Questões de Concurso Público Prefeitura de Palma Sola - SC 2016 para Fiscal de Vigilância Sanitária
Foram encontradas 6 questões
Para responder a questão analise a imagem abaixo:
O gráfico indica os Resultados positivos (barra da direita) e negativos (barra da esquerda) ao longo dos meses para doença de Chagas de acordo com o Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Bocaiúva, Minas Gerais, Brasil, de Janeiro a Dezembro de 2009. Baseado nas informações do gráfico, podemos afirmar com certeza que:
Em área não infestada o objetivo da vigilância epidemiológica (VE) é impedir a introdução do Aedes, procurando detectar precocemente os focos (vigilância entomológica), debelá-los em tempo hábil e fazer a vigilância de casos suspeitos, de acordo com as definições de caso preconizadas. São medidas aplicadas pela VE:
I - Notificar os casos, de acordo com o fluxo estabelecido para o estado. Solicitar a coleta de sangue e encaminhar ao laboratório de referência para confirmação laboratorial.
II - Investigar o caso para detectar o local provável de infecção; no caso de suspeita de autoctonia, solicitar à equipe de controle vetorial pesquisa de Aedes aegypti na área.
III - Preencher a ficha de investigação de dengue, enviá-la ao nível hierárquico superior e encerrar o caso.
Com relação as instalações, edificações, móveis, equipamentos e utensílios descritos na RDC 216/04 da ANVISA sobre as boas práticas no preparo dos alimentos, responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos itens a seguir e assinale a alternativa que traz a sequência correta de respostas:
(__) O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada.
(__) As caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizadas dentro da área de preparação e armazenamento de alimentos e apresentar adequado estado de conservação e funcionamento.
(__) As instalações sanitárias e os vestiários devem se comunicar diretamente com a área de preparação e armazenamento de alimentos ou refeitórios, devendo ser mantidos organizados e em adequado estado de conservação. As portas externas devem ser dotadas de fechamento automático.
Com relação à higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios das áreas de preparo de alimentos, é incorreto o que se afirma em:
São exemplos de Vacina com agente infeccioso vivo atenuado:
Com relação às doenças transmitidas por água e alimentos, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A Síndrome Hemolítico Urêmica (SHU) é doença grave que pode ser causada mais frequentemente pelas bactérias Shigella e Escherichia coli do tipo O (principalmente pela E. coli O157:H7) e provoca anemia hemolítica (destruição dos glóbulos vermelhos do sangue), danos renais graves (inclusive, insuficiência renal), entre outros sintomas. Em geral, aprece em crianças menores de 5 anos após diarréia aguda sanguinolenta.
II - A Hepatite A é causada por um vírus que pode ser veiculado pela água ou alimentos contaminados com esgoto/dejetos humanos e também por alimentos preparados por indivíduos com a doença (com ou sem sintomas), devido às mãos sujas ou mal lavadas. Afeta o fígado, causando malestar, prostração, náusea, vômito e icterícia, e mais raramente, óbito.
III - A Febre Tifóide é causada pela Salmonella Typhi, que pode ser transmitida por água, verduras e carnes cruas contaminadas com fezes de gatos. Causa uma doença parecida com a mononucleose, com muitos gânglios, febre, mal estar, prostração, podendo afetar o baço, fígado, cérebro, retina, além de provocar, em gestantes, morte fetal e aborto ou o nascimento de crianças com a doença e complicações.