Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2023 para Instrutor de Música - Violão e Guitarra
Foram encontradas 20 questões
Estando os dois objetos representados na imagem acima, qual foi o volume (V) de café que sobrou na caneca? (faça π = 3,14)
Disponível em: HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional. Irmãos Vitale, 1998.
I.Afoxé: Originário da religião afro-brasileira, é um ritmo de origem baiana, caracterizado por instrumentos de percussão, como o agogô, o xequerê e o atabaque.
II.Frevo: Surgiu em Pernambuco, principalmente na cidade de Recife, e é marcado pela velocidade e energia. É comumente associado às festividades do carnaval.
III.Chamamé: Gênero musical originário do sul do Brasil, mais especificamente dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É uma fusão de elementos musicais da cultura gaúcha e argentina.
IV.Maracatu: É um ritmo tradicional do estado de Alagoas, especialmente associado ao carnaval. Apresenta forte influência africana e é caracterizado pelo uso de tambores e danças coreografadas.
V.Xote: Ritmo típico da região Nordeste do Brasil, especialmente dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É marcado por uma cadência alegre e dançante, com influências europeias.
Disponível em: Lopes, N. (2002). Música Popular Brasileira: um enfoque didático. São Paulo: Ricordi.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: Burkholder, J. P., Grout, D. J., & Palisca, C. V. (2014).
História da Música Ocidental. LTC Editora.
(__)A forma binária é caracterizada por uma estrutura A-B, onde duas seções distintas são repetidas, sem modificações significativas.
(__)A forma ternária consiste em uma estrutura A-B-A, onde uma seção intermediária (B) contrasta com duas seções idênticas (A).
(__)O lied é uma forma musical típica da música vocal, composta por uma única seção que se repete ao longo da música.
(__)O rondó é uma forma musical composta por várias seções (A, B, C, etc.), sendo a seção principal (A) repetida entre as seções contrastantes.
Disponível em: CORRÊA, Antenor Ferreira. Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal. Per Musi, p. 31-46, 2012
A sequência CORRETA é:
Disponível em: Zuza, L. A. (2006). A Canção no Tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras. Editora 34.