Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2021 para Médico

Foram encontradas 20 questões

Q1829030 Medicina
É exemplo de transtornos de perfusão que ocasiona cianose central:
Alternativas
Q1829031 Medicina
De acordo com a Portaria 264/2020, a Leishmaniose Tegumentar Americana assim como a Leishmaniose Visceral são doenças de Notificação Compulsória:
Alternativas
Q1829032 Medicina
Sobre a cianose periférica é correto afirmar que:
Alternativas
Q1829033 Medicina
Com base, na Portaria 264/2020, não segue a mesma regra de Notificação Compulsória das doenças citadas, na questão anterior:
Alternativas
Q1829034 Medicina
Há diversos métodos diagnósticos por imagem que auxiliam o médico nos diagnósticos que envolvem febres indeterminadas. Desses métodos, o médico deve valer-se das ultrassonografias, nos casos de:
Alternativas
Q1829035 Medicina
A dispneia ao decúbito lateral, onde a dificuldade respiratória surge ou se intensifica em determinado decúbito, levando o paciente a decúbitos preferenciais, como pode ocorrer no pleuris, denomina-se:
Alternativas
Q1829036 Medicina
Analise os excertos, abaixo, com relação à febre:
I – Pacientes com tumores, frequentemente, apresentam febre e, nesses casos, há três possíveis mecanismos para explicá-la: a) liberação de pirógeno endógeno dos sítios de destruição celular ou inflamação; b) liberação de pirógeno endógeno por células estimuladas por fatores autoimunes induzidos pelas células malignas; e c) produção de pirógeno pela própria célula tumoral. II – A febre não é apenas um sinal, mas sim faz parte de uma síndrome (síndrome febril) em que, além do aumento de temperatura, ocorrem outros sintomas, cujo aparecimento e intensidade variam, diretamente, com a magnitude da hipertermia, destacando-se astenia, inapetência, cefaleia, taquicardia, taquipneia, oligúria, dor no corpo, calafrios, sudorese, náuseas, vômitos, e até convulsões. III – A febre constitui um sinal e/ou sintoma frequente em múltiplas enfermidades. O seu diagnóstico etiológico é um estímulo à perspicácia médica, pois, além de uma investigação exaustiva, é necessário um amplo conhecimento de formas típicas e atípicas das mais diversas enfermidades, em várias especialidades médicas.
Dos itens acima: 
Alternativas
Q1829037 Medicina
Observe o gráfico de febre, abaixo, e indique qual das alternativas o descreve, corretamente:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://paginas.uepa.br/eduepa/wp-content/uploads/2019/06/MANUAL-DE-SEMIOLOGIA-MEDICA.pdf
Alternativas
Q1829038 Medicina
O volume que pode ser inalado, durante uma respiração forçada, além do volume corrente é denominado:
Alternativas
Q1829039 Medicina
Todas as afecções que possam reduzir a área de hematose de modo intenso, tais como condensações e rarefações, são descritas como causas de dispneia por causas: 
Alternativas
Q1829040 Medicina
A síndrome de Claude Bernard-Horner é consequente a um bloqueio da inervação simpática do olho e da face em qualquer ponto do seu trajeto. Cursa, clinicamente, com uma ptose palpebral discreta à moderada da pálpebra superior, devida a uma paresia do músculo tarsal superior ou de Müller. A pupila apresenta uma:
Alternativas
Q1829041 Medicina
Das síndromes mediastínicas, podemos citar:
I – Síndrome do mediastino ________: correspondem as síndromes respiratórias e comprometimento dos nervos recorrentes e frênicos. II – Síndrome do mediastino _________: síndrome da veia cava inferior. III – Síndrome do mediastino _________: correspondem a disfagia, dores radiculares, manifestações simpáticas e de compressão medular.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas: 
Alternativas
Q1829042 Medicina
Nos casos de asma-brônquica, o exame físico, durante a crise releva importantes achados ao médico, como por exemplo, a palpação, que indicará:
Alternativas
Q1829043 Medicina
A pandemia da Covid-19 mudou, rápida e abruptamente, a vida das pessoas. Isso ocorreu de maneira radical e, muitas vezes, inesperada. Nos últimos meses, em prol do distanciamento social, restrições para sair de casa, participar de atividades sociais, e mesmo para trabalhar, impactaram milhões de pessoas. Para os que puderam manter os seus empregos, trabalhar de casa impôs novas rotinas. Neste contexto, o aumento de sintomas de ansiedade e depressão na população é esperado, e deve ser enfrentado o mais rapidamente possível. Quando ocorrem taxas de incidência elevadas de transtornos de ansiedade na infância e em jovens adultos, aumenta fortemente o risco de aparecimento de depressão, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de pânico na idade adulta.
(Fonte:https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Guia-de-Saude-Menta-%20pos-pandemia-Pfizer-Upjohn.pdf)
Sobre o tema, o Guia de Saúde Mental Pós-pandemia, trazido pela Pfizer, aponta que um ponto especial deve ser salientado sobre as pessoas que vivem sozinhas: 
Alternativas
Q1829044 Medicina
Ao contrário do que acontece com as estenoses valvares, a gravidade da insuficiência aórtica guarda estreita relação, com a duração do sopro e não com a sua intensidade. Os sinais periféricos são decorrentes da grande pressão diferencial, tanto por aumento da pressão sistólica devido ao maior volume de sangue ejetado, como por diminuição da pressão diastólica, decorrente da própria lesão da valva. Dos sintomas periféricos observados, o Sinal de Duroziez indica:
Alternativas
Q1829045 Medicina
A violência sexual produz consequências traumáticas e irreparáveis para quem a sofre, guardando proporções pandêmicas e universais. A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002) define violência como o “uso intencional de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou tenha a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Sobre a violência sexual e os temas que envolvem essa questão em saúde, considere a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1829046 Medicina
Na avaliação de um hemograma, o médico evidenciou, pelo relatório, a presença de esquizócitos. Esse achado, pode ser descrito como:
Alternativas
Q1829047 Medicina
Em determinadas condições, a fase expiratória do murmúrio vesicular torna-se mais prolongada e mais intensa do que a fase inspiratória. Essa variação ocorre no enfisema, asma brônquica e na condensação pulmonar. Esse achado semiológico caracteriza um murmúrio vesicular com:
Alternativas
Q1829048 Medicina

Sobre os diversos grupos de anti-hipertensivos, disponíveis, no Brasil, podemos citar:


I – Diuréticos de alça.

II – Inibidores diretos da renina.

III – Diidropiridinas.


Dos medicamentos ligados a esses grupos, temos:


( ) Lacidipino.

( ) Alisquireno.

( ) Piretanida.

( ) Bumetanida.

( ) Nitrendipino.


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas, ligadas ao mecanismo de ação indicado nos itens, é:

Alternativas
Q1829049 Medicina
Do diagnóstico das infecções congênitas, a causada pelo Citomegalovírus, tem como método diagnóstico recomendado pelo Ministério da Saúde:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: E
6: C
7: A
8: E
9: B
10: A
11: E
12: B
13: D
14: A
15: C
16: E
17: D
18: C
19: A
20: D