Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratuba - SC 2022 para Professor Ensino Fundamental II - Português

Foram encontradas 5 questões

Q3076714 Linguística
O que faz do texto um enunciado, na concepção bakhtiniana, é ele ser analisado na sua integridade concreta e viva (ou seja, consideram-se os seus aspectos sociais como constitutivos), e não como objeto da linguística do texto de vezo mais imanente.
Disponível em:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

Com isso não se quer dizer que Bakhtin não reconheça a legitimidade do estudo do texto visto como fenômeno puramente linguístico ou textual, mas sua orientação caminha para outra direção, a de encarar o texto como: 
Alternativas
Q3076715 Linguística
Entender a língua como discurso significa não ser possível desvinculá-la de seus falantes e de seus atos, das esferas sociais, dos valores ideológicos que a norteiam. Por isso que, no conceito de língua, vista como objeto da linguística, não há e nem pode haver quaisquer relações dialógicas (dialogismo), pois elas são impossíveis entre os elementos no sistema da língua (entre os morfemas, as palavras, as orações etc.), entre os elementos da língua no texto.
Fonte:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

A partir desse contexto, pode-se afirmar que, no conceito de língua, vista como objeto da linguística, não há e nem pode haver quaisquer relações dialógicas (dialogismo), pois elas são impossíveis mesmo entre: 
Alternativas
Q3076716 Linguística
O conceito de língua, que está no escopo da filosofia da linguagem, da gramática e da linguística, ou de modo amplo, nos estudos da linguagem, apresenta recortes (linguagem, língua, fala, discurso etc.) e respostas (conceitos) diversos nessas áreas.
Disponível em:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

Bakhtin, na tentativa de conceber a noção de língua e compreender sua realidade fundamental, bem como seu modo de existência, afirma que a língua deve ser entendida: 
Alternativas
Q3076717 Linguística
Na perspectiva bakhtiniana, o princípio dialógico é a característica essencial da linguagem, é um princípio constitutivo da linguagem e intrínseco à mesma. Nas palavras de Barros (2003, p. 2), "é a condição do sentido do discurso".
Disponível em:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

Partindo da concepção bakhtiniana, Barros afirma que o processo dialógico da linguagem pode ser entendido sob dois aspectos: 
Alternativas
Q3076718 Linguística
Em seu ensaio de 1979, publicado originalmente em russo, Bakhtin (1997a, p. 279), aponta os gêneros discursivos como "tipos relativamente estáveis de enunciados" e que "A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana".
Disponível em:https://periodicos.ufes.br/conel/article/view/2014/1526

O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua - recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais -, mas também, e sobretudo, por sua construção: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: A