Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra Bonita - SC 2021 para Professor de Geografia
Foram encontradas 10 questões
TURISMO: 10 LUGARES PARA CURTIR O FRIO NO ESPÍRITO SANTO
Da natureza deslumbrante aos festivais, veja o que fazer nas regiões mais frias do Estado
Quem mora no estado do Espírito Santo ou turistas de outros estados têm muitos motivos para curtir o friozinho das montanhas. Neste mês de junho - antes mesmo do inverno chegar no dia 21 - começam as festas tradicionais e os festivais da estação, que movimentam os municípios com baixas temperaturas.
https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/revista_ag/2017/06/turismo-10-lugares-para-curtir-o-frio-no-espirito-santo-1014063952.html.(Fragmento/Adaptado)
Para os apreciadores do contato mais próximo com a natureza, a cidade de Santa Teresa é o destino certo. Existem opções como o Museu de Biologia Professor Melo Leitão, oficializado Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA, além da rica culinária italiana e as dezenas de vinícolas regionais. A principal atração está na Rua do Lazer, situada no centro do município e que dispõe de uma excelente infraestrutura alimentícia que acompanha o frio típico do clima:
A atuação da massa de ar polar atlântica (mPa) é mais frequente nos estados da Região Sul, sendo um dos fatores que contribuem com as características do clima nessa porção do país.
<https://lh6.googleusercontent.com/-pdIZHvAYyPM/TYOwNHPenCI/AAAAA
AAAFSs/-psBJagkxBA/s1600/sabado.png>.
A atuação da mPa na Região Sul do Brasil é responsável pela:
DESLIZAMENTO DE TERRA INTERDITA RUA NA TIJUCA, ZONA NORTE DO RIO
Casa que já estava interditada foi atingida. Tráfego está sendo desviado para a Rua Conde de Bonfim.
Rua São Miguel, na Tijuca, está interditada desde a madrugada desta segunda-feira (16), devido a um deslizamento de terra - Foto: Divulgação/Centro de Operações Rio
Um deslizamento de terra atingiu uma casa que já estava condenada na Tijuca, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta segunda-feira (16), na Rua São Miguel, na altura do número 130, próximo ao Morro do Borel. Segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.
A via foi interditada ao tráfego e o trânsito foi desviado para a Rua Conde de Bonfim, segundo o Centro de Operações Rio.
De acordo com a Defesa Civil, com o deslizamento outra casa foi atingida e precisou ser interditada. Os técnicos da Defesa Civil e da Geo-Rio vão retornar ao local para verificar a parte superior da encosta e avaliar se há risco de novos deslizamentos.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/08/16/deslizamento-de-terra-interdita-rua-na-tijuca-zona-norte-do-rio.ghtml (Fragmento)
Tendo por base a catástrofe ocorrida no Estado do Rio de Janeiro e os conhecimentos sobre os problemas socioambientais, afirma-se corretamente que:
TERREMOTO ATINGE A COSTA LESTE DO JAPÃO
Não há alerta de tsunami. Epicentro foi localizado muito próximo a Fukushima, devastada por tremor há 10 anos.
Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a costa leste do Japão neste sábado (1º, noite de sexta-feira em Brasília), informaram observatórios sismológicos.
O epicentro fica relativamente perto do local onde, há 10 anos, um grande abalo gerou um tsunami que matou milhares. Desta vez, no entanto, as autoridades avaliam que não há risco de ondas gigantes.
O tremor foi registrado a uma profundidade de 56 km e a pouco mais de 50 km da costa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora atividade sísmica pelo mundo.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/tremor-ocorre-no-mar-proximo-a-costa-do-japao.ghtml (Fragmento/Adaptado)
O território japonês está localizado em uma área do planeta apelidada de Círculo de Fogo, devido aos constantes abalos sísmicos que atingem essa região no Pacífico. Essa constância ocorre devido:
Os rios são correntes naturais de água doce, com canais definidos e fluxos perenes ou intermitentes que desembocam nos oceanos, lagos ou em outros rios. Nessa condição, os rios realizam ações de transformação das paisagens e têm grande importância social. Dada a utilização desse recurso pela sociedade moderna, verifica-se como principal agente contaminador dos rios:
Excerto I
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.
Excerto II
É a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, essa camada não é propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse a sua respiração).
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm (Fragmentos/Adaptados)
A camada da atmosfera descrita no excerto II é denominada:
Considerando o processo de globalização na sociedade contemporânea, entende-se que:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade. Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, sendo:
"Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade". A frase explicita:
Nasceu na França, no final do século XIX e início do século XX, com o pensador Paul Vidal de La Blache. Para ele, o homem (sociedade) consegue adaptar o meio pela técnica, pelo trabalho. La Blache dedicou-se à ideia de gênero de vida, com base na relação entre sociedade e espaço. Neste, o ser humano não é um produto do meio, mas, sim, o contrário, uma vez que, pela técnica, com o advento das revoluções tecnológicas, o ser humano consegue transformar o espaço.
https://www.coladaweb.com/geografia/correntes-do-pensamento-geografico (Fragmento/Adaptado)
Com o surgimento da ciência geográfica, surgem também as primeiras correntes do pensamento geográfico. A partir do século XIX, a Geografia vê nascer concepções diferentes a respeito da relação entre o ser humano/ sociedade e o meio/espaço.
A corrente descrita no fragmento anterior é denominada: