Questões de Concurso Público Prefeitura de Peritiba - SC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q2398781 Veterinária

Rhipicephalus microplus é o principal ectoparasita hematófago dos bovinos, presente nas diversas regiões do país. É causador de enormes perdas econômicas pela espoliação que causa ao hospedeiro, além de ser transmissor da tristeza parasitária bovina (Andreotti, 2010 - Embrapa). O principal método de controle utilizado contra esse parasita, é o controle químico, como os carrapaticidas com variados princípio ativos. Não faz parte desse grupo de carrapaticidas para controles químicos, os:

Alternativas
Q2398803 Veterinária

Os anticorpos, em geral, são neutralizantes e impedem que a partícula viral atinja o seu alvo celular. Sobre os anticorpos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2398809 Veterinária

As infecções do trato respiratório adquiridas na comunidade estão associadas com altas morbidade e mortalidade, sendo um dos grandes problemas de saúde pública no mundo todo. Estima-se que de 2 a 15/1.000 pessoas adquiram pneumonia a cada ano, e cerca de 20 a 40% necessitem ser hospitalizadas, sendo que, no Brasil, 5 a 30% destas requerem tratamento em unidades de terapia intensiva (UTI). Nos animais, não é muito diferente, a pneumonia em cães também pode ser grave e levar o paciente à óbito, hoje, já existe vacina contra gripe em cães. O nome do microorganismo contra o qual a vacina confere alguma proteção contra a pneumonia em cães é:

Alternativas
Q2398812 Veterinária

Tutu, de 6 anos de idade, canina, fértil, vacinada, chegou ao Hospital veterinário com quadro de piometra, ao se realizar o hemograma, foi observada leucocitose devido à neutrofilia e à monocitose, que somados ao aumento de metamielócitos e a presença de monócitos ativados e neutrófilos tóxicos, compõem um leucograma inflamatório com severo desvio à esquerda. O desvio à esquerda refere-se:

Alternativas
Q2398827 Veterinária

A vigilância sanitária federal está presente em pontos de entrada considerados estratégicos, levando-se em consideração, o fluxo de viajantes e de meios de transporte internacionais, seu posicionamento geográfico e a vulnerabilidade sanitária e epidemiológica e devido à grande circulação de pessoas, bens e serviços, os pontos de entrada são considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças (Agência Nacional de Saúde - ANVISA). É correto afirmar que é considerado um potencial de risco na disseminação de doenças:

Alternativas
Q2398848 Veterinária

A boa manipulação de alimentos começa com a higiene pessoal. É importante manter cuidados e hábitos que garantam a limpeza e diminuam o risco de alguma contaminação. O manipulador de alimentos é qualquer pessoa que entra em contato direto ou indireto com o alimento. Ou seja, é a pessoa que realiza uma ou mais das seguintes atividades: lava, descasca, corta, rala, cozinha e prepara os alimentos. Sobre o uniforme e outras orientações que o manipulador de alimentos deve seguir, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2398870 Veterinária

O modelo de Leavell e Clark, proposto originalmente para explicar a História Natural da Doença, apresenta três níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. No nível primário, que defendia a existência de um nível primário de prevenção, é apresentada como:

Alternativas
Q2398886 Veterinária

A quantidade de produto animal produzida a partir do consumo de uma unidade de alimento é chamada de:

Alternativas
Q2398892 Veterinária

A reprodução animal é um tema que abrange diferentes tópicos essenciais para avanço do conhecimento na área e para obtenção da maior rentabilidade dos sistemas de produção animal e no contexto das tecnologias de reprodução assistida existem distintas tecnologias. Não é considerada uma Tecnologia de reprodução animal:

Alternativas
Q2398915 Veterinária

A atual etapa de transição demográfica no Brasil traz grandes desafios relacionados com o envelhecimento populacional. Entre os epidemiologistas surge a necessidade de obter dados, analisar informações, aplicar as técnicas, aprimorar as medidas e centrar a análise no processo de envelhecimento individual e populacional (Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, FIOCRUZ). Essa perspectiva é a chamada de:

Alternativas
Q2398922 Veterinária

Nem todo o mundo sabe, mas 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre (pág. 13, edição 84 da Revista CFMV). De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998. Desde 2011, médicos-veterinários fazem parte das equipes do:

Alternativas
Q2398925 Veterinária

A hemogasometria constitui o método mais apropriado e eficaz para a verificação do equilíbrio ácido-base dos fluidos orgânicos e suas possíveis alterações, é possível analisar os gases sanguíneos, verificando pressão parcial de oxigênio (pO2) e pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), bem como do bicarbonato e do pH. O distúrbio caracterizado por diminuição do pH sanguíneo e por aumento na pCO? é:

Alternativas
Q2398928 Veterinária

O estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, podendo também elaborar derivados lácteos a partir de leite exclusivo de sua produção, envolvendo as etapas de pré-beneficiamento, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, ralação, fracionamento, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição, é a (o):

Alternativas
Q2398934 Veterinária

Diferentes patógenos ameaçam a estabilidade dos rebanhos, submetendo o setor pecuário ao desafio constante de manter rebanhos sanitariamente controlados, prevenindo doenças, erradicando patógenos específicos e produzindo alimentos livres de contaminantes (Portifólio de Sanidade Animal, Embrapa). Dentre os patógenos específicos que podem ameçar a estabilidade dos rebanhos, temos:

Alternativas
Q2398938 Veterinária

Podem realizar comércio internacional, apenas os estabelecimentos de produtos de origem animal que funcionem sob o:

Alternativas
Q2398940 Veterinária

Na Conferência do Rio, em 1992, o objetivo principal foi discutir as conclusões e propostas do relatório "Nosso Futuro Comum", produzido em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente (comissão criada pela ONU, no final de 1983, por iniciativa do PNUMA) e o pacto entre o meio ambiente e o desenvolvimento, celebrado no Rio, foi uma conquista importante dos países mais pobres, que acrescentaram à questão de sustentabilidade ambiental os problemas, não menos presentes, da sustentabilidade econômica e social (FUNASA). Existem algumas principais Doenças ligadas à precariedade do Ambiente Doméstico e seu saneamento, dessa forma é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2398943 Veterinária

O modo de transmissão é a forma em que o agente infeccioso se transporta do reservatório ao hospedeiro. É CORRETO afirmar que entre os principais mecanismos de transmissão e a sua definição estaria:

Alternativas
Q2398947 Veterinária

Os mecanimos de resistência do carrapato dos bovinos aos acaricidas, como por exemplo, a resistência do R. microplus, assim como de muitos artrópodes, resulta de vários mecanismos bioquímicos e fisiológicos, entre eles:

Alternativas
Q2398950 Veterinária

Na vigilância ativa, as zoonoses são monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde com ações que caracterizam-se por serem executadas de forma permanente a fim de subsidiar os programas de controle existentes e para seu desenvolvimento e execução dessas ações de vigilância ativa, devem-se seguir as normas técnicas vigentes dos programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde (Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas Técnicas e Operacionais, 2016). Podemos dizer que fazem parte dessa vigilância ativa, ações como:

Alternativas
Q2398953 Veterinária

Na epidemiologia, o risco relativo ou razão de riscos (RR) é o resultado da divisão entre a ocorrência de doença no grupo exposto pela ocorrência de doença no grupo não exposto.


Relação entre a castração e a taxa de incidência de câncer de mama em cadelas em uma coorte de 118.539 caninos.


Relação entre castração e a taxa de incidência de câncer de mama em cadelas em uma coorte de 118.539 caninos

Frequência das OSHs

Número de casos de câncer de mama

Animais em observação (5 anos)

Densidade de casos de câncer de mama por mil (animais /ano)

Castradas

70

395.594

17,7

Férteis

65

232.712

27,9

Usam injeção anti-cio

139

280.141

49,6

Total

274

908.447

30,2



Baseado na tabela acima, a diferença de risco entre a taxa de incidência de câncer de mama entre cadelas que usam injeções anti-cio e a taxa de câncer de mama entre entre cadelas castradas é de:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: E
5: A
6: B
7: D
8: D
9: D
10: A
11: A
12: A
13: E
14: E
15: E
16: B
17: D
18: A
19: B
20: C