Questões de Concurso Público Prefeitura de Tunápolis - SC 2018 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 20 questões

Q1750233 Saúde Pública
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “As doenças transmitidas por vetores constituem, ainda hoje, importante causa de morbidade no Brasil e no mundo. A ____________ é considerada a principal doença reemergente nos países tropicais e subtropicais.”
Alternativas
Q1750234 Saúde Pública
O arbovírus Chikungunya, que causa febre e dores articulares intensas, atingiu proporções epidêmicas entre 2005-2007 quando foram registrados 1,25 milhões de casos em ilhas do Oceano Índico e na Índia. No Brasil, o mais importante vetor do Chikungunya é o:
Alternativas
Q1750235 Saúde Pública
Tal como os outros dípteros, os mosquitos são insetos holometabólicos, exibem metamorfoses completas, passando pelos estádios de:
Alternativas
Q1750236 Saúde Pública
As larvas dos mosquitos são formadas por três segmentos morfologicamente distintos: cabeça, com numerosas sedas nas placas epicranianas e com duas antenas nas extremidades anterolaterais; tórax, esférico e achatado dorsoventralmente; e abdome, formado por:
Alternativas
Q1750237 Saúde Pública

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“Quanto à alimentação dos mosquitos, machos e fêmeas necessitam de hidratos de carbono, geralmente na forma de néctares e sucos vegetais. As fêmeas dos anofelíneos e culicíneos necessitam de _________________ para o desenvolvimento dos ovos que são obtidas do sangue de animais vertebrados.”

Alternativas
Q1750238 Saúde Pública
Quanto aos arbovírus, a mais importante infecção viral transmitida por mosquitos é a:
Alternativas
Q1750239 Saúde Pública
São doenças/agentes associadas ao mosquito Culex como vetor, exceto:
Alternativas
Q1750240 Saúde Pública
Os métodos de controle físicos ou ecológicos dos mosquitos incluem a gestão estratégica de sistemas aquáticos que possam servir de criadouros naturais de mosquitos, recorrendo, por exemplo, a: I - Medidas de saneamento básico; II - Obras de drenagem de pântanos ou terrenos alagados; III - Cultivo de solos abandonados e o controlo de descargas de águas residuais. Dos itens acima:
Alternativas
Q1750241 Saúde Pública
A utilização de predadores naturais de larvas dos mosquitos, como o peixe larvícola Gambusia spp. e a utilização de bactérias letais, como Bacillus thuringiensis var. israelensis (Bti) e B. sphaericus, que são recorrentemente utilizadas a escala mundial, caracteriza o controle vetorial:
Alternativas
Q1750242 Saúde Pública
Os flebótomos ocorrem numa grande variedade de habitats, contudo, a sua distribuição pode ser limitada por temperaturas extremas ou umidade relativa baixa. Deste modo, a sua ocorrência está restringida a áreas com temperaturas médias acima dos:
Alternativas
Q1750243 Saúde Pública
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “Os flebótomos, quando na fase de _________________, não se alimentam e sofrem uma reorganização extrema para se transformarem em imagos, o que decorre em quatro a seis dias.”
Alternativas
Q1750244 Saúde Pública
A Borreliose de Lyme é uma doença transmitida por carrapatos. É causada pela bactéria:
Alternativas
Q1750245 Saúde Pública
Nos casos de infecção por vírus da Dengue, a patogênese é mais complexa, uma vez que existem:
Alternativas
Q1750246 Saúde Pública
A malária é uma das doenças infecciosas humanas mais prevalentes no mundo. Conjuntamente com o HIV e a tuberculose são consideradas as doenças mais mortais nas regiões tropicais e subtropicais. É a doença parasitária mais importante para o Homem estando aproximadamente 5% da população mundial infetada. O agente da malária mais disseminado com uma patogenia mais agressiva e um elevado índice de resistência à terapêutica, sendo responsável por mais de 80% dos casos mundiais é o:
Alternativas
Q1750247 Saúde Pública
A filariose é uma infecção causada por várias espécies de nematódeos que parasitam o sistema linfático ou subcutâneo dos humanos. A sua transmissão ocorre pela picada da fêmea, de mosquito durante a sua refeição sanguínea. No Brasil é conhecida também como:
Alternativas
Q1750248 Saúde Pública
O Sabiá vírus é uma espécie de vírus da família Arenaviridae. Estes vírus possuem material genético de RNA e partículas virais envelopadas. Sabiá vírus é o agente etiológico da doença que tem por características:
Alternativas
Q1750249 Saúde Pública
No meio rural, o uso indiscriminado de agrotóxicos coloca em risco a vida de agricultores, seus familiares, consumidores dos produtos agrícolas, solo, água e toda a cadeia de organismos vivos que habitam esses meios. Fertilizantes utilizados nas áreas agrícolas podem potencialmente provocar processos de elevação da quantidade de nutrientes presentes na água, dos mananciais e a contaminação do meio ambiente, como um todo, por metais pesados. O processo de elevação das quantidades de nutrientes das águas é denominado:
Alternativas
Q1750250 Saúde Pública
"Envolver, ativa e democraticamente, a população local em todas as fases do processo, da discussão do problema, do diagnóstico da situação local, na identificação de possíveis soluções, até a implementação das alternativas e avaliação dos resultados.” Com relação às fases do processo de educação ambiental, o trecho acima discorre sobre a:
Alternativas
Q1750251 Saúde Pública
De acordo com a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, na ex-União Soviética, a educação ambiental tem características participativas quando:
Alternativas
Q1750252 Saúde Pública
O conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica denomina-se:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: C
7: C
8: D
9: B
10: D
11: C
12: B
13: C
14: A
15: B
16: C
17: D
18: C
19: C
20: B