Questões de Concurso Público Prefeitura de Tunápolis - SC 2018 para Médico

Foram encontradas 20 questões

Q1750748 Medicina
Distúrbios do movimento incluem, em sentido estrito, as alterações involuntárias do movimento, portanto, ocorrem comumente na ausência de fraqueza muscular no caso do paciente neurológico. Dentre esses, a perda da percepção cinestésica (do movimento) da relação entre o indivíduo e o espaço circundante é denominada:
Alternativas
Q1750749 Medicina
O movimento involuntário marcado pela contração sustentada e padronizada de um ou vários grupamentos musculares, determinando torção ou posturas anormais denomina-se:
Alternativas
Q1750750 Medicina
Das causas descritas de Insuficiência Respiratória (IR) tipo II, estão associadas à disfunção da parede torácica e pleural:
Alternativas
Q1750751 Medicina
Nos casos de IR tipo II, ocorre elevação dos níveis de gás carbônico por falência ventilatória. Além disso, também é comum hipoxemia em pacientes, respirando ar ambiente. Esse tipo de IR também é chamado de:
Alternativas
Q1750752 Medicina
A administração de oxigênio estará indicada nos casos de IR aguda, quando a PaO2 for inferior a 60 mmHg ou a SaO2 inferior a 90%. Nos casos de IR crônica, onde a tolerância à hipoxemia é maior, podese utilizar uma PaO2 limiar de 55 mmHg. Nessas condições, a oxigenoterapia sempre deverá ser introduzida, particularmente, nos casos de IR tipo I. Os objetivos clínicos, específicos da oxigenioterapia são:
I - Corrigir a hipoxemia aguda, suspeita ou comprovada; II - Reduzir os sintomas associados à hipoxemia crônica; III - Reduzir a carga de trabalho que a hipoxemia impõe ao sistema cardiopulmonar.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1750753 Medicina
Dos critérios de definição de caso de AIDS em indivíduos com 13 anos de idade ou mais para fins de vigilância epidemiológica, o critério Rio de Janeiro/Caracas determina:
Alternativas
Q1750754 Medicina
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“A forma mais comum de candidíase oral é a ______________________, caracterizada por placas brancas removíveis na mucosa oral.”
Alternativas
Q1750755 Medicina
Do diagnóstico laboratorial para Dengue, é exemplo de método específico:
Alternativas
Q1750756 Medicina
É uma zoonose causada por espiroqueta (Borrelia burgdorferi) transmitida por carrapato, caracterizada por lesão cutânea iniciada por uma pequena mácula ou pápula vermelha que aumenta lentamente, tomando uma forma anular. Trata-se da:
Alternativas
Q1750757 Medicina
Das alterações imunológicas presentes no Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), podemos observar anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm ou presença de anticorpo antifosfolípide com base em:
I - Níveis anormais de IgD ou IgE anticardiolipina; II - Teste positivo para anticoagulante lúpico; III - Teste falso-positivo para sífilis, por, no mínimo, seis meses.
Dos itens acima:

Alternativas
Q1750758 Medicina
Além dos antimaláricos, os glicocorticóides são os fármacos mais utilizados no tratamento do LES e as suas doses diárias variam de acordo com a gravidade de cada caso. Tendo a metilprednisolona endovenosa como padrão, caracteriza-se pulsoterapia a administração de:
Alternativas
Q1750759 Medicina
O Tempo de Protombina (TP) mede o tempo de ocorrência da coagulação, após a adição de tromboplastina tecidual e cálcio ao plasma. Seu valor de referência pode ser expresso em tempo, tendo como padrão de normalidade, em torno de:
Alternativas
Q1750760 Medicina
O Tempo de Trombina (TT) avalia o tempo de coagulação do plasma citratado na presença de trombina, permitindo testar a conversão de fibrinogênio a fibrina. Esse teste avalia diretamente o fibrinogênio funcional, sendo utilizado para investigar defeitos na molécula do fibrinogênio. Está prolongado em altas concentrações de imunoglobulinas como, por exemplo, na:
Alternativas
Q1750761 Medicina
Das coagulopatias hereditárias, qual das apresentadas a seguir apresenta como alteração laboratorial alteração no TP:
Alternativas
Q1750762 Medicina
O abdome agudo ginecológico é caracterizado por dor abdominal súbita e aguda de causa ginecológica, causada por irritação peritoneal, que pode levar ao quadro de choque. A causa de maior incidência associada a esse quadro é a:
Alternativas
Q1750763 Medicina
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“Muitos casos de epididimite, com ou sem orquite, são causados por patógenos urinários comuns. Obstrução infravesical e malformações urogenitais são fatores de risco para esse tipo de infecção. Considerar infecção por _____________________________ na população masculina mais jovem.”
Alternativas
Q1750764 Medicina
Nos casos de Infecção do Trato Urinário na gestação, bacteriúria assintomática é tratada com um curso de 7 dias, baseado no teste de sensibilidade. Para infecções recorrentes (sintomáticas ou assintomáticas), o medicamento de primeira escolha é a:
Alternativas
Q1750765 Medicina
Devido às alterações na medida da pressão arterial em diferentes posições, atualmente recomenda-se que a medida da pressão arterial em gestantes seja feita em:
Alternativas
Q1750766 Medicina
Sobre os hipoglicemiantes orais, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) - São medicamentos que aumentam a secreção de insulina: Glipizida, Glimepirida, Clorpropamida; ( ) - São medicamentos que reduzem a produção hepática de glicose com menor ação sensibilizadora da ação insulínica: Metformina, Glibenclamida; ( ) - São medicamentos que aumentam a secreção de insulina: Repaglinida, Nateglinida; ( ) - São medicamentos ligados ao aumento do nível de GLP-1, com aumento da síntese e secreção de insulina, além da redução de glucagon: Pioglitazona, Exenatida, Acarbose.
Alternativas
Q1750767 Medicina

Sobre a interpretação da dosagem de ácido fólico, analise:


I - A deficiência do ácido fólico é quase sempre consequência de ingestão insuficiente e está presente em cerca de um terço das mulheres grávidas, na maioria dos alcoólatras crônicos, nas pessoas que cumprem dietas pobres em frutas e vegetais e nas pessoas com distúrbios absortivos do intestino delgado;

II - São causas de altas concentrações de folato sérico doenças hepáticas, anemias hemolíticas, neoplasias e uso de contraceptivos orais;

III - A determinação de níveis baixos de ácido fólico nas hemácias indica ou uma deficiência verdadeira de ácido fólico, ou uma deficiência de vitamina B12, que é necessária para a penetração tissular do folato.


Dos itens acima:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: D
9: B
10: B
11: D
12: C
13: A
14: B
15: A
16: A
17: C
18: D
19: B
20: C