Questões de Concurso Público Prefeitura de Descanso - SC 2019 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 35 questões

Q1757777 Saúde Pública
Em qual período ocorreu no Brasil à primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente de dengue?
Alternativas
Q1757778 Enfermagem
Quando a circulação do sorotipo DENV3 do vírus da dengue foi identificada pela primeira vez no Brasil?
Alternativas
Q1757779 Saúde Pública
As Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e Endemias tem diversos objetivos. Qual das alternativas não representa um destes objetivos específicos?
Alternativas
Q1757780 Enfermagem
“Considera-se _______________ todo paciente com suspeita de dengue que se enquadre nas seguintes situações: crianças menores de 15 anos, gestantes, adultos maiores de 60 anos e pacientes com comorbidade. Para esse grupo, é mandatória a realização do hemograma completo com contagem de plaquetas, mesmo sem sangramentos e sinais de alarme. Para os demais pacientes, a realização do exame é recomendável.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Alternativas
Q1757781 Enfermagem
Os medicamentos para tratamento da dengue em domicilio devem ser oferecido de maneira sistemática soro de hidratação oral. Para adultos, qual deve ser a dosagem diária de soro?
Alternativas
Q1757782 Enfermagem
Todas as pessoas com suspeita de dengue devem receber o primeiro atendimento na unidade que procurarem. Após a avaliação e conduta inicial, mesmo que o paciente seja encaminhado para outros serviços de saúde, deve-se garantir o suporte de vida adequado para encaminhamento e prestar orientações quanto à rede assistencial. De acordo com a classificação de risco, o paciente com sinais de alarme é classificado em que grupo?
Alternativas
Q1757783 Enfermagem
Observe os itens a seguir:
I. Pressão arterial convergente (PA diferencial < 20mmHg); II. Cianose; III. Pulso rápido e fino; IV. Enchimento capilar acelerado < 2 segundos. De acordo com a classificação de risco, o paciente com sinais de choque necessita de atendimento imediato, receber hidratação venosa vigorosa (fase de expansão) em qualquer unidade de saúde e ser transferido, em ambulância com suporte avançado, para um hospital de referência com leitos de UTI. Qual das alternativas não representa um sinal de choque?
Alternativas
Q1757784 Saúde Pública
A Hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos, no Brasil, se apresentam na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Qual a medida mais eficaz de prevenção às Hantaviroses?
Alternativas
Q1757785 Saúde Pública
Condições básicas devem ser asseguradas para o atendimento do paciente com suspeita de dengue na Atenção Secundária em Saúde. De acordo com os critérios de classificação de risco, deve-se priorizar atendimento médico e manter em observação os pacientes classificados em quais grupos?
Alternativas
Q1757786 Saúde Pública
“A Unidade de Atenção ____________ em Saúde deve estar provida, no mínimo, dos medicamentos básicos para atendimento do paciente com suspeita de dengue, tais como sais para reidratação oral, dipirona, paracetamol, soro fisiológico a 0,9%, Ringer Lactato e soro glicosado a 5%.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q1757787 Saúde Pública
Observe os itens a seguir: I. Capacitar, de forma continuada, todos os profissionais envolvidos no atendimento das pessoas com dengue. II. Todas as formas graves como Febre Hemorrágica da Dengue, Síndrome do Choque da Dengue e Dengue Clássica com Complicações devem ser notificadas em até 24h. III. Ampliar o número de leitos nas unidades de saúde ou outros locais que comportem leitos de observação por 24 horas, de acordo com as necessidades. IV. Nos serviços que atuam como campo de estágio acadêmico, qualificar os estagiários para as ações de controle de dengue, especialmente a identificação dos sinais precoces de agravamento nos pacientes. Nas medidas estratégicas na assistência para enfrentamento de uma epidemia, qual dos itens representa uma medida incorreta?
Alternativas
Q1757788 Saúde Pública
O objetivo da vigilância é detectar precocemente a circulação viral, aglomerados de casos e focos do vetor (vigilância entomológica), debelá-los em tempo hábil, fazer a investigação de casos suspeitos de acordo com as rotinas preconizadas e adotar as medidas de prevenção e controle. As seguintes atividades devem ser realizadas, exceto.
Alternativas
Q1757789 Saúde Pública
Quando foi instituído o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD)?
Alternativas
Q1757790 Saúde Pública
Em que ano o Ministério da Saúde decidiu rever a estratégia empregada contra o Aedes aegypti e propôs o Programa de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa)?
Alternativas
Q1757791 Saúde Pública
As atividades de vigilância não substituem as demais atividades de controle da doença, devendo, sim, ser desenvolvidas de forma concomitante e integradas às demais ações. A vigilância epidemiológica da dengue no PNCD está baseada em subcomponentes. Qual das alternativas não representa um destes componentes?
Alternativas
Q1757792 Saúde Pública
A vigilância epidemiológica da dengue no PNCD baseia-se em subcomponentes. Qual destes subcomponentes tem como objetivo principal o monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti para subsidiar a execução das ações apropriadas de eliminação dos criadouros de mosquitos?
Alternativas
Q1757793 Saúde Pública
Com o objetivo garantir a assistência adequada aos pacientes e, consequentemente, reduzir a letalidade das formas graves da doença. Compreende as ações de organização do serviço, a melhoria na qualidade da assistência e a elaboração de planos de contingência nos estados e municípios para fazer frente ao risco da ocorrência de epidemias de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Constituem ações dos serviços assistenciais, exceto?
Alternativas
Q1757794 Saúde Pública
Qual das alternativas não representa uma das atribuições e competências do município no PNCD?
Alternativas
Q1757795 Saúde Pública
Qual das alternativas representa uma das atribuições e competências do estado no PNCD?
Alternativas
Q1757796 Saúde Pública
Observe os itens:
I. Gestão do sistema de informação da dengue no âmbito estadual, consolidação e envio regular à instância federal dentro dos prazos estabelecidos pelo gestor federal. II. Fiscalização, supervisão e controle da execução das ações de epidemiologia e controle da dengue realizados pelos municípios. III. Estruturação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para diagnóstico e isolamento viral da dengue. IV. Coordenação da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública de Diagnóstico da dengue, por meio do estabelecimento de normas e fluxos técnico-operacionais. Qual dos itens representa uma das atribuições da Funasa no PNCD? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: B
6: C
7: D
8: B
9: A
10: B
11: D
12: A
13: B
14: D
15: C
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B