Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratuba - SC 2022 para Monitor Artístico
Foram encontradas 9 questões
A origem dessa dança tem sido objeto de vários estudos históricos, mas todos concordam que ela surgiu na segunda metade do século XIX, no Leste europeu, mais especificamente na Polônia. Esta se tornou muito popular na Chéquia, região da Boêmia. Esse tipo de dança é reconhecida por ter um ritmo animado, rápido e agitado.
Podemos afirmar que o excerto se trata da seguinte dança:
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.(__) No que se refere à Dança, sempre há uma separação entre corpo e mente.
2.(__) A Dança enquanto Arte está vinculada a um modelo de corpo ideal e padronização estética.
3.(__) A Dança se estabelece a partir de uma articulação entre o movimento, o espaço, o som e o corpo.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
"[...] consiste numa base, mesa de mais ou menos um metro em quadro, uma guia de ferro (ou de ferro e de madeira) e um eixo (fuso), que sai fora da mesa, com parafuso e rasgo em que é colocado o ferro de moldura, e outro eixo, com várias arrue-las, próprio para fresas, serras e navalhas. O ferro de moldura pode ser simples ou duplo, segundo se é pequena ou grande a moldura que faz. Entre todas as máquinas usadas em marcenaria, esta é a mais violenta. Em compensação, substitui, em caso de necessidade, como a fresa na mecânica, todas as outras. É, pois, tão importante quanto perigosa".
Fonte (adaptada): MARCELLINI, Domingos. Manual Prática de Marcenaria. São Paulo: Ediouro, 1999. p.53.
O excerto acima faz referência a chamada:
"A X foi criada pelas sociedades ocidentais por meio do estudo das frequências sonoras. Tal é formada pela sequência: semitom-semitom-semitom-semitom, etc. Todas as notas possuem o intervalo de um semitom. Sendo assim, podemos concluir que ela possui 12 notas."
Fonte (adaptada): https://www.descomplicandoamusica.com
Marque a alternativa que substitui corretamente o X no texto acima.
"Entre 1 aos 4 anos, a criança começa a rabiscar e surpreende ao ver que o movimento de sua mão agarrada a um lápis deixa um traço ou sinal no papel até então branco. Ela desenvolverá seus desenhos em papéis se lhe apresentarmos tal material, caso contrário, utilizará móveis, paredes e o próprio corpo para satisfazer esta necessidade. Oferecer papéis de preferência brancos, folhas grandes, lápis de cera, canetas hidrográficas, pincéis grossos, tintas espessas é dar oportunidade para que a criança se inicie no processo de expressão que, nesta fase, tem caráter simplesmente cinestésico".
Fonte (adaptada): www.portal.fslf.edu.br
O excerto acima fala sobre a etapa do desenho infantil denominada: