Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2018 para Médico - Clínico Geral

Foram encontradas 19 questões

Q1735151 Medicina
O princı́pio do SUS que deve ser entendido como uma articulaçã o e mobilizaçã o municipal que leve em consideraçã o caracterı́sticas geográϐicas, ϐluxo de demanda, perϐil epidemioló gico, oferta de serviços e, acima de tudo, a vontade polı́tica expressa pelos diversos municı́pios de se consorciar ou estabelecer qualquer outra relaçã o de cará ter cooperativo é denominado:
Alternativas
Q1735152 Medicina
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “A noção de _______________________ diz respeito à necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais”, de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade.”
Alternativas
Q1735153 Medicina
A droga de escolha para o tratamento da Resistência Insulı́nica nos pacientes diabéticos com hepatite C é a:
Alternativas
Q1735154 Medicina
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “O Diabetes Mellitus pode alterar a farmacocinética das drogas utilizadas para o tratamento da tuberculose. O tratamento com _____________________________ pode causar hiperglicemia por meio de interações com os hipoglicemiantes orais. Esse fármaco é um potente indutor de uma série de enzimas do sistema do citocromo P450.”
Alternativas
Q1735155 Medicina
“A trombose da veia renal compreende a oclusão de uma ou ambas as veias renais principais, resultando em insuϔiciência renal aguda ou crônica, as causas comuns são síndrome nefrótica, doenças primárias com hipercoagulabilidade, tumores renais malignos, compressão extrínseca, trauma e, raramente, doença intestinal inϔlamatória. Podem haver sintomas de insuϔiciência renal e, às vezes, náuseas, vômitos, dor no ϔlanco, hematúria macroscópica, diminuição do débito urinário e manifestações sistêmicas de tromboembolia venosa, o diagnóstico é feito por angiograϔia por ressonância magnética, ou tomograϔia computadorizada ou venografia renal.” Sobre o trecho acima:
Alternativas
Q1735156 Medicina
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) com relaçã o ao controle do Diabetes Mellitus (DM) laboratorial e assinale a alternativa que traz a sequência correta: (__) - A medida da glicemia de jejum é suϔiciente para monitoramento do controle metabólico do DM; (__) - A medida periódica da HbA1c é recomendada uma a duas vezes ao ano a todos os pacientes com DM. A frequência deste teste deve ser estabelecida de acordo com a condição clínica do paciente e as mudanças efetuadas no tratamento; (__) - O objetivo da HbA1c tem de ser individualizado conforme a idade do paciente, suas comorbidades e o tempo de DM. Na maioria dos pacientes adultos sem complicações signiϔicativas, um alvo < 7% deve ser preconizado.
Alternativas
Q1735157 Medicina
Com relação à Interferência de medicamentos em exames laboratoriais do perfil glicı́dico, podemos afirmar que o Ácido Acetilsalicı́lico:
Alternativas
Q1735158 Medicina
Trombocitopenias são decorrentes da diminuiçã o de produçã o pela medula ó ssea, do aumento de destruiçã o e de outras causas, como sequestro esplênico. Geralmente, contagens plaquetá rias acompanhadas de sangramentos sã o esperadas em contagens menores que:
Alternativas
Q1735159 Medicina
“O sequestro esplênico ocorre na insuϔiciência hepática, acompanhada por cirrose e hipertensão portal, e em outras situações com esplenomegalia concorrente, em geral, são trombocitopenias moderadas que raramente trazem problemas hemorrágicos. Contagens da ordem de 60.000/mm são comuns, e a esplenectomia está indicada apenas em casos raros de sangramentos importantes causados pela plaquetopenia, geralmente, esses pacientes sangram devido à deϔiciência combinada de fatores de coagulação com fibrinólise exacerbada, o papel da plaquetopenia parece ser de pouca importância nos hepatopatas.” Sobre o trecho acima:
Alternativas
Q1735160 Medicina
Trombocitopatias sã o alteraçõ es hereditá rias ou adquiridas da funçã o plaquetá ria. As plaquetas estã o em nú mero normais, mas, por alteraçõ es funcionais e estruturais da interaçã o entre vaso e plaquetas, nã o desempenham corretamente a funçã o de adesã o e agregaçã o plaquetá ria na formaçã o do tampã o plaquetá rio, provocando tendência hemorrá gica. A deϐiciência de glicoproteı́na Ib-VIX é denominada:
Alternativas
Q1735161 Medicina
São desvantagens do uso de oxigênio lı́quido:
Alternativas
Q1735162 Medicina
Sobre a exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crô nica (DPOC) considere os itens a seguir: I- A exacerbação na DPOC é deϔinida como uma mudança súbita na característica basal da dispneia, tosse e/ou escarro que vai além das variações cotidianas desses pacientes; II- Geralmente os sintomas incluem aumento na dispneia, sibilância, aperto no peito, diminuição da expectoração e da tosse, alteração da viscosidade e cor do escarro. Somente 25% apresentam febre durante as exacerbações; III- Diminuir a frequência das exacerbações contribui para a diminuição do declínio da função pulmonar. Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1735163 Medicina
São doenças indicativas de AIDS, para as quais também é aceito o diagnóstico presuntivo, exceto:
Alternativas
Q1735164 Medicina
Sobre o modo de transmissã o da Amebı́ase é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1735165 Medicina
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “O quadro neurológico propriamente dito se caracteriza por paralisia ϔlácida aguda motora descendente, associada a comprometimento autonômico disseminado. Os principais sinais e sintomas neurológicos são visão turva, ptose palpebral, diplopia, disfagia, disartria e boca seca. Têm início no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente. Essa particularidade distingue o Botulismo da síndrome de _____________________________, que é uma paralisia flácida aguda ascendente.”
Alternativas
Q1735166 Medicina
Sã o sinais de Alarme na Dengue Hemorrágica:
Alternativas
Q1735167 Medicina
Alteraçõ es ao longo do trato digestivo associadas à Doença de Chagas, são ocasionadas por lesões dos plexos nervosos (destruição neuronal simpática), com consequentes alterações da motilidade e morfologia, sendo o megaesôfago e o megacólon as formas mais comuns. São manifestações que sugerem Megacólon:
Alternativas
Q1735168 Medicina
Sobre as caracterı́sticas epidemioló gicas da Hepatite A, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta: (__) - A Hepatite A tem distribuição universal e apresenta-se de forma esporádica ou de surto. Tem maior prevalência em áreas com más condições sanitárias e higiênicas. É frequente em instituições fechadas; (__) - Nos países subdesenvolvidos, acomete com mais frequência crianças e adultos jovens; nos desenvolvidos, os adultos; (__) - A mortalidade e a letalidade são baixas e essa última tende a diminuir com a idade do paciente.
Alternativas
Q1735169 Medicina
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “Coréia - (coréia de Sydenhan) geralmente, não apresenta diϔiculdades diagnósticas por serem manifestações bastantes características, entretanto, deve-se procurar afastar a possibilidade de ser _________________________________ que também pode apresentar sintomas coréicos, como primeiras manifestações.”
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: C
6: D
7: D
8: A
9: C
10: B
11: C
12: B
13: D
14: B
15: A
16: D
17: B
18: A
19: B