o estudo diagnóstico contemple, dentre outros, os seguintes aspectos, exceto:
Alternativas
Q1784948 Serviço Social
Para garantir a oferta de atendimento adequado às crianças e aos adolescentes, os serviços de acolhimento deverão elaborar um Projeto Político-Pedagógico (PPP), que deve orientar a proposta de funcionamento do serviço como um todo, tanto no que se refere ao seu funcionamento interno, quanto seu relacionamento com a rede local, as famílias e a comunidade. Sobre o PPP analise os itens a seguir:
I - Sua elaboração é uma tarefa que deve ser realizada coletivamente, de modo a envolver toda a equipe do serviço, as crianças, adolescentes e suas famílias. Após a elaboração, o Projeto deve ser implantado, sendo avaliado e aprimorado trimestralmente; II - Uma questão a ser considerada na elaboração do PPP são os valores do serviço de acolhimento (valores que permeiam o trabalho e ação de todos os que trabalham e encontram-se acolhidos no serviço); III - Sugestões de conteúdos que visam contribuir para a elaboração do Projeto PolíticoPedagógico dos serviços de acolhimento são: atitude receptiva e acolhedora no momento da chegada da criança/adolescente e durante o período de acolhimento; organização de registros sobre a história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente e definição do papel e valorização dos educadores/cuidadores e da família acolhedora; IV - Crianças e adolescentes com vínculos de parentesco (irmãos, primos, etc.), não devem ser separados ao serem encaminhados para serviço de acolhimento, salvo se isso for contrário a seu desejo ou interesses ou se houver claro risco de abuso, tendo em vista o melhor interesse da criança e do adolescente. O PPP deve, portanto, contemplar estratégias para a preservação do convívio e o fortalecimento da vinculação afetiva de tais crianças e adolescentes.
Dos itens acima: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: E
10: C
11: A
12: B
13: B
14: B
15: A
16: D
17: D
18: D
19: D
20: B